Conhecendo o diabetes: 6 coisas que você precisa saber sobre a doença - Diabetes, Vida e Comunidade

Conhecendo o diabetes: 6 coisas que você precisa saber sobre a doença

03/08/2016 - A Tribuna


De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde, a OMS, a quantidade de pessoas que sofrem com diabetes quadruplicou nos últimos 30 anos, e a tendência é que esse número só aumente num futuro próximo, devido ao envelhecimento da população mundial. Não é à toa que o diabetes é conhecido como a “doença da vida moderna”.

O diabetes se caracteriza pela deficiência de ação ou produção de insulina, hormônio que é produzido no pâncreas e que tem como função quebrar as moléculas de glicose. A doença pode ser dividida em dois tipos diferentes: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

No primeiro caso, o pâncreas produz pouca insulina. Em geral, o diagnóstico desse tipo de diabetes ocorre durante a infância e a adolescência. Já no segundo tipo, as próprias células do corpo são resistentes à ação da insulina. Na maioria dos casos, o diabetes tipo 2 acomete pessoas com mais de 40 anos de idade, acima do peso, sedentárias e sem hábitos saudáveis de alimentação.

Apesar de ser uma doença crônica, é completamente possível levar uma vida saudável com diabetes. Para isso, se conscientizar do impacto da prática de atividades físicas e da adoção de um novo estilo de vida é muito importante para derrubar alguns mitos, e fazer com que a convivência com o diabetes seja mais tranquila para os pacientes e familiares. Confira aqui 8 coisas que você precisa saber sobre a doença!

1 - Para o tratamento do diabetes, tanto a medicação oral quanto a insulina podem ser utilizadas. Geralmente, a insulina é mais usada no tratamento do diabetes tipo 1, porém também pode ser utilizada para os pacientes com diabetes tipo 2, quando o pâncreas já não produz mais o hormônio em quantidade suficiente. Já o medicamento oral, é mais recomendado no tratamento do diabetes tipo 2, e tem como função estimular o pâncreas a produzir mais insulina ou diminuir a resistência a esse hormônio.

2 - No tratamento da doença, as taxas ideais de glicose estão entre 70 e 100mg/dL. Níveis abaixo de 70mgdL podem ser considerados como hipoglicemia, que podem causar complicações e sintomas indesejáveis. Já para os níveis acima de 100mg/dL (em jejum) e 140mg/dL (após duas horas das refeições), considera-se hiperglicemia.

3 - Nos últimos anos, é notável o avanço de tecnologias para o tratamento de algumas doenças, e o diabetes não foge disso! Atualmente, existem alguns aparelhos utilizados para medir a glicose, bem como bombas de infusão de insulina. Assim, investir em produtos de qualidade é muito importante para manter a doença sob controle e aumentar a qualidade de vida.

4 - Os carboidratos têm um grande efeito nos níveis de glicose, e por isso, a contagem desses nutrientes é muito benéfica para quem possui diabetes. Esse processo permite mais flexibilidade na alimentação, principalmente para os pacientes que utilizam insulina, já que a dose irá variar conforme a quantidade de carboidratos.

5 - A prática de atividades físicas é uma grande aliada para pessoas com diabetes, já que ela ajuda a perder gordura e a controlar a glicemia, além de aliviar o estresse. Assim, os pacientes devem buscar alguma atividade física e praticar com regularidade, sob orientação de um profissional de educação física e, principalmente, de um médico.

6 - O fator hereditário é mais influente no diabetes tipo 2: os casos repetidos da doença em uma mesma família são mais comuns nesse tipo, enquanto que no tipo 1, a recorrência familiar do diabetes é muito pouco frequente. Os fatores que geram o diabetes tipo 1 ainda estão sendo estudados, mas, ao que parece, as infecções (principalmente virais) são as principais responsáveis pelo desencadeamento do processo autoimune.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.