Requeijão para pessoas intolerantes à lactose - Diabetes, Vida e Comunidade

Requeijão para pessoas intolerantes à lactose

25/10/2016 - Portal DBO


Já pensou em como seria não poder comer aquele pão quentinho com requeijão no café-da-manhã? De olho na demanda de pessoas com intolerância à lactose, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) desenvolveu uma tecnologia nova.

Com teor de gordura até 50% menor do que os produtos tradicionais, e menos de 0,5 g de lactose por 100g, o requeijão criado no instituto é enriquecido com farinha da casca do maracujá.

De acordo com Patrícia Blumer Zacarchenco, pesquisadora do Ital, o ingrediente um tanto inusitado é rico em fibras alimentares, geralmente associadas à melhora da saciedade. “E além disso oferece vários benefícios fisiológicos para regulação intestinal, redução de níveis da glicose sanguínea, gordura e colesterol", afirma.

Nos testes com provadores, ele também foi aprovado. Principalmente em comparação a produtos com outro tipo de fibra, a inulina – presente em uma série de vegetais. “A adição da farinha da casca do maracujá torna os requeijões mais consistentes, característica apreciada pelos consumidores”, diz Patrícia.

Apresentada no workshop “Oportunidades de Novos Negócios para a Cadeia Produtiva de Proteína Animal”, organizado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), a tecnologia ainda precisa passar por um processo de transferência de tecnologia.

“Como a fibra do maracujá utilizada no produto é obtida por um processo diferenciado, é necessário, primeiramente, capacitar a agroindústria para a fabricação do novo ingrediente. Existindo quem o forneça, será possível viabilizar a fabricação do produto”, afirma a pesquisadora do Ital.

Estudos econômicos apontaram que as unidades industriais produtoras de requeijões com adição de fibra são mais rentáveis do que as indústrias fabricantes de formulações tradicionais. Agora resta encontrar parceiros para colocar o produto no mercado.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.