Diabéticos precisam tomar alguns cuidados para a prática de exercícios físicos - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabéticos precisam tomar alguns cuidados para a prática de exercícios físicos

04/08/2016 - Futebol Interior


Campinas, SP, 04 (AFI) - Muitas pessoas não sabem, mas é preciso seguir algumas recomendações básicas para que a atividade física não se torne um problema. Cuidados para o pré e pós treino merecem a mesma atenção do treinamento em si. Por isso, alguns fatores devem ser levados em consideração, sempre ressaltando a importância de consultar um médico e um profissional de educação física antes das primeiras passadas na corrida.

Antes de começar a fazer uma atividade física, é necessário passar por um check-up para verificar a condição física. Os nutricionistas da Planet Sport Academia explicam que a prática de exercícios, por exemplo, pode trazer benefícios aos diabéticos, como prevenção do infarto do miocárdio, de acidente vascular cerebral, de insuficiência renal e perda da acuidade visual.

Outro aspecto importante é a aplicação da insulina, que vai depender de alguns fatores e varia de acordo com a necessidade de cada um. Junto, vem a alimentação pré-treino, que deve ser leve e acontecer entre 40 minutos e 1h antes da atividade física. São recomendados alimentos ricos em carboidratos de baixo a médio índice glicêmico, como cereais integrais, pães integrais, torradas integrais ou frutas com farelos, como a aveia.

Além disso, de acordo com Patrícia Oliveira, nutricionista da Planet Sport, também é recomendada a ingestão de gorduras boas antes do treino, como a gordura de coco, pasta de amendoim ou castanhas sem açúcar, abacate, uma vez que elas poupam o glicogênio muscular (reserva de carboidrato no músculo) e permitem que o atleta tenha energia até o fim do exercício. Também é indicado consumir água antes da atividade - para saber a quantidade, veja a diferença de peso antes e após o exercício.

Durante o treino algumas pessoas costumam consumir gel de carboidrato. No caso dos diabéticos, no entanto, é importante checar se a taxa de glicose está regulada, pois a maltodextrina, comum nestes géis possuem liberação média a alta no sangue e pode elevar a glicemia, quando mal indicada. Se a atividade for prolongada, alguns estudos sugerem o consumo médio de 15g a 30g de carboidrato a cada 30 minutos – isso vai variar de acordo com o peso do atleta e da intensidade do exercício físico.

No pós-treino recomenda-se consumir alimentos com alto índice glicêmico, como arroz, pão, mel, sucos naturais, frutas como, laranja, banana e melancia, especialmente nos casos em que o objetivo é aumentar a massa muscular - observando sempre as taxas de glicemia. Se o objetivo é reduzir gordura, adaptações quanto ao tipo e quantidade de carboidrato devem ser feitas. Assim, as taxas ficarão realmente no eixo.

Uma recomendação importante, dada pela equipe de educadores físicos da Planet Sport Academia tem relação com o tênis usado para as atividades. Além de usar o tênis adequado para a pisada, eles indicam o uso de meias brancas de algodão e uma boa avaliada nos pés. Isso, porque o corredor diabético pode ter mais dificuldade na cicatrização. Portanto, é fundamental prevenir ferimentos na região.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.