Zika não precisa de proteína receptora para atacar células do cérebro - Diabetes, Vida e Comunidade

Zika não precisa de proteína receptora para atacar células do cérebro

02/12/2016 - g1.globo.com


Cientistas da Universidade Harvard e do Instituto Norvatis avançaram nas descobertas sobre como o vírus da zika infecta as células neurais em desenvolvimento. Em estudo publicado nesta quinta-feira (1º), eles mostraram que o vírus pode tomar um caminho que não necessita da proteína receptora AXL, uma das hipóteses levantadas por pesquisadores até então.

Essa proteína é abundante na superfície das células capazes de formar vários tipos de outras células cerebrais durante a formação dos bebês, as células-tronco neurais humanas (NPCs, em inglês). Em março deste ano, pesquisadores da Universidade da Califórnia já haviam estudado o quanto esse receptor AXL estava presente e poderia ser a razão pela qual o vírus da zika teria uma atração pelas células-tronco neurais.

Agora, esse novo estudo mostra que a proteína não é a única via de infecção do vírus. Eles usaram células sem AXL e as expuseram ao vírus da zika. O mesmo foi feito com a ajuda de minicérebros --pequenas estruturas neuronais criadas em laboratório -- com as mesmas células.

Nos dois casos ocorreu a infecção pelo zika.

Nossa descoberta realmente recalibra essa área de pesquisa, porque nos mostra que ainda temos que descobrir como o zika está entrando nessas células”, disse Kavin Eggan, co-autor do artigo.

Ajamate Kaykas, do Instituto Norvatis e co-autor da pesquisa, concordou com Eggan. “É muito importante que a comunidade científica saiba que a segmentação da proteína AXL sozinha não vai defender [as células-tronco neurais] contra o zika”.

Esse estudo foi corroborado por um anterior, que fez testes nos cérebros de ratos sem a proteína receptora. Historicamente, as células-tronco neurais são difíceis de analisar em laboratório porque é difícil obter amostras sem danificar o cérebro humano.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.