Diabetes e a prática de atividade física - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabetes e a prática de atividade física

09/10/2017 - http://br.blastingnews.com/ciencia-saude/2017/10/diabetes-e-


A prática de atividade física é benéfica e fundamental para todo ser humano, mas é uma prática muito mais importante e necessária para o portador de diabetes. Todo diabético apresenta um risco maior para doenças cardiovasculares e, por isso, deve tomar os cuidados necessários para diminuir esse risco. Além do controle da glicemia através da dieta, exames frequentes e medicações, também deve fazer parte do tratamento a prática constante de atividade física.

Esta atividade proporciona um melhor controle da glicemia, provoca um aumento da ação da insulina ou dos medicamentos hipoglicemiantes, aumenta a captação de glicose pelo músculo e também a sensibilidade celular a eles.

Com isso, na maioria das vezes, há diminuição da quantidade desses medicamentos.

Consequentemente, outros benefícios são: a perda de peso, a melhora do colesterol, o controle da pressão arterial e, além é claro, o aumento da autoestima, a diminuição da ansiedade e dos riscos de depressão.

A prática de atividade física ainda fortalece os músculos e os ossos. Ou seja, feita moderadamente só traz benefícios, ajudando no bem estar e na qualidade de vida.

Atividade Física X Hipoglicemia

Primeiramente é importante que o diabético saiba que a hipoglicemia [VIDEO]pode ocorrer até 24 horas após a prática da atividade física, pois ela melhora a sensibilidade à insulina. Na maioria das vezes, pode ser necessário diminuir a dose de insulina ou hipoglicemiante oral, principalmente a dose da refeição anterior à prática de esportes.

Se alimentar com proteínas e carboidratos antes e depois reduz as hipoglicemias. Consulte um nutricionista especializado em #Diabetes, vai fazer toda diferença já que a quantidade de cada alimento deve ser definida de maneira individual.

Uma dica do que comer antes pode ser: 1 iogurte desnatado ou 1 fruta ou 2 polenguinhos light. Uma alimentação leve para não atrapalhar o treino.

Após a ginástica, para evitar a #hipoglicemia, é necessário ter uma refeição com carboidratos e proteína. A quantidade varia de acordo com seu peso. Cuidado para não exagerar na proteína pois pode sobrecarregar os rins.

Comece a praticar

Agora só depende de você, levante e comece a se exercitar, mesmo que seja uma caminhada. Comece aos poucos até criar o hábito e praticar três vezes por semana pelo menos 30 minutos por dia.

Bora treinar de forma consciente e sempre com orientação de profissionais!
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Dezembro - 2017
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.