Diabetes também prejudica a qualidade da visão - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabetes também prejudica a qualidade da visão

09/11/2016 - SEGS


Cuidar dos olhos deve ser um hábito frequente, mas quem tem diabetes precisa ter atenção redobrada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, as pessoas com a doença têm 60% mais chances de potencializar problemas oculares como o glaucoma, por exemplo. Além disso, estão mais suscetíveis a desenvolverem retinopatia diabética, patologia que pode prejudicar seriamente a visão, resultando até em cegueira, nos casos mais graves.

Dr. Ramon Carlos, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, explica que a retinopatia diabética é a primeira causa de cegueira adquirida. Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizado em 2012, mostrou que o paciente diabético tem quase 30 vezes mais chances de tornar-se cego, se comparado a um paciente não diabético. “Ela causa sangramento dentro da retina e pode se instalar de forma silenciosa. Se estiver em grau avançado a cura pode ser inconcebível”, explica.

O especialista ainda alerta sobre as fases dessa patologia que não apresenta sintomas. “Na fase inicial, a pessoa pode não perceber que o fundo do olho está com ponto de sangramento e, por isso, costumam procurar um médico somente quando a visão piora e, nesta altura, já pode ser tarde para um tratamento eficaz”, diz. O médico esclarece que pacientes com diabetes têm mais probabilidade de desenvolverem catarata mesmo durante a juventude.

Cuidados

De acordo com Dr. Ramon, diabéticos precisam ter controle rigoroso da glicose, pressão arterial, colesterol e triglicerídeos. “É necessário acompanhamento oftalmológico pelo menos uma vez por ano”, explica. A glicemia alta e pressão arterial elevada de diabetes pode ferir a retina e até mesmo o nervo óptico.

O médico também esclarece que a alimentação adequada é importante para prevenir doenças nos olhos. “Evitar ingerir muito carboidrato, gordura, e seguir à risca a dieta de um endocrinologista é sempre aconselhável”, finaliza.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.