Saiba um pouco mais sobre o diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Saiba um pouco mais sobre o diabetes

10/08/2016 - Blasting news


O diabetes é uma síndrome metabólica que se caracteriza pela falta de insulina, substância produzida nas células do pâncreas e responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Quando a glicose não é bem absorvida pelo organismo, ela se eleva no sangue e causa a hiperglicemia.

Em 1670, o médico inglês Thomas Willis descobriu o sabor adocicado da urina dos diabéticos e renomeou a patologia como #Diabetes mellitus. A palavra mellitus vem do latim e significa mel.

Tipos de diabetes

Os tipos da doença são:

Diabetes tipo 1 - condição crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, também conhecido como diabetes infanto-juvenil. Mais comum em crianças e adultos jovens;

Diabetes tipo 2 - condição crônica que afeta o modo como o corpo processa o açúcar no sangue (glicose), conhecido como o diabetes do adulto. Comum em pessoas obesas com mais de 40 anos e em jovens que apresentam maus hábitos alimentares e sedentarismo;

Diabetes Gestacional - altos níveis de açúcar no sangue que afetam a mulher grávida.

Considerada uma patologia de alto índice de mortalidade, o diabetes está associado a outras doenças cardiovasculares. Grande parte dos portadores (cerca de 90%) é do tipo 2, que apresenta poucos sintomas e por isso pode passar despercebida e retardar o diagnóstico e o tratamento.

A presença de uma ou mais das seguintes condições pode aumentar a chance de ter diabetes tipo 2: histórico familiar de diabetes; idade acima de 45 anos; colesterol elevado; sobrepeso ou obesidade; mulheres com antecedentes de filhos nascidos com mais de quatro quilos; e pressão alta.

O uso da insulina é obrigatório para pacientes que apresentam diabetes tipo 1. Já os pacientes que apresentam o tipo 2 são capazes de seguir um planejamento alimentar e exercícios, porém outros podem precisar também de outros medicamentos, insulina ou uma associação de ambos.

Conter o avanço do diabetes é uma das maiores preocupações na área da #Saúde. Estima-se que em 2025 existirão 300 milhões de diabéticos no mundo, mais que o dobro do número em 1995. O número de brasileiros diabéticos no país é de cerca de 12 milhões, o que coloca o Brasil na quinta posição mundial. O dado é preocupante, visto que sem tratamento adequado, o diabetes se torna causa de doença cardiovascular, cegueira e insuficiência renal. Hoje, o diabetes mata quatro milhões de pessoas por ano, uma pessoa a cada oito segundos em média. #Dicas

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.