Acupuntura: Uma opção milenar para controlar a glicemia - Diabetes, Vida e Comunidade

Acupuntura: Uma opção milenar para controlar a glicemia

16/10/2003 - Comunidade DiabeteNet.Com.Br

Dr. Mário de Luna

Dr. Márcio De Luna é Presidente da mais antiga Associação de Acupuntura do Brasil - ABA/Rio (Associação Brasileira de Acupuntura) e fala com exclusividade à Comunidade DiabeteNet.Com.Br sobre o sucesso que vem obtendo através desta cultura milenar no controle glicêmico de pacients portadores de diabetes


DiabeteNet.Com.Br: Qual sua formação acadêmica?
Dr. Márcio: Sou Fisioterapeuta há 19 anos e Acupunturista há 18

DiabeteNet.Com.Br: Por que resolveu especializar-se em acupuntura?
Dr. Márcio: Por verificar que a Acupuntura era um recurso terapêutico extremamente eficaz e eficiente e de baixo custo operacional.

DiabeteNet.Com.Br: O senhor vem obtendo sucesso em pacientes portadores de diabetes. Trata-se de uma diminuição dos níveis glicêmicos em diabéticos tipo 1, tipo 2 ou ambos?

Dr. Márcio: Sim , observa-se uma diminuição significativa dos níveis glicêmicos logo após a aplicação da Acupuntura, bem como uma tendência a manutenção de níveis glicêmicos, em média, mais baixos a longo prazo.
Não tenho uma grande experiência com Diabetes tipo 1 , mas pude observar que os pacientes portadores desse tipo de Diabetes também se beneficiaram da Acupuntura apresentando menos complicações e necessidade de doses menores de insulina.


DiabeteNet.Com.Br: A que o senhor deve esta melhoria?

Dr. Márcio: Em termos gerais, e falando de forma mais accessível ao público, atribuo a melhora a uma otimização do metabolismo como um todo, e mais especificamente do Fígado e do próprio Pâncreas.

DiabeteNet.Com.Br: Alguns pacientes em estágios mais avançados de complicações sofrem de dores causadas por neuropatias periféricas. O senhor recomenda a acupuntura para este tipo de patia em diabéticos?

Dr. Márcio: Sim . Apesar da Neuropatia diabética ser um quadro de difícil tratamento, a Acupuntura agrega grande valor terapêutico ao tratamento convencional , que na maioria das vezes é limitado

DiabeteNet.Com.Br: Além de pacientes no estágio inicial da diabetes, o senhor também tem obtido resultados com pacientes com tempo de diabetes maior?

Dr. Márcio: Sim. É claro que quanto mais antiga a doença mais limitados são os resultados e mais reservado é o prognóstico . Isso vale também para a Acupuntura mas mesmo assim temos obtido bons resultados com diabéticos de longa data . É bem verdade que os objetivos do tratamento Acupuntural nesse tipo de paciente mudam, pois aqui as complicações precisam ser prevenidas e prontamente solucionadas quando se apresentam.

DiabeteNet.Com.Br: Quanto custa um tratamento por acupuntura?

Dr. Márcio: Varia muito de profissional para profissional e de cidade para cidade e de bairro para bairro . Mas para se ter uma idéia de valores, uma consulta com um Especialista em Acupuntura ,competente e gabaritado , custa no Rio de Janeiro, na Zonal Sul uma média de RS $ 90 por sessão.

DiabeteNet.Com.Br: Qual recomendação o senhor daria aos pacientes portadores de diabetes que pensam em fazer acupuntura, mas não acreditam neste método?

Dr. Márcio: Eu gostaria de alertar primeiramente aqueles que desejam fazer um tratamento complementar com Acupuntura, que procurem somente profissionais que tenham se especializado em cursos idôneos e que possuam nível superior da área de saúde, para se submeterem ao tratamento por Acupuntura, já que no Brasil não há ainda Faculdades de Acupuntura e portanto ainda não temos Acupunturistas Puros, mas sim profissionais que muitas vezes são bem intencionados mas não tem formação acadêmica de nível superior em Faculdades da área de saúde que os capacitem para tratarem de vidas humanas competentemente .
Para aqueles que não acreditam em Acupuntura eu gostaria de esclarecê-los de que a Acupuntura não é religião e que não há necessidade de se acreditar nela para que ela funcione.
Portanto , ousem e dêem uma chance a si próprios de conhecerem esse eficiente método milenar chinês que só é novo para nós ocidentais.


"Muito obrigado pela oportunidade de poder falar a b>comunidade DiabeteNet.Com.Br portadora de Diabetes".

Dr. Márcio De Luna

sobre o Dr. Márcio

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • carminha
    09/07/2009 - 17:10

    acho que devemos sempre manter a nossa esperança e a nossa fé em resolver assuntos que parece não ter solução e buscar uma luz, mesmo que seje uma pequena luz no fim de um túnel. gostaria que me enviasse telefone para contato e saber se atende criança . pois minha filha tem somente 9 anos obrigado. pela esperança

  • Ana
    15/08/2009 - 18:40

    Achei excelente o conteudo da entrevista, moro em brasília e gostaria que me enviasse um endereço e telefone para contatos
    obrigada

  • karol
    13/05/2010 - 16:18

    a acupuntura só pode ser feita por médicos,
    não por fisioterapeuta e etc.

