Diabetes e Gravidez: A Necessidade de Acompanhamento Médico - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabetes e Gravidez: A Necessidade de Acompanhamento Médico

20/11/2003 - Boa Saúde


Cerca de 1% de todas as gestantes sofrem de uma patologia que causa medo, na maioria das vezes pela desinformação: é a "intolerância à glicose induzida pela gravidez".

Chamada no passado de diabetes da gestação, a nomenclatura foi trocada justamente para evitar problemas psicológicos e insegurança da mulher grávida. Esta é uma condição limitada ao período de gestação e que pode ser corrigida apenas com uma dieta após o parto.

Apesar de só acontecer em uma pequena parcela das gestantes, é a patologia endócrina mais importante durante a gravidez. A enfermidade faz parte de um grupo de distúrbios ligados à herança genética. O fator étnico também pode ser visto. Populações como as indianas e micronésios estão mais propícias à patologia.

Outros Fatores

A presença de uma intolerância preexistente, idade materna acima dos 25 anos, história familiar de diabetes, obesidade, recém-nascido de gestação prévia pesando mais de 4 quilos, morte fetal sem outra explicação, problemas com formações congênitas em gestação passada e infecções recorrentes (por candida albicans) são outros fatores que podem determinar a diabetes da gestação.

Convém, no entanto que as mulheres que se enquadram neste grupo de risco fazer, no pré-natal, um exame de intolerância à glicose, além do exame rotineiro de dosagem da glicemia sanguínea de jejum.

Prevenção

As complicações do diabetes durante a gravidez necessitam de prevenções que constituem a essência de toda a atenção voltada às mulheres com um quadro de intolerância à glicose.

Mas o diabetes já pode ser inerente à mulher, e neste caso o trabalho durante a gravidez deve ser mais cauteloso. A gestação devia ser mais planejada, e a mulher só deveria engravidar quando o seu nível de glicose estivesse normal. Imediatamente após o diagnóstico da gravidez, ela deve procurar os serviços de saúde para iniciar o controle de pré-natal.

Infelizmente, muitas diabéticas só chegam ao consultório quando a gestação já está adiantada ou, até mesmo com sinais de sérias complicações. Se durante uma gestação os níveis de glicose não são rigorosamente controlados existe um risco muito aumentado de mortalidade perinatal, abortamentos, anomalias congênitas e traumatismos durante o parto.

Por outro lado, aquelas gestantes que receberam um acompanhamento médico competente têm a mesma possibilidade de ter um bebê sadio em relação a uma não diabética.

As mulheres diabéticas portadoras de doenças renais (nefropatias) estão mais sujeitas aos distúrbios referentes ao aumento da pressão arterial na gravidez.

Já o coma diabético é uma emergência médica que precisa de uma internação imediata, para correção das alterações metabólicas vasculares também são uma preocupação entre as diabéticas com doenças vasculares prévia.

O acompanhamento médico da gestante durante o pré-natal, acompanhado de uma busca ativa de fatores de risco, irá prevenir a grande maioria dos problemas e complicações
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • ELAINE ELIZA CORDEIR
    20/06/2010 - 21:56

    TENHO 29 ANOS SOU DIABETICA A 15 ANOS, E SONHO EM TER UM FILHO MAS TENHO MUITO MEDO DE TER UM BEBE COM ALGUMA MA FORMAÇAO. MINHA GLICEMIA E QUASE QUE INCONTROLAVEL ATE O MEU ESTADO EMOCIONAL FAZ COM QUE ELA SE ELEVE.POR FAVOR ENVIE-ME INFORMAÇOES. OBRIGADO

  • cirlandia
    30/06/2010 - 11:56

    TENHO 34 ANOS SOU DIABETICA A 11 ANOS, estou com suspeita que estou gravida, não fiz exames ainda com medo de dar positivo, pois TENHO MUITO MEDO DE TER UM BEBE COM ALGUMA MA FORMAÇAO. MINHA GLICEMIA E QUASE QUE INCONTROLAVEL ATE O MEU ESTADO EMOCIONAL FAZ COM QUE ELA SE ELEVE.POR FAVOR ENVIE-ME INFORMAÇOES. OBRIGADO

