O que é Diabetes Insipidus? - Diabetes, Vida e Comunidade

O que é Diabetes Insipidus?

13/05/2003 - DiabeteNet.Com.Br


Apesar de terem nomes similares, diabetes insipidus não está relacionada a diabetes mellitus (também conhecida como diabetes doce). Algumas pessoas com diabetes insipidus têm rins que não absorvem a urina muito bem (o que significa que sua urina é mais diluída) Urinam freqüentemente. Podem levantar-se 2 ou 3 vezes durante a noite para urinar. Estas pessoas têm bastante sede e bebem muita água.

Qual a causa da diabetes insipidus?

As causas são: O hipotálamo (parte do cérebro) de algumas pessoas não produz hormônio antidiurético suficiente (ADH). O corpo necessita deste hormônio para funcionar apropriadamente. Outras pessoas com diabetes insipidus têm este hormônio mas os rins não funcionam bem em conjunto com ele. A maioria das pessoas com diabetes insipidus já sofreram alguma lesão na cabeça ou desenvolveram a doença depois de uma cirurgia no cérebro. Outras têm tumores cerebrais. O problema pode ser também hereditário. Alguns medicamentos, como o lítio, podem causar a doença. Em 25% dos casos, os médicos não conseguem encontrar uma causa precisa.

O que fazer para saber se tenho diabetes insipidus?

Usualmente, será colhida uma amostra de urina para ver se está muito diluída. Também será colhida uma amostra de sangue para ver se este está demasiadamente concentrado. Daí é feita, provavelmente, uma prova de "privação de água". Durante o tempo que dura a prova, não se pode beber líquidos. O paciente é pesado, e sua urina será examinada. Durante algumas horas, serão colhidas amostras de sangue. Se os resultados dos exames demonstrarem que a pessoa tem diabetes insipidus, seguramente o médico pedirá radiografias do cérebro. Poderão ser pedidas, também, uma tomografia computada e ressonância magnética..Estes exames dirão ao médico se existe algum problema no cérebro.

Como é o tratamento para diabetes insipidus?

Se os sintomas da doença não estão incomodando, não é preciso nenhum tratamento, entretanto, o médico deverá ver o paciente mensalmente. A pessoa com diabetes insipidus deve sempre ter algo para beber de forma que seu corpo não se desidrate.
Para quem tem a doença e levanta-se demasiadamente durante a noite, poderá ser indicado pelo médico um medicamento que irá ajuda-lo. Este medicamento se parece bastante com o hormônio antidiurético que nosso corpo produz naturalmente. Ele vem em forma de aerosol nasal e pode ser inalado antes de deitar-se. Se o paciente continuar levantando-se várias vezes durante a noite, poderá ser usado de manhã e à noite. Se a pessoa está tomando este medicamento tem que estar segura de não beber demasiados líquidos pois seu corpo pode reter estes líquidos. Quando isto acontece, a pessoa se sente pesada , débil e com um mal estar geral.

Se sua diabetes insipidus é causada porque seus rins e seus hormônios antidiuréticas não funcionam bem em conjunto, este medicamento não lhe será de ajuda. Existem outros medicamentos que pode usar e que ajudam a balancear os sais e a água no corpo.

É necessário um acompanhamento médico pois é ele quem dirá o melhor tratamento para cada caso.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • eunice
    29/12/2009 - 21:36

    obrigado pelas informaçoes estou com esses sintomas agora sei qual medico procurar DEUS OS ABENÇOE

  • Maia
    22/07/2010 - 01:19

    Ola!!! Adorei a materia> Me ajudou mt com minha filha q passa a noite fazenod xixi e bebendo agua. O pediatra a encaminou ao endocrino q ja passou varios exames e agora e a vez de investigar essa tal diabetes!! Mt obrigado pelas informacoes, foram mt uteis. Tenho quase certeza q esse o problema da mina filha!!!

  • eduardo
    16/10/2010 - 17:09

    bom dia....
    tenho diabete insipdus , uso o DDAVP a noite e de dia.
    mas não estou tendo mais controle de ingerir liquidos ai me sinto extremamente pesado e desanimado....
    gostaria de uma ajuda de vcs......
    obrigado

  • marcio ortiz
    14/02/2011 - 13:23

    boa tarde tambem tomo ddavp, 2 vezes ao dia mas o pro blema é que estou retendo muito liquido, nao comsigo perder peso mesmo com dietas aplicadas .vcs podem me ajudar

  • ines
    17/02/2011 - 17:23

    Tenho DI e uso medicamento há 49 anos, gostaria de informações extras. Faço somente controle com exames de sangue. Há cuidados extras que devo fazer.

