Prefeitura de SP atrasa entrega de material para medição de glicemia, dizem pacientes com diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Prefeitura de SP atrasa entrega de material para medição de glicemia, dizem pacientes com diabetes

15/05/2018 - https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/prefeitura-de-sp-a


Paulistanos que têm diabetes e dependem da Prefeitura para tratamento têm reclamado da falta de material para a medição da glicemia fornecidas nas unidades de saúde, essenciais para o controle da doença. Pacientes entrevistados pela reportagem denunciam também a imprecisão dos aparelhos fornecidos.

A Prefeitura trocou a empresa que fornece o aparelho de medição da glicemia para os diabéticos no fim de 2017, na gestão João Doria (PSDB), após dez anos de contrato com a fornecedora anterior. Agora, eles são fabricados por uma empresa ligada ao governo de Goiás.

As tiras em que o sangue é coletado para medir a glicemia também mudaram, e são exclusivas do novo aparelho. São essas fitas, porém, que os pacientes não têm encontrado.

"Aqui na UBS [Jardim] São Bento já tá com um mês que a gente tá sem fita", diz a diarista Vanda Maria da Silva, que descobriu a doença há três anos. "E não tem como comprar, porque esse aparelho que a Prefeitura tá dando agora eles não têm pra vender [em farmácias]. É só exclusividade pro posto de saúde. A gente fica à mercê, sem as fitas pra medir."

A reportagem confirmou a falta das tiras na unidade, na Zona Sul de São Paulo. A produção do Bom Dia SP ligou para outras duas unidades de saúde, na Zona Leste. Sem saber que estavam sendo gravadas, as funcionárias confirmaram que deixaram de entregar o material.

Desde o fim do contrato anterior, a Prefeitura já comprou lotes das tiras quatro vezes, a última delas no início de maio. O poder municipal já iniciou o processo de licitação para um novo contrato.

"Foram trocados os aparelhos e informado que jamais ia faltar as tiras. E dois, três meses [depois] já não existem as tiras nas UBSs para os pacientes diabéticos pra medir sua glicemia". Afirma o telespectador Cristiano, morador da Zona Oeste, que mandou um vídeo ao Bom Dia SP denunciando a situação. Como o aparelho atual não é vendido no mercado, é impossível encontrar o material nas farmácias.

Medições imprecisas Além da falta de tiras, os pacientes também afirmam notar que os aparelhos fornecidos pela Prefeitura aparentam ter problemas nas medições. É o caso de Jacqueline dos Reis, cuja filha tem diabetes.

"[A medição] deu 40, só que ela não tava com sintomas que tava com hipoglicemia", conta a dona de casa. "Quando eu fui preparar alguma coisa pra ela tomar, falei 'vou medir no outro [aparelho] pra ter certeza absoluta'. Quando eu fui medir no outro já deu 280. Se eu tivesse dado o suco que eu tinha preparado, ela teria passado mal."

O problema também foi relatado por Vanda Maria da Silva: "Eu fiz uma comparação esses dias. O meu aparelho que eu tenho em casa deu 240. O aparelho da Prefeitura, que é esse aqui, o azulzinho, ele deu H-I, que quer dizer 'acima de 600'".

Outro lado A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo disse na segunda-feira (14) que dispunha de cerca de 3 milhões de reagentes em 394 unidades de saúde. Afirmou também que o processo de compra de outras 24 milhões de tiras já foi realizado, e a previsão é que o insumo chegue no almoxarifado central nesta quarta-feira (16) - nas unidades, a situação deve estar normalizada até o fim da semana.

Sobre a imprecisão dos aparelhos relatada pelos usuários, a secretaria disse que os aparelhos estão em conformidade com os padrões de qualidade da Prefeitura e que, quando os usuários relatam problemas, os aparelhos são recolhidos - e, se constatado o defeito, substituídos.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Setembro - 2018
D S T Q Q S S
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

© Copyright 1997-2018 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.