Critérios para Transplante - Diabetes, Vida e Comunidade

Critérios para Transplante

05/05/2002 - DiabeteNet.Com.Br


Entrevista com o Dr. Tércio Genzini, cirurgião, integrante da equipe mais atuante em transplantes de pâncreas do país.

Caro Dr. Tércio:

O que é tx de pâncreas e o que é tx duplo pâncreas/rim?

Transplantes de pâncreas podem ser feitos em 3 situações :
Transplantes de pâncreas isolado: em pacientes diabéticos insulino-dependentes que têm dificuldade em controlar seus níveis de glicose ou tenham hipoglicemias assintomáticas ou complicações do diabetes em progressão mas função renal ainda satisfatória e que não apresentem resistência a insulina, manifestada por uma necessidade de insulina maior que 2 unidades por kg de peso . Nesta situação o transplante visa impedir o desenvolvimento das complicações do diabetes além de reduzir as hipoglicemias e melhorar sensivelmente a qualidade de vida destes pacientes;
Transplantes de pâncreas após rim: em diabéticos insulino-dependentes que já perderam sua função renal devido ao diabetes e já submeteram-se a transplante renal . Nesta situação , além de oferecer os mesmos benefícios do transplante isolado , evita-se nova perda do rim transplantado por ação do diabetes ;
Transplante simultâneo de pâncreas e rim , que é o tratamento de eleição para diabéticos insulino-dependentes que já desenvolveram insuficiência renal


Quais pacientes iriam se beneficiar desta cirurgia? Quais são os critérios para candidatar-se a este tipode tx?

Transplante de pâncreas isolado - pacientes diabéticos insulino-dependentes que apresentam hipoglicemias assintomáticas ou dificuldade de controle do diabetes ou estejam desenvolvendo complicações secundárias visuais , neurológicas , gástricas , mas que ainda tenham função renal satisfatória; Transplante de pâncreas após rim - pacientes diabéticos insulino-dependentes que já foram submetidos a transplante renal como consequência do diabetes ; Transplante de pâncreas e rim simultâneo - pacientes diabéticos insulino-dependentes que apresentam insuficiência renal .

O tx de pâncreas pode ser condiderado a cura para o diabetes?

O transplante de pâncreas é atualmente o único tratamento que cura o diabetes insulino-dependente disponível no Brasil . Nos Estados Unidos da América, Canadá e Itália está sendo desenvolvido o transplante de ilhotas pancreáticas que representa outra forma de cura do diabetes insulino-dependente numa forma menos grave e que ainda apresenta limitações no seu emprego

Qual a taxa de sucesso do tx de pâncreas atualmente?

Considerando-se nossos 105 casos já realizados, temos um índice de sucesso em torno de 80%. Se considerarmos os últimos 50 casos, quando as técnicas já estavam aprimoradas por nosso grupo, este índice chega próximo de 85%. Isto significa que quanto mais casos realizamos, os resultados tendem a melhorar e aproximarem-se dos 90% alcançados nos melhores serviços americanos. Neste anos, já realizamos 16 transplantes de pâncreas, com uma projeção de 55 a 60 até o final do ano, situação que nos colocará como o segundo maior centro transplantador de pâncreas do mundo, atrás apenas da Universidade de Minnessota no EUA.

E esta taxa é devida a qual fator principal?

O sucesso do transplante de pâncreas é maior conforme a experiência do grupo. As perdas de órgãos transplantados se dão em 5 a 10% por complicações cirúrgicas ou infecciosas e em outros 5 a 10% por motivos imunológicos, relacionados a rejeição. As complicações cirúrgico-infecciosas ocorrem poucos dias ou semanas após o transplante enquanto as rejeições podem ocorrer meses ou mesmo anos após. Assim, além de uma boa cirurgia, um bom acompanhamento pós-operatório é fundamental para o sucesso do transplante

Qual a função dos imunossupressores no tx? Quais as consequencias disso?

A função dos imunossupressores é a de evitar a rejeição. Para tal, suas doses devem ser rigorosamente controladas após a operação, uma vez que doses elevadas aumentam os riscos de infecção além de serem tóxicas aos rins e sistema nervoso, enquanto doses baixas predispõe a rejeição e consequente perda dos órgãos transplantados.