  • Luiz Adolfo K. Gomes
    24/05/2011 - 23:04

    É a primeira vez que busco informação sobre o assunto. Consultei no início desse mês com uma endocrinologista, que pediu uma série de exames (incluindo osmolalidade p/ sangue e urina), cujos resultados foram analisados ontem, por ela e pela sua assistente Com base nessa análise, ela me disse que preciso fazer o Teste de Restrição Hídrica, para confirmar (ou não) a suspeita de que sou portador de Diabetes Insipidus, pois urino várias vezes durante a noite.
    Nesse sentido, gostei da matéria, e também de saber da existência deste site.
    BH, 24/05/11.

  • maria da paz
    19/07/2011 - 11:10

    Não conhecia este tipo de diabetis, fiquei informada atraves deste trabalho, muito bom...

  • maria da paz
    19/07/2011 - 11:11

    Não conhecia este tipo de diabetis, fiquei informada atraves deste trabalho, muito bom...

  • nadja
    21/07/2011 - 10:24

    entrei neste saite agora mas ha quatro anos que a minha filha tem esse problema,foi descoberta depois de descobrir que ela tinha um tumor na ipofise,fes a cirurgia mas continua o tratamento para controle,quando descobri ela tinaha 10 anos.ela toma um remedio chamado DDAVP,o nome generico e desmopresina,coloca pelo nariz de manaha e a noite,mas quando ela fica sem o remedio ela bebe muita agua e fas muito xixi.

  • Teinha
    27/08/2011 - 19:46

    Sofri com essa doença durante 18 anos,medico nenhum diagnosticava,á 2 anos faço uso do DDAVP,descobri q tinha essa doença sosinha,assistindo ao discovery no programa chamado enígmas da medicina,fui até minha medica e contei q eu havia descoberto o meu problema.Pq será q é tão difícil diagnosticar,pois percorrir vários profissionais se resultados.

  • maria 1/10/2011 .
    01/10/2011 - 21:32

    entrei neste saite hoje mas a 10 anos o meu filho que hoje tem 24 anos tem esse problema,foi descoberto 6 tumores na hipofise foi retirado a hipofise com os tumores hoje ele faz uso do ddavp pela manha e noite no narriz ele bebia 10 litro de agua por dia

  • maria 1/10/2011/21:3
    01/10/2011 - 21:33

    entrei neste saite hoje mas a 10 anos o meu filho que hoje tem 24 anos tem esse problema,foi descoberto 6 tumores na hipofise foi retirado a hipofise com os tumores hoje ele faz uso do ddavp pela manha e noite no narriz ele bebia 10 litro de agua por dia

  • Luís Felippe
    04/12/2011 - 16:08

    Bem interessante me ajudou na atividade de ciências.

  • Daniella
    18/04/2012 - 17:20

    Boa tarde eu sou portadora da Diabetes Insipidus, ates de descobrir e fazer uso do DDAVP, bebia qze 25 litros de agua dia, horrivel n dormia, agora com o uso da medicação é vida normal...

  • REGINA
    13/07/2012 - 20:12

    DEPOIS DE 2 ANOS CONSEGUI PROVAR QUE SOU PORTADORA DE DIABETES INSIPIDUS POIS DESCOBRI ATRAVES DE PESQUISAS NA INTERNET MAIS OS MEDICOS NAO ME DAVAM ATENÇAO POIS EU NAO ENCAIXO NAS POSSIBILIDADES FIZ O EXAME ADH A REFERENCIA E DE 14 E O MEU ESTAVA EM 1'

  • Vinícius
    21/08/2012 - 22:33

    Tenho DI a 29 anos, nasci com a diabete. A doença foi diagnosticada no hospital das clinicas da USP, faço acompanhamento semestral com a equipe de endocronologia do HC USP. Utilizo o DDAVP de oito em oito horas. Por gentileza, postem seus conhecimentos sobre essa doença rara e muito pouca conhecida.

  • Vinícius
    21/08/2012 - 22:37

    Tenho DI a 29 anos, nasci com a diabete. A doença foi diagnosticada no hospital das clinicas da USP, faço acompanhamento semestral com a equipe de endocronologia do HC USP. Utilizo o DDAVP de oito em oito horas. Por gentileza, postem seus conhecimentos sobre essa doença rara e muito pouca conhecida.

