Inflamação e Diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Inflamação e Diabetes

15/08/2002 - American Diabetes Association


Inflamação é o procedimento pelo qual o corpo responde normalmente a ferimentos - enviando células sanguíneas especializadas para limpar a área e destruir as células alteradas - o que pode observar se na pele.

Mas, quando o sistema imune não funciona adequadamente, como na artrite rumatoide, o processo inflamatório pode danificar os tecidos saudáveis, como as articulações.

Recentemente, pesquisadores estabeleceram que inflamação tem um papel significativo em doenças anteriormente consideradas não inflamatórias, tal como a doença arterial coronariana. Por isso remédios como a aspirina - usada por seus efeitos anti-agregante plaquetário - pode ter outros benefícios, em razão de suas propriedades antiinflamatórias.

A ligação entre inflamação e doença apareceu quando marcadores de inflamação foram detectados em sangue de pacientes portadores de doença cardiovascular e quando foi mostrado que esses marcadores poderiam ser prognosticadores de evento cardíaco.

Níveis elevados dos mesmos marcadores foram também encontrados em portadores de diabetes e em pessoas com risco elevado de diabetes. Um desses marcadores é a proteína C-reativa (CRP), que tem uma concentração mais elevada em caso de doença cardíaca, diabetes ou obesidade. Seria possível que substancias secretadas pela gordura em excesso estimulam os marcadores de inflamação. Por isso a inflamação seria a ligação comum para o desenvolvimento da resistência à insulina, diabetes, doença cardíaca. Em um estudo do projeto ARIC (Atherosclerosis Risk in Communities), 10.000 pessoas não diabéticas foram acompanhadas durante 9 anos. Os pesquisadores encontraram uma associação entre o desenvolvimento do diabetes e a presença de marcadores de inflamação, especialmente ácido siálico. Esses resultados foram conformados em estudos independentes realizados no Kuwait e em Hong Kong. Além dos benefícios dos remédios antiinflamatórios, vários remédios já usados por diabéticos têm efeitos antiinflamatórios. É o caso da rosiglitazona. Que reduz os níveis de marcadores da inflamação e que poderia ser útil para diminuir o risco de aterosclerose em diabéticos. É também o caso das estatinas, utilizadas para diminuir as taxas elevadas de colesterol.

As estatinas poderiam ajudar no tratamento do diabetes e adiar a passagem para a terapia insulínica.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • marilena
    20/04/2010 - 17:34

    muito obrigada pela informação ótima, quero mais comentários sobre esse assunto.

  • CELSO
    12/04/2012 - 15:02

    Muito bom o comentário obrigado por nos ajudar

  • moisés campelo
    31/01/2013 - 01:51

    olá gostaria de saber qual antinflamatório indicado para diabetico

  • maria
    18/07/2014 - 06:51

    preciso de um anti inflamatório para diabeticos

  • maria
    18/07/2014 - 06:51

    preciso de um anti inflamatório para diabeticos

  • Renan
    29/04/2016 - 14:11

    Olá! Preciso de um anti-inflamatório que diabéticos possam usar.

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.