Chocolate para prevenir a diabetes? Sim, mas...<br> <br> - Diabetes, Vida e Comunidade

Chocolate para prevenir a diabetes? Sim, mas...

04/09/2017 - http://visao.sapo.pt/visaomais/2017-08-31-Chocolate-para-pre


Um novo estudo, levado a cabo por investigadores da Universidade de Brigham Young, EUA, descobriu que compostos presentes no cacau melhoram a secreção de insulina que, por sua vez, ajuda a responder de forma mais eficaz à glicemia.

A insulina é a hormona, segregada pelo pâncreas, que vai captar a glicose presente na corrente sanguínea e levá-la para as células de todo o corpo onde será utilizada como energia. A diabetes surge quando o corpo não produz insulina suficiente, levando a um aumento dos níveis de açúcar no sangue.

A notícia, no entanto, não representa uma luz verde para o consumo indiscriminado de chocolate: "É um composto presente no cacau que nos interessa", explica o autor do estudo Jeffery Tessem.

A investigação, publicada no Journal of Nutritional Biochemistry, descobriu que as chamadas células beta, responsáveis pela produção de insulina, funcionam melhor na presença aumentada de monómeros de epicatequina, existentes naturalmente no cacau.

O novo estudo baseou-se numa experiência com ratos do Instituto Politécnico e da Universidade Estadual da Virgínia, que concluiu que os roedores perderam peso e viram melhorada a sua capacidade para lidar com nívels alto de glicose no sangue quando passaram a receber monómeros de epicatequina na sua dieta.

Quando os investigadores da Universidade de Brigham Young analisaram o porquê deste resultado descobriram então que os monómeros de epicatequina melhoraram a capacidade das células beta produzirem insulina.

Os investigadores quer agora encontrar formas de retirar o composto do cacau e utilizá-lo na prevenção e tratamento da diabetes. “Estes resultados ajudam-nos a ficar mais perto de uma utilização mais eficaz destes compostos em alimentos ou suplementos para manter o controlo normal da glicose no sangue e potencialmente até atrasar ou prevenir o aparecimento da diabetes tipo 2” defende Andrew Neilson, co-autor do estudo.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.