Metade dos diabéticos desconhece que tem a doença - Diabetes, Vida e Comunidade

Metade dos diabéticos desconhece que tem a doença

02/09/2003 - Diário OnLine


Livia Filadelfo
Do Diário Online

O diabetes atinge atualmente cerca de 7% a 8% da população do Estado de São Paulo, mas metade destas pessoas não sabe que tem a doença e apenas 25% delas procuram tratamento. Segundo o médico Luiz Alberto Grossman, endocrinologista do Hospital Samaritano, isso acontece principalmente devido à falta de campanhas de prevenção e de exames adequados para o diagnóstico precoce em pessoas suscetíveis. E é para combater a falta de informação que o Centro de Estudos do Samaritano vai promover nesta quarta-feira, dia 3, a palestra “Diabetes: como diagnosticar, tratar e prevenir?”.

Estudos comprovaram que a desinformação é uma das maiores vilãs do diagnóstico e controle da doença. Muitos dos pacientes consultados pelas pesquisas já eram diabéticos há cerca de 6 a 7 anos antes de descobrir a doença. E mais: cerca de 50% deles já apresentam complicações diretamente relacionadas à hiperglicemia e que poderiam ser evitadas, se diagnosticadas previamente.

Por isso, a palestra visa esclarecer dúvidas da população sobre a prevenção e tratamento do diabetes, mostrar algumas novidades no tratamento e expor sua evolução e complicações. Entre as principais causas do aparecimento da doença está a obesidade.

“O diabetes tipo 2 (90% de todos os casos) está intimamente ligado ao excesso de peso. Com a verdadeira ‘epidemia de obesidade’ no mundo, em breve teremos uma legião de diabéticos”, afirma Grossman. Segundo ele, a situação é alarmante já que, nos países desenvolvidos, o índice de obesidade chega a cerca de 30% da população adulta.

O número de diabéticos tem aumentando tanto e tão rapidamente nos últimos anos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já reconheceu a doença como epidêmica. Estudos apontam que o número de casos deverá atingir 300 milhões em 2025. No Brasil, os índices registraram cinco milhões de diabéticos em 2001 e a expectativa é de que em 2025 sejam 11,6 milhões.

Saiba mais sobre o diabetes:
O que é - A principal característica do diabetes é a alteração no funcionamento do organismo, que provoca altas concentrações de açúcar no sangue. Este problema é causado pela incapacidade do corpo de produzir a insulina ou de utilizá-la corretamente. A insulina é uma substância produzida pelo pâncreas para controlar os níveis de açúcar no sangue. O diabetes é considerado um problema metabólico grave que, se não for controlado adequadamente, pode trazer, a longo prazo, danos a diversos órgãos.

Pessoas acima de 45 anos, com histórico de diabetes na família, excesso de peso, estilo de vida sedentário e baixo HDL (colesterol ‘bom’) estão mais sujeitos a desenvolver o diabetes tipo 2. Além destes fatores, altas concentrações de trigliceredes no sangue e hipertensão arterial também servem de alerta para um futuro quadro da doença.

Diagnóstico - O diabetes é identificado pelo exame de sangue quando os níveis de glicemia (taxa de açúcar no sangue) estão alterados. Se esta taxa estiver acima de 126 miligramas/decilitro, o paciente está com a doença. Mas o exame deve ser feito em dois dias diferentes, com o paciente em jejum de no mínimo oito horas.

“O diabetes é uma doença progressiva, mesmo se bem tratada. Quando se faz o diagnóstico em uma pessoa com sintomas clássicos da doença (turvação visual, perda de peso, urinando muito e com sede excessiva), sua glicemia de jejum está em torno de 300 a 350mg%”, diz o endocrinologista.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Aldamary
    05/04/2010 - 10:13

    Bom dia é de grande importância mostra a todos que tem direito a internet a necessidade de manter sua saúde em primeiro lugar, pois, hoje passamos por varias crises de aceitação da patologia, porem com esse site relatando toda importância e necessidade de manter pavimentações, exercícios fiscos e sempre procura orientações.Parabéns.

  • fenando paulo
    18/10/2010 - 20:51

    sou estudante preciso materia acerca de diabete para mimha defesa.

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Artigos
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.