DIABETES PODE ATRAPALHAR A VIDA SEXUAL - Diabetes, Vida e Comunidade

DIABETES PODE ATRAPALHAR A VIDA SEXUAL

20/04/2017 - http://www.tribunapr.com.br/


Uma função para o funcionamento adequado do nosso corpo é o controle do nível de açúcar no sangue, a conhecida glicemia. É controlada pela insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que serve como uma ponte natural de glicose para as células. Quando esse processo apresenta falhas, surge a diabetes.

E é sobre essa doença que quero deixar um alerta. De acordo com o Ministério da Saúde, um em cada dez curitibanos sofre com diabetes. E as estatísticas revelam um cenário pior, pois o número de diabéticos dobrou nos últimos dez anos, de 4,9% passou para 9,6%, além de mais da metade da população apresentar excesso de peso.

Recentemente a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Internacional de Diabete (IDF, na sigla em inglês) já falaram até em diabetes como uma epidemia global emergente. Outra informação interessante é que o diabetes pode atrapalhar a vida sexual. Nas mulheres diabéticas, aumenta a incidência da vaginite fúngica, a qual já falamos aqui e gera um desconforto na relação sexual.

Isso acontece porque a hiperglicemia, que é a concentração elevada de níveis de açúcar no sangue, desequilibra o PH vaginal (grau de acidez) e facilita a vaginite fúngica, que é a multiplicação do fungo Cândida albicanis, natural do nosso próprio corpo.

O tratamento da candidíase é simples, desde que orientado por um médico, com comprimidos antifúngicos e pomadas anti-inflamatórias. Entretanto, o alerta de hoje para as mulheres é que não é possível curar a candidíase, caso não se compense o diabetes: os dois tratamentos devem ser feitos conjuntamente. Bons hábitos alimentares e atividade física são dois fatores que deixam longe o diabetes e oportunizam uma vida saudável.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Dezembro - 2017
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.