Diabetes: saiba as causas e como evita-la - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabetes: saiba as causas e como evita-la

24/10/2018 - https://novo.folhavitoria.com.br/saude/noticia/10/2018/diabe


A diabetes é uma doença que atinge diversas pessoas. Estima-se que 8,9% dos brasileiros possuem a doença, que surge devido as altas taxa de açúcar contida no sangue. A insulina é um hormônio necessário para quebrar a glicose do sangue. Quando o pâncreas não consegue mais produzir a quantidade de insulina que o organismo necessita a pessoa desenvolve a diabetes. Entre os sintomas estão alteração visual, fadiga e náuseas. As pessoas com maior risco de adquirir a doença são as obesas, sedentárias, hipertensas, com mais de 40 anos e com colesterol ruim elevado.

Entre as complicações causadas pela diabetes estão cegueira, insuficiência renal, amputações de membros, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Segundo o nutrólogo, J Bussade, um dos pioneiros da Prática Estética Ortomolecular no Brasil, o que mais causa a diabetes é uma resistência celular aos hormônios como a insulina e a leptina. “Essa resistência é a verdadeira base dos problemas com a diabetes e não o sintoma do nível de açúcar alto no sangue”.

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas, que leva o açúcar a todas as células, para que seja usado como uma espécie de combustível para o corpo. Porém, quando essas células se tornam resistentes a insulina, o nível de glicose começa a subir, pois ela fica no sangue e isso prejudica a sinalização da leptina.

Bussade explica que a leptina é responsável por avisar o cérebro que a pessoa está satisfeita e deve queimar a energia, mas com essa sinalização prejudicada, isso não acontece. Da mesma forma, a grelina, que é um hormônio que avisa o cérebro que a pessoa está com fome, também tem sua sinalização afetada. Assim, a pessoa come muito e desenvolve casos de sobrepeso e obesidade.

Prevenção

Sendo assim, o especialista recomenda que a prevenção é muito importante. “A diabetes é uma doença nutricional, é preciso controlar, por exemplo, o consumo de carboidrato”. Além disso, acredita-se que uma das principais causas do crescimento da diabetes seja o estilo de vida do brasileiro. Nos últimos dez anos, o número de diabéticos no Brasil cresceu 61,8%, muito por conta do estilo de vida carregado de estresse e má alimentação. Não há uma cura definitiva para o problema, mas ela pode ser controlada através da alimentação. “Um estilo de vida saudável é o melhor tratamento e a melhor prevenção para a doença”, defende o nutrólogo.

Maneiras de controlar o açúcar no sangue

- Aumente o consumo de fibras;

- Reduza o consumo de carboidratos líquidos;

- Aumente o consumo de gorduras saudáveis;

- Pratique exercícios físicos;

- Beba muita água;

- Diminua o estresse; e

- Durma bem.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2018
D S T Q Q S S
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

© Copyright 1997-2018 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.