Qualidade de Vida - A Importância do Sono - Diabetes, Vida e Comunidade

Qualidade de Vida - A Importância do Sono

03/03/2003 - Carta Capital

Foto Artigos: Qualidade de Vida - A Importância do Sono

Por Drauzio Varella

Controlar o ritmo das horas é uma das maravilhas da função cerebral. Sinais que partem do tecido cerebral controlam o ritmo diário das reações metabólicas essenciais para o funcionamento harmonioso do organismo. Os neurônios responsáveis pelo controle das reações fisiológicas fundamentais estão concentrados numa região do cérebro conhecida como núcleo supraquiasmático.

Estudos conduzidos em ratos mostram que o ritmo básico gerado nessa área do sistema nervoso é mantido silenciosamente em ciclos de 24 horas, pela alternância de luz e escuro que o animal experimenta durante o dia e a noite. Do ponto de vista evolucionista esse mecanismo é arcaico, pode ser encontrado mesmo nas bactérias.

As vicissitudes da vida moderna, no entanto, podem subverter essa ordenação de funcionamento que a evolução preservou durante bilhões de anos.

Dormir oito horas por noite é um luxo de poucos nas grandes cidades. O telefone que toca sem cerimônia até altas horas, o filme na tevê, as crianças acordadas até tarde, os programas noturnos, o trabalho que levamos para terminar em casa e os compromissos logo cedo colaboram para que o intervalo de tempo reservado para o sono seja cada vez mais curto no mundo moderno.

Trabalhos experimentais demonstram que o sono nos mamíferos é fundamental para o combate eficaz às infecções, para que o cérebro processe informações, armazene memórias e elabore estratégias essenciais à sobrevivência da espécie.

As pessoas que não dormem o suficiente sentem falta de energia para as tarefas diárias, ficam deprimidas ou irritadiças, queixam-se de dificuldade de concentração, apresentam maior freqüência de doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhecem mais rapidamente.

Há evidências consistentes que a privação de sono também aumente o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade. Por outro lado, os adultos que dormem mais que sete, oito horas por dia enfrentam problemas semelhantes aos que dormem menos que o necessário.
O número de horas de sono ideal para reparar as energias gastas em vigília costuma ser em média de seis a oito horas por dia. Enquanto para alguns cinco horas por noite são suficientes para enfrentar as tarefas diárias, outros passam o dia cansados se não dormirem nove ou dez. Como regra os mais velhos necessitam de menos horas de sono que as crianças e os adolescentes.

A verdade é que os especialistas não conseguem entrar em acordo sobre quantas horas cada organismo precisa para repousar adequadamente. A maioria, entretanto, concorda com as três regras seguintes:

1. Dormir o suficiente para passar o dia inteiro sem sentir sono.
2. Dormir até acordar sem necessidade de despertador.
3. Dormir o número médio de horas que costumamos dormir depois de alguns dias de férias (levar em conta que nos primeiros dias sem compromissos podemos dormir mais que o necessário).

COMO DORMIR MELHOR

• Evite cafeína, nicotina e álcool nas últimas horas do dia.
• Não faça refeições exageradas antes de deitar.
• Procure deitar no mesmo horário, mesmo nos fins de semana.
• Procure fazer exercício físico durante o dia, mas evite fazê-lo à noite.
• Mantenha o quarto arejado e numa temperatura agradável.
• Use a cama apenas para dormir e fazer sexo.
• Faça exercícios de relaxamento ou tome banho quente antes de deitar.
• Só use pílulas para dormir em caso de absoluta necessidade e sob orientação médica.
• Evite dormir durante o dia. Se for muito necessário faça-o por períodos de no máximo uma hora, antes das três da tarde.
• Se estiver deitado por mais de trinta minutos sem conseguir pegar no sono, saia da cama e vá ler um livro sob a luz de um abajur em outro cômodo.
• Não assista à tevê no quarto de dormir.

Se as sugestões acima forem inúteis procure um especialista em sono. Há distúrbios, como a apnéia do sono, que exigem orientação médica, tratamento clínico, aparelhos para auxiliar a respiração e até cirurgia.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Paulo
    22/07/2011 - 14:40

    Alguem sabe me dizer o nome do médico especialista em questões de sono?

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Artigos
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.