Diabetes eleva risco de fraturas - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabetes eleva risco de fraturas

15/05/2018 - https://vidasaudavel.gazetaesportiva.com/bem-estar/diabetes-


Quem sofre de diabetes, além de ter o seu sistema cardiovascular comprometido também apresenta maior risco em desenvolver fraturas, pois a doença enfraquece os ossos. Estudos apresentados no Congresso Mundial de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas, que aconteceu na Cracóvia (Polônia), revelam que as fraturas podem acontecer de uma forma diferente.

Foram analisados grupos de pessoas que possuem diabetes tipo 1, versão menos comum do problema,no qual o próprio organismo do paciente ataca o pâncreas, comprometendo a produção de insulina e, com isso, altera o controle do açúcar no sangue. Ao comparar 97 vítimas da doença com outras 77 pessoas saudáveis, pesquisadores da Universidade Médica da Bielorússia notaram que 18,5% do primeiro grupo já apresentava vértebras quebradas, contra apenas 1,3% do outro grupo.

É possível ter uma pequena lesão na espinha dorsal e não se dar conta. O ortopedista e médico do esporte Dr. Fabiano Fonseca, explica que a lesão, mesmo que não esteja provocando dores, limitações de movimentos, deformações ou uma corcunda, gera um risco elevado de mais ossos quebrados no futuro.

A novidade desse Estudo é a descoberta que além da diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2 também apresenta riscos. A resistência à ação da insulina que, no longo prazo, sobrecarrega o pâncreas e faz a glicemia subir, também parece estar associada a fraturas. De acordo com mais um trabalho daqueles mesmos cientistas bielorussos, mulheres após a menopausa que sofrem com diabetes tipo 2 apresentam uma probabilidade quase três vezes maior de ter vértebras quebradas.

Nesse experimento, 94 diabéticas foram comparadas a 89 voluntárias com glicemia normal (sem diabetes). O resultado foi preocupante, pois o exame que detecta a osteoporose (densitometria óssea) vinha praticamente inalterado. Ou seja, o exame parecia estar ok, porém mesmo assim elas sofreram com mais lesões.

Então se você é diabético fique atento ao sofrer alguma fratura, pois mesmo não havendo dor imediata você pode estar fraturado.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Julho - 2018
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

© Copyright 1997-2018 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.