Brócolis pode ajudar a regular glicose no sangue de diabéticos<br> - Diabetes, Vida e Comunidade

Brócolis pode ajudar a regular glicose no sangue de diabéticos

19/07/2017 - http://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/saude-bem-


Coma o seu brócolis. Mesmo que você não seja fã incondicional da arvorezinha, separe um espaço para ela no seu prato. Ainda mais agora que você sabe: o alimento pode ajudar no tratamento do diabetes tipo 2. Pelo menos é o que diz um estudo publicado na revista científica Science Translational Medicine no mês passado e foi recebido com bastante entusiasmo por médicos e pela comunidade científica.

O responsável por mais essa característica do alimento — que já conta com uma vasta lista de benefícios, como concentração de fibras e vitaminas — é uma substância chamada sulforafano, que, segundo as descobertas recentes, pode ser uma via alternativa de tratamento para diabetes tipo 2 em um futuro não muito distante.

No estudo, pesquisadores atribuíram a ela uma redução de 10% nos níveis de glicose no sangue entre os participantes que receberam doses diárias de sulforafano concentrado por três meses. O estudo foi conduzido por cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, depois que efeitos positivos do composto já haviam sido notados em camundongos.

Embora o cenário seja bem animador, no entanto, é preciso cautela. O alerta é do endocrinologista Sérgio Vêncio, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes e médico do laboratório Exame.

Remédio natural

“É uma substância que vem sendo investigada há algum tempo, mas não está no mercado. E ainda é um estudo de fase dois, então levaria mais uns cinco anos para chegar ao mercado”, ele pondera. “Mas isso remete a outras coisas, como a importância da alimentação para o diabético”, complementa.

Segundo ele, os benefícios do sulforafano ainda precisam ser testados em populações maiores para que sejam comprovados. “É uma esperança de futuro para remédios mais naturais”, comenta. De acordo com o especialista, como o diabetes tipo 2 é uma doença com múltiplos fatores, muitas vezes o tratamento requer diferentes frentes, com o uso de até cinco classes diferentes de remédios.

“Se descobrirmos que o mecanismo de ação desse composto é diferente de todos os que usamos hoje e que já estão no mercado, seria muito bom”, diz.

Como ainda não se sabe a quantidade necessária para que os efeitos sejam sentidos — no estudo, os voluntários receberam uma dose correspondente a cinco quilos do alimento — é difícil dizer se aumentar a ingestão do alimento sozinho seria suficiente para gerar benefícios.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.