Dr. Marcelo Perosa: "...abandonamos nossas famílias em pleno domingo e ficamos sem almoçar ou descansar." - Diabetes, Vida e Comunidade

Dr. Marcelo Perosa: "...abandonamos nossas famílias em pleno domingo e ficamos sem almoçar ou descansar."

21/11/2003 - Comunidade DiabeteNet.Com.Br

A viagem de volta com o isopor vazio

A narração que segue não foi feita em tom de lamentação, ou muito menos de desânimo pelo Dr. Marcelo Perosa. Trata-se da narração de um homem que nos afirmou: “uma criança que nasce diabética hoje, com certeza não será diabética a vida inteira”.

Resolvemos publicar este texto para que todas as mães e pais deste país saibam quem é a pessoa que afirmou, com tanta autoridade, esta verdade.


(...)... vou narrar um fato que vocês, nem ninguém, fica sabendo, mas que nós, médicos, e nossos familiares sentimos na pele, sem
qualquer retorno, exceto o do Sr. lá em cima.

No domingo retrasado havia um doador de 15 anos, em Criciúma/SC. Depois de muito lutarmos por transporte aéreo gratuito, em São Paulo (- Que ainda não é totalmente oferecido, mas apenas às vezes; e quando possível!) conseguimos, finalmente, da Central de Transplantes, que assinou convênio com a Força Aérea Brasileira.

Pois bem. Sempre que há algum doador jovem e em boas condições, fazemos o possível e o impossível para aproveitarmos ao máximo os órgãos deste, estejam onde estiverem.

Conseguí um avião da FAB naquele domingo e lá fomos nós, eu e minha equipe, para Criciúma, voando 2 horas em um avião da FAB, acomodados onde se acomodam os pára-quedistas (vide foto).

"É claro que abandonamos nossas famílias em pleno domingo e ficamos sem almoçar ou descansar".

foto: Dr. Marcelo Perosa acomodado no compartimento dos paraquedistas


Ao chegarmos em Criciúma e adentrarmos ao Centro Cirúrgico, o doador acabara de ter uma parada cardíaca e a equipe de fígado estava massageando seu coração e o pâncreas já tinha um aspecto inviável. A única alternativa que nos restou foi abortar todo o processo, voltando para o avião para mais 2 horas de vôo... e de isopor vazio.



Exemplos como estes acontecem todos os dias, isto é, a equipe abandona tudo o que está fazendo e , por várias vezes, chega até o destino do doador e não é possível o aproveitamento do órgão.

Mas muitas vezes, o aproveitamento é possível. E isto justifica tudo... E é por isto
que continuaremos tentando.


Dr. Marcelo Perosa
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Marcos Amorim
    16/11/2009 - 03:41

    É Dr. , tenho certeza que o Senhor é mais um anjo de Deus na Terra , minha irmã tem Diabetes tipo 1 há mais ou menos 1 ano e meio, e só quem sofre com isso diretamente ou indiretamente pra saber o quão complicado é . Mais sempre a fé em Deus que tudo vai dar muito certo. Amo muito minha irmã , eu tenho 21 anos e ela 25 . E se um dia for preciso , e se compatível , até daria minha vida pra ela .
    Creio muito em Deus que ela nunca precise.
    Obrigado a você Dr.
    Obrigado ao Senhor Jesus.
    Obrigado meu Deus.

  • MuriloJosédosSantos
    28/12/2009 - 14:10

    Oi! tenho 36 anos, aos 18 fiquei diabeti comm isto desenvolvir polineuropatia, e gora tô com problemas nos rins precisando de transplante duplo, nem comecei a fazer dialise toem procedimentos. Gostaria de saber se tenho algum meio de antecipar o transplante antes da dialise.

  • Silvane
    05/02/2011 - 18:24

    Oi, tenho 35 anos a 3 sou diabética ,só quem vive essa situação é que sabe avaliar amplitude disso tudo (hipo,suor,desmaios... ) não é nada fácil, mas oq se há de fazer!
    O Dr. Marcelo certamente é anjo enviado por Deus para ajudar tantas pessoas que necessitam de outra chance de viver melhor....

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Depoimentos
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.