Insulina será novamente produzida em território brasileiro - Diabetes, Vida e Comunidade

Insulina será novamente produzida em território brasileiro

17/10/2016 - Blasting News


A cada ano, 17 milhões de frascos de insulina são consumidos no #Brasil para estabilizar ou controlar o #Diabetes; hormônio que não é fabricado no país e que até o momento tem que ser importado.

Mas essa realidade pode mudar num futuro breve: é que pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz, sediada no Rio de Janeiro, conseguiram produzir cristais de insulina em ambiente de laboratório. Uma alento para milhares de diabéticos que dependem desse hormônio para conviver melhor com a doença.

O sucesso da pesquisa, iniciada em 2013, deriva de uma parceria da fundação brasileira com uma instituição ucraniana. E a boa nova não para por aí: planeja-se que a insulina nacional seja fornecida pelo Sistema Único de Saúde, o SUS.

Mas nem sempre foi assim porque até o ano de 2001, a insulina tinha produção no Brasil. O fatídico dessa história é que o laboratório que a produziu fechou as portas. Sem opção e, para não faltar a matéria-prima, a alternativa que sobrou foi a importação. Hoje, cem por cento da insulina consumida no país vem de fora.

Para os pesquisadores da Fiocruz, a disponibilidade de insulina ao público em geral é estimada daqui a cinco anos, ou seja, em 2021.

Esse tempo é necessário para que haja a incorporação da tecnologia na produção, o que demandaria mais ou menos três anos. Havendo o estabelecimento de uma fábrica, os outros dois anos seriam para efetuar as fases da qualificação, registro e aprovação nos órgãos regulatórios.

Do ponto de vista público, o SUS será beneficiado quanto à redução de custos se compararmos o que se gasta na importação do medicamento com a produção local. Outro item positivo para a saúde pública é evitar que a insulina falte nos postos de atendimento. O que aconteceu exatamente no final do ano passado.

Sem insulina, os efeitos para aqueles que dela dependem podem sofrer de picos de hipoglicemia e sofrer de desmaios.

Demorará um tempo para que essa boa nova se concretize, mas, enquanto isso, famílias têm se virado e mantido contato com amigos e outras pessoas que dependem do produto a fim de que não se interrompam os cuidados. #Medicina

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.