O que o sr. aconselharia às pessoas que se encaixam nos critérios para fazer o tx e querem fazê-lo?

Todos os diabéticos devem ser cuidadosos em seu tratamento para que evitem o desenvolvimento de complicações secundárias. Entretanto, se houver dificuldades para alcançar-se controle adequado, existem atualmente ao alcance de todos tratamentos antes indisponíveis, entre eles o transplante, que pode ser uma boa solução. Antes da indicação do transplante existe um protocolo a ser cumprido que envolve a realização de uma série de exames . Se o diabetes põe em risco a qualidade ou a própria vida do indivíduo e este encaixa-se nos critérios de indicação, o mesmo deve procurar o transplante o quanto antes.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Silmara Quintana
    16/09/2009 - 16:09

    Primeiramente parabéns pelo conteúdo... gostaria de que por gentileza me respondessem... qual o tempo e a posição cirurgica de um trasplante duplo ( rim e pâncreas)... desde já agradeço... silmara Quintana.

  • yrianne
    18/10/2009 - 23:33

    Eu sou diabete desde 4 anos preciso de ajudar
    hoje tenho 20 anos posso dizer que estou bem, mas
    não o suficiente a minha diabete tipo 1 juvenil, sou depende de insulina tenho deficuladades em controlar minha glicemia, o que eu faço para entra na fila de espera para um transplante. Mim dá alguma respostas. Yrianne

  • Kerolaine Franco
    10/11/2009 - 18:44

    por favor me ajudem a entrar nesta fila.!
    Tem 2 anos que tenho diabetes e tenho 13 anos.
    é muito difícil controlar!minha situação está precária!!

  • Selma
    14/12/2009 - 21:49

    Meu pai e diabetico, ele tem 66 anos e nao e usario de insulina, 6 anos que ele tem a diabete! começou a prejudicar a visao e urina o tempo todo, nao tem controle, gostaria de saber como e feito a doaçao e sim algum filho possa ser compativel a el ou qualquer outra pessoa? a doaçao tb e cirurgica?
    Obrigado

  • cida
    03/01/2010 - 12:44

    tenho,45,anos tenho diabetes,007.por uma faz de emoçional,muito forte,,estar,controlada por muitos medicamentos.gostaria de entrar na fila de ,,qualquer tratamento.para pesquisa,pois ajudar a mim,e a outras pessouas tb,pois e triste ,,viver,sem pode viver bem...

  • venusan
    05/01/2010 - 19:26

    olá hj estou completando 41 anos, sou diabético a 14 insulinado e a alguns meses fiquei muito mal, internado muitos dias e então descubri que preciso fazer um transplante de pancrêas e preciso entrar na fila de espera. como faço?
    por favor me responda preciso de ajuda.
    obrigado!

  • João Pedro
    04/03/2010 - 03:24

    Tenho uma filha que sofre a 25 anos e agora o rins dela está comprometido e o Médico sugeriu que fosse feito o transplante simultâneo de rins e pâncreas. Como faço para inscrevê-la na fila? Onde encontrar o órgão que faz essa inscrição?

  • flaviana
    22/05/2010 - 21:58

    Tenho um parente que sofre de diabetes a mais de 20 anos e a doença já comprometeu seus rins e sofro muito por isso, peço ajuda urgente para escrevê-lo para realização do transplante pâncrea-rim, por favor o que faço? Quais os meios que posso iniciar esse primeiro passo para curar essa pessoa.

  • Marcelo
    28/06/2010 - 18:20

    Tenham cautela ao decidirem fazer este procedimento, pois meu irmão Renato , fez este tranplante e após 10 dias teve uma forte emorragia devido a necrose arterial, também teve varias infecções por causa imunosupressão controlada. Infelismente ele não resistiu.

  • Carlos
    19/07/2010 - 19:32

    Prezado Dr. meu pai sofre de diabetes à algum tempo e agora encontra-se em estado grave de saúde de saúde na UTI. Seria recomendado realizar um transplante.

