O que você precisa saber sobre conjuntivite - Diabetes, Vida e Comunidade

O que você precisa saber sobre conjuntivite

21/04/2003 - Secretaria de Estado da Saúde - SP


O que é?

A conjuntivite não é uma doença grave, mas é incômoda e transmissível, por isso deve ser tratada, para não se transformar numa epidemia. No caso da conjuntivite viral, os agentes etiológicos mais comuns são os adenovirus e os enterovirus. Leva aproximadamente 15 dias para se curar. Ela inicia em um olho e normalmente passa para o outro.
Volta ao início

Sintomas

Olhos vermelhos e lacrimejantes, fotofobia (dor ao olhar para a luz), sensação de que há areia dentro dos olhos, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada e em pouca quantidade, visão borrada. Às vezes, acontece de as pálpebras estarem grudadas quando a pessoa acorda.
Volta ao início

Contágio

A transmissão acontece de pessoa para pessoa, principalmente, através de objetos contaminados (toalhas, travesseiros, lenços, copos e lápis, por exemplo) quando não são observados cuidados com a higiene pessoal, principalmente a lavagem habitual das mãos. Dissemina-se rapidamente em ambiente fechado com oescola, creche, escritório.
Volta ao início

Como prevenir?

Não existem vacinas contra a infecção de conjuntivite. Para prevnir-se, sugere-se o afastamento de pessoas com conjuntivite viral dos ambientes coletivos por pelo menos sete dias. Recomenda-se cuidados com a higiene pessoal, como lavar com freqüência as mãos e o rosto com água e sabão; evitar coçar os olhos; usar, quando possível, lenços e toalhas descartáveis e/ou individuais; utilizar travesseiros individuais; evitar o uso de objetos de pessoas contaminadas; evitar atividades em grupo enquanto a secreção ocular estiver presente; evitar freqüentar piscinas e uso de lentes de contato.
Volta ao início

A quem recorrer?

Se você observar que a secreção purulentea (amarelada) é em abundância, deve ser a conjuntivite bacteriana. Para amenizar os efeitos, vá fazendo a lavagem com água fervida gelada, mas procure umn médico oftalmologista para um dignóstico preciso e indicação de um medicamento adequado para combater a conjuntivite bacteriana.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Marcelo
    28/04/2011 - 18:52

    Uma pessoa acabou de ter conjuntivite.Passou os seus dias em casa a espera da melhora.Melhorando,tem a possibilidade de voltar em seguida?

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.