Tratamento psicológico é importante para controle glicêmico do diabético - Diabetes, Vida e Comunidade

Tratamento psicológico é importante para controle glicêmico do diabético

06/08/2018 - http://hojeemdia.com.br/horizontes/tratamento-psicol%C3%B3gi


Os 12,5 milhões de brasileiros diagnosticados com o diabetes e os 14 milhões pré-diabéticos, de acordo com o Ministério da Saúde, além das consequências físicas da enfermidade, sofrem efeitos psicológicos. O descontrole glicêmico repercute em estresse, irritabilidade e agressividade, dentre outras questões.

Mestre em educação em diabetes, a psicóloga Paula Lamego afirma que as perdas causadas pela enfermidade geram quadros, inclusive, de depressão. “A retinopatia, doença comum em diabéticos e em que pode ocorrer perda da visão, por exemplo, pode culminar no término de um casamento, em perda laboral, financeira e até sexual, com a redução de ereções no caso dos homens”, detalha a especialista.

A impotência sexual, no entanto, é a complicação em que menos acreditam aqueles que têm a doença (36%), mostrou pesquisa recente realizada pela Abril Inteligência com apoio da AstraZeneca e do Curso Endodebate. O problema que mais assusta é a cegueira, com 72% das opiniões.

O controle do diabetes, que é uma doença crônica, envolve não só restrições alimentares e atividade física regular.

Gestão

Apesar de o abalo psicológico gerado pela enfermidade ser significativo, Paula Lamego relata que a busca por ajuda por parte dos homens é ínfima.

“Eles procuram por indicação médica, do endocrinologista, não por conta própria ou da família. O médico precisa que o paciente trabalhe essas questões para que o controle glicêmico não dependa somente da medicação”, coloca.

46% dos diabéticos não realizam check-ups no período de seis meses, mostra pesquisa realizada pela Abril Inteligência com apoio da AstraZeneca e do Curso Endodebate.

Para convocar os doentes a participarem do tratamento psicológico e entender o quanto as alterações de glicemia interferem no humor, por exemplo, a psicóloga está envolvida em um projeto chamado Estações da Saúde.

O programa, com foco educacional, é promovido gratuitamente pela clínica Diabetes Saúde, localizada no Barreiro, onde Paula Lamego presta atendimento.

“Não temos como tratar a doença somente com remédios. O paciente precisa ser um gestor da própria saúde, entender as nuances do tratamento. Temos palestras, atividades físicas, nutrição, dentre outros”, explica.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Outubro - 2018
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

© Copyright 1997-2018 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.