  • Vanessa Cristiana da
    25/08/2010 - 12:31

    Eu tenho 30 anos e sou Diabética á 07 anos (diabetes tipo 1 ) sou dependente insulinica. Moro no Guarujá , faço atividades fisicas por 05 anos direto, mas estou parada á 05 meses por falta de tempo.
    O meu sonho seria fazer um transplante de pancreas ou de Ilhotas, eu não aguento mais viver com essa doença.as vezes eu fico muito mal sem auto estima, eu posso ser uma canditada á transplante??

  • Anderson
    31/12/2011 - 00:49


    BOA NOITE

    GOSTARIA DE SABER, COMO EU FAÇO PARA ME INSCREVER NA FILA NACIONAL DE TRANSPLANTE.
    POIS SOU DIABÉTICO DO TIPO 1, A 18 ANOS. HOJE ESTOU COM 38 ANOS DE IDADE .
    SOFRO COM VARIAS COMPLICAÇOES JÁ INSTALADAS COMO: INSUFICIÊNCIA RENAL CRONICA, HIPERTENSÃO, NEUROPATIA
    E RETINOPATIA COM A PERCA TOTAL DA VISÃO ESQUERDA.
    NA CIDADE AONDE RESIDO, MANAUS/AM, NÃO E FEITO ESSE TIPO DE TRANSPLANTE .
    NÃO CONSEGUI MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O CADASTRO NACIONAL DE TRANSPLANTES
    .
    PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE ME AJUDEM.

    DESDE DE JÁ AGRADEÇO.
    .
    ANDERSON ALEXANDRE DOMINGUES

    MANAUS, 30 DE DEZEMBRO DE 2011

  • francielle
    30/04/2012 - 11:08

    Bom dia gostaria de saber como faço pra encontrar o hospital ou entidade de fila de espera de transplante de pancreas em são paulo.
    Meu marido tem diabetes do tipo 1 ha 20 anos ele tem 33 anos e ele gostaria de estar entrando na fila de espera para uma oportunidade de transplante de pancreas.
    Obrigada desde ja francielle

  • carlos henrique ellw
    29/05/2012 - 11:36

    preciso do transplate de pancreas.tomo insulina nph e regular.perco muito peso como ganho também.não tenho condições de trabalho por estar descontrolada,muita hipoglicemia após tipos de esfórços realizados.20 minutos de pequeno esforço e pouca insulina,volume menor a ser tomado ,já a tenho. obrigado. preciso do transplante.

  • willian
    31/05/2012 - 21:00

    tenho 28 anos sou diabetico desde os 19 anos como faço para fazer essa cirugia gostaria muito de sai dessa doença sou de taquaritinga-sp

  • Geralda
    31/07/2012 - 15:26

    minha filha tem 13 anos e aos 10 descobrimos que estava com diabetes, tipo 1 toma insulia lantus e novorapid. como faz para ela entra na fila de transplante??? o devo fazer. Somos de Ribeirao Preto SP.

  • Geralda
    31/07/2012 - 15:27

    minha filha tem 13 anos e aos 10 descobrimos que estava com diabetes, tipo 1 toma insulia lantus e novorapid. como faz para ela entra na fila de transplante??? o devo fazer. Somos de Ribeirao Preto SP.

  • nayara
    07/08/2012 - 19:14

    minha filha tem diabetes tipo 1 juvenil descobrimos ela tinha 11anos agora tem 17 queria saber como faço pra entra na fila de transplante porque ela tem muitos problemas por causa do diabetes e ñ consegue mantelo controlado moro em pereira barreto espero uma orientação muito obrigado

  • sebastiao
    04/09/2012 - 10:34

    ola bom dia,sou diabetes tipo 1 a 5 anos tenho 35 anos de idade e quero emtrar na fila para transplante gostari de saber como faço isso desde de já agradeço que Deus abeçõe a todos