  • Cecília
    07/11/2010 - 16:52

    Tenho 22 anos sou diabetica á 7 anos, e sonho em ter um filho mas tenho muito medo de sofrer aborto, aplico insulina de 3 a 4 vezes por dia a nph e a regular e agora que estou conseguindo controlar a glicemia, porém tenho outro problema tenho cisto nos óvarios o que torna maior o meu medo, será que com todos estes problemas eu ainda consigo engravidar, por favor envie-me informações.Obrigado

  • herminia
    13/01/2011 - 02:40

    Tenho 41 anos sou diabetica a 8 anos estou suspeitando de uma gravidez,tomo insulina e metformina,por favor envie-me informãções ,obrigado

  • deise
    09/02/2011 - 09:53

    sou diabetica a 12 anos,tenho 40 anos,perdi 2 filhos por causa do diabetes e tive 2 abortos,meu atual marido não tem filhos,qual a minha chance de ter filho? Não tenho dificuldades para engravidar.

  • Suuh
    25/02/2011 - 02:29

    ola tenho 21 anos e sou diabetica a 6 anos, to na fase de casa e quero engravida, mas queria prolonga um pouco mas tenho medo de prolonga e mais pra frente eu tenha complicaçoes na gravides, me da uma dica do que fazer, alem de passa no medico, aguardo resposta Obrigada.

  • renata
    13/03/2011 - 22:04

    estou gestante e c diabetes tenho 27 anos e t com medo pois ja estou c 7 mes e meio e agora q apareceu a diabete o q fazer .

  • renata
    13/03/2011 - 22:05

    estou gestante e c diabetes tenho 27 anos e t com medo pois ja estou c 7 mes e meio e agora q apareceu a diabete o q fazer .

  • debora
    06/06/2011 - 00:05

    Ola sou diabetica a 16 anos .. hj tenho 22 anos.. e estou gravida .. ouvi muitas coisas e estou com muito medo de tudo isso .. Meu medico fala que controlando o diabetes sera uma gravidez normal,controlando alimentação, medindo glicemia, ja vi muitas gravidas que tem diabetes,, medo sempre existe .. mais se deus quiser tudo vai dar certo!

  • cintia
    16/10/2011 - 18:44

    ola tenho 29 anos e tenho diabetes tipo 2 e quero engravidar .Gostaria de saber se na gravidez utiliza metformina ou insulina me responda por favor e

  • cintia
    16/10/2011 - 18:45

    ola tenho 29 anos e tenho diabetes tipo 2 e quero engravidar .Gostaria de saber se na gravidez utiliza metformina ou insulina me responda por favor me responda com urgencia tenho muitas duvidas sobre metformina e insulina qual devo utiliza?

  • Marco
    26/01/2012 - 09:20

    Gostaria de receber as respostas acimas.

  • Rafaela
    26/11/2014 - 12:32

    Ola olha eu sou diabetica a 10 anos tive uma filha com 20 anos foi um pouco complicado mas ela nasceu saudavel e hoje estar com 2 aninhos linda e perfeita e agora estou suspeitando de outra gravidez e estou com.medo mas se vinher sera bem vindo igual a primeira nao Estou passando por um momento muito bom tem 5 meses que perdi minha mae e tenho medo que isso prejudique minha gestacao

  • Alexandra
    29/12/2014 - 17:57

    Ola, eu tenho 40 anos, e sou diabetica, a minha taxa esta sempre na casa do 130, e quero muito engravidar, embora estou preocupada pq tbém tenho taxa de prolactina alta, tenho medo, o que deve fazer qual taxa tem que permanecer na gestação para que o bebe seja saudável?

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.