  • LIA
    17/01/2013 - 10:19

    Tenho histiocitose X(sindrome de hand-shuller cristian) e uns dos sintomas e a diabete insipidus, pois estou urinando demai, nao fiz qualquer exame para esta diabete, valendo que nao sofro de diabete comum, poderiam comentar? ......

  • Santana
    16/09/2014 - 23:25

    Há 3 meses meu filho fez cirurgia para ressecamento de tumor da hipófise e após percebeu diabetes insipidus e pan-hipopituitarismo, faz uso de DDAVP de oito em oito horas, prednisona 5, levotiroxina sódica 50mcg. Preciso saber mais a respeito da doença, pois vem tendo desidratação constante.Afinal existe uma quantidade de água adequada a ser ingerida? Como é o controle diário da diurese? o que fazer quando ocorre a desidratação? fale de seus sinais mais comuns. o que é permitido e o que é proibido. Como controlar a doença? Preciso de ajuda!!! quero conhecer pessoas portadoras de DI para trocar idéias. Grata.

  • Francisco dos santos
    13/12/2014 - 13:32

    eu tenho cincoenta é quatro anos esta com cinco anos que eu tenho diabetes insupidus esta com dois meses que eu comecei o tratamento com DDAVP desmoprossina eu urinava muito anoita hoge eu sinto que estou urinado meno mas durante o dia eu estou urinado do mesmo geito que antes eu so uso o remedio uma vez anoite eu tenho uma muita fé em DEUS que eu vou melhor meus amigo este medicamento é muito carro é dificio de comprar com muita luta eu concegir pelo o estado peco para vocês fazer o mesmo que eu peça para o seu medico lhe orientar para você concegir este remedio boa sorte DEUS lhe ajude um abraco de seu amigo Barreirinhas maranhão em dese/ novembro /do corrente ano

  • Andrea
    21/03/2015 - 18:01

    Boa tarde !!!
    Gente eu tenho diabetes indipidos e pot um erro medico n consegui renovar minha receita!!! Tenho que refazer os exames e n tenho dinheiro para compra ... eu peço por favor q alguem q puder me ajude com pelomos um pouvo dr remedio pois ja n tenho mais e estou desesperada dem daber o q fazer!!!

  • Camila
    13/07/2015 - 22:28

    Oi gente... Tenho Di ideopatica há 4 anos. Não tive qqr tipo de tumor, nem fiz cirurgia, não bati a cabeça... Ela simplesmente surgiu em minha vida. No começo fiquei muito assustada e chateada, pois ninguém sabe explicar ao certo pq isso aconteceu comigo. Procurei um médico especialista em Di em SP e me senti bem mais tranquila. Uma coisa que ele me falou (e eu passei a prestar atenção e faz muito sentido) é que o sal corta o efeito da desmopressina e que, invlusive, antes da existência dela o tratamento era feito com diuréticos para que o nível de sódio do corpo diminuísse e o pouco de vasopressina que a glândula produzisse pudesse fazer algum efeito.

  • Conceicao
    18/05/2016 - 22:57

    Meu filho também tem DI , é complicado porque não existe umas informações bem importantes pra a pessoa ficar sabendo :,como por exemplo:qual a quantidade certa pra ela tomar de líquido ?depois de quantas urinadas ela deve tomar o remédio ? Porque a desmopressina retém o líquido ,então se tomar vamos dizer de manhã a pessoa tem que urinar mais ou menos quase 2 litros , quanto então ele tem que tomar de líquido ? Meu filho tem tonturas , mal estar e só aplica um pulf por dia às vezes dois pulf

  • Conceicao
    18/05/2016 - 23:04

    Ele trata a DI com endocrinologista ,mais elas não sabem informar direito porque a DI é muito raro alguém ter ,então os médicos mal sabem as informações sobre o caso,como por favor faço pra acabar as tonturas mal estar do meu filho ,expliquem por favor como dá o pulf nele , eu acho que a melhor hora é de noite porque não vai ficar se levantando a noite pra urinar ,na verdade ele teria que tomar um pulf de noite e outro de dia mais aí retém líquido demais se não pode ficar sem urinar pelo menos um litro e meio

  • Hélio oliveira
    27/12/2016 - 23:45

    Olá tenho a DI desde os dois anos de idade hoje estou com 30 anos , uso o ddavp duas vezes ao dia, mas reparo que quanto mais água eu consumo mais vontade de ir ao banheiro eu tenho, as vezes sinto tonturas, minha pressão altera um pouco, e começo a suar excessivamente! Gostaria de saber se devo esperar um período após.a ingestão do medicamento para o consumo de agua? Qual a quantia de água correta? Oque devo comer ? Pbrigado

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.