  • André
    10/07/2010 - 18:49

    O Dr. Márcio de Luna deveria esclarecer a Sra. Karol sobre essa sua afirmativa. Devemos no mínimo estar certos e embasados daquilo que escrevemos e afirmamos em comunidades da inernet pois algum desavisado pode entender que suas palavras são frutos da verdade... Pode ser que seja da sua "verdade" mas que precisa ser esclarecida as fontes que a levaram a fazer tal afirmativa.
    Parabéns ao Dr. Marcio e para a Sra. Karol abra sua mente.

  • Reinaldo
    12/07/2010 - 11:18

    A acupuntura NÃO É RELIGIÃO e também NÃO É DE EXCLUSIVIDADE dos profissionais da área da saúde. Por muito tempo médicos e profissionais da área da saúde discriminaram a prática da acupuntura e hoje, sabe-se lá por quais motivos, querem deter para si o direito de exclusivadade na aplicação desta medicina COMPLEMENTAR. A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA é aplicada concomitantemente à medicina ocidental nos hospitais e clínicas chinesas por médicos e não-médicos. No Brasil, já existem cursos de formação de técnicos acupunturistas que trabalham em parcerias (ou não) com TODAS AS ÁREAS DA SAÚDE obtendo ótimos resultados. Portanto, é imprescíndível abrir a mente não só da Sra. Karol, como também (e por que não?) do próprio Dr. Mario. é O MESMO QUE DIZER QUE A ACUPUNTURA SÓ CAUSA BONS EFEITOS SE FEITA AQUI NO OCIDENTE COM PROFISSIONAIS COM CURSO SUPERIORES DA ÁREA DA MEDICINA. O quê dizer da acupuntura praticada há mais de mil anos na China e em outros paízes do oriente? Por acaso lá, ela não funciona por ser exercída por "simples" técnicos mortais?

  • rafael
    09/01/2011 - 18:04

    queria comunicar com diabete

  • Rubens
    21/11/2011 - 11:10

    Olá caros amigos, sou acupunturista há 8 anos, e fisioterapeuta a 10, sou prof. esp em Acupuntura e acredito que o que o Dr. Mario quiz dizer é que deve-se ter o preparo nescessário para atuar como acupunturista. Os acupunturistas chineses tem um estudo muito aprofundado em medicina chinesa e anatomia humana, o que aqui no Brasil , não temos. Acredito que a acupuntura é deve ser livre, cabendo aos usuários escolherem quem são os profissionais que querem consultar. Enquanto não houver faculdades de Acupuntura com grade curricular incluindo anatomia humana ,patologia entre outros, acredito que deveria ser realizada apenas por profissionais experientes e competentes como exemplo: Fisioterapeuta, Médico, Psicologo, Ed. Fisioco, Dentista, Nutricionista, Biomédico, entre vários outros

  • Alessandra
    28/12/2011 - 21:50

    Somente corrigindo a critica da Karol.... respeito a sua opinião, mas acredito que vc deve se interar a respeito do assunto e dos profissionais... fica a dica!

  • nelson
    31/12/2011 - 19:12

    Conheci a acupuntura desde 1980 quando pouco se falava a respeito .Agora que uns doutores descobriram que funciona, resolvem dizer que só eles podem fazer pois entendem melhor de cuidar vidas humanas. Sera? Quanto as que escrevem que so medicos podem fazer , são falaciosos iguais a certos doutores.

  • Hans Ammon
    05/02/2012 - 17:42

    É eu também endosso que acupuntura deve ser exercida por profissionais que tenham pelo menos conhecimento da anatomia humana , que a tenha estudado profundamente , pois agulhas espetadas no lugar errado podem sim causar dano.

  • Sandra
    24/05/2012 - 14:48

    Olá!
    Estou procurando tratamento para menopausa, vi aqui na net que posso ter melhora nos sintomas com acupuntura. Gostaria de marcar uma consulta com Dr Marcio, mais ñ encontrei o tel, moro aqui no Rj.
    Aguardo retorno.

  • Débora
    09/07/2012 - 12:27

    Oi Márcio,tudo bem? Iniciei o curso de acupuntura da ABA aqui no Rio em 2000,a primeira turma,mas sai no ultimo ano.Uma pena!Esse ano terminei um curso técnico de acupuntura e gostaria de saber mais informações sobre DIABETES e seu tratamento em ACUPUNTURA.Você tem algum material q possa me ajudar? Bju Débora Amaral

  • Silvia
    30/10/2012 - 19:13

    Excelente conteúdo, Caro colega!
    É uma pena que muitos ainda sem conhecer a MTC, em especial a acupuntura, confundam-a com medicina ocidental. Pura falta de conhecimento, antes de qualquer afirmação o indivíduo precisa estudar. Abraços !

  • jesselia
    07/02/2013 - 23:30

    diabetes tipo 1 pode fazer acupuntura em criança de 13 anos gostaria de uma resposta rápida.

  • marcella
    17/04/2013 - 17:42

    lamentável a atitude elitista de um profissional de tanta capacidade...

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Entrevistas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.