  • Kelma
    11/09/2012 - 22:16

    Tenho uma filha diabética, tipo 1, sofro muito de ver como ela passa mal, pelo amor a Deus, me informem como posso colocá-la na fila para um transplante de rins e pâncreas, existe algum médico que pode me ajudar, ela tem que fazer urgente, ela tem 33 anos, não aguento mais ver minha filha sofrer, apesar dos tratamentos, já atacou a visão, rins, coração, me ajudem que tiver a possibilidade. Desde já agradeço. Uma mãe aflita. Kelma

  • Marcia
    01/12/2012 - 12:21

    Gostaria muito que pudessem me ajudar como faco para encontrar o endereco e o telefone desse hospital? Meu irmao tem diabete tipo um desde dos 4 anos de idade, e hoje ele tem 19 anos e ja esta afetando a vista dele...
    Muito obrigada!!!

  • Marcia
    01/12/2012 - 12:25

    Gostaria muito que pudessem me ajudar como faco para encontrar o endereco e o telefone desse hospital? Meu irmao tem diabete tipo um desde dos 4 anos de idade, e hoje ele tem 19 anos e ja esta afetando a vista dele...
    Muito obrigada!!!

  • Márcia
    14/01/2013 - 18:59

    Sugiro para quem precisa de transplante de pâncreas ou pâncreas/rim marcar uma consulta com o Dr. Marcelo (a equipe dele já fez mais de 600 transplantes de pancreas) nos seguintes telefones de acordo com sua condição :

    Ambulatório do SUS do Hospital Bandeirantes:

    11 3345-2000, agendar com o Dr. Marcelo Perosa as segundas- feiras a tarde

    Convênios:
    11 3287-6617 ou outros convenios - 3284-9551/3541-1269

    Particular:
    11 3798-0373

  • lindalva ferreira da
    13/03/2013 - 17:22

    meu marido tem diabete tipo 2 e ,eu gostaria de ser doadora de prancreas para que ele possa voltar a viver uma vida saudavel, desejo muito , me ajudem por favor. muito obrigado.

  • Marina
    14/03/2013 - 20:29

    Olá, meu namorado tem diabetes tipo 1 há um ano, ele tem apenas 17 anos e tem sofrido muito com o diabetes. A visão já começou a ser afetada e não aguento vê-lo sem expectativas de vida. Queria saber se é indicado o transplante de pâncreas-rim no caso dele, e também queria saber quais são as chances de recuperação do transplante e quantos anos ele pode viver com um órgão transplantado?
    Obrigada!

  • susana
    27/04/2013 - 23:08

    Olá.Meu nome é Susana meu filho tem 12 anos e desde 2010 tem diabetes.Eu não consigo cotrolar a clicose dele.Quero saber o endereço para incluir ele na fila de transplante.Moro na cidade de Rio Grande-RS.DEIXO PARA TODOS QUE PASSAM POR ESTE SOFRIMENTO ESTA ORAÇÃO.....DIANTE DO TRONO DE DEUS EU ME COLOCO E EM NOME DE SEU FILHO JESUS CRISTO EU PEÇO COM TODA A FORÇA DA MINHA ALMA ,QUE NESTE ANO DE 2013 SEJA ENCONTRADA A CURA PARA O DIABETES TIPO 1 E 2.QUE TODOS DIABETICOS OU PARENTES DIGAM COMIGO,

  • SUSANA
    27/04/2013 - 23:11


  • 27/04/2013 - 23:12

    AMEM

  • camila
    16/06/2013 - 19:32

    Ola, Parabens pelo conteudo!!
    Gostaria de mais informações sobre transplante,
    me marido é diabetico desde quando tinha 05 anos. Ele hoje em 30 e esta com varias complicações, o que precisamos fazer para entrar na fila de transplante? Eu posso doar um rim pra ele?

  • Márcia
    12/07/2014 - 04:25

    Quem quiser saber sobre transplante de pâncreas e pâncreas e rim e como se inscrever na lista deve ligar para o telefone 11 3541-1269 ou 11 3541-1698 e conversar com o enfermeiro Márcio.

  • Lana
    27/10/2014 - 16:28

    Oi, tenho 40 anos moro no Pará gostaria de saber, como posso ajudar sendo doadora para esse tipo de transplante, e também como inscrever minha cunhada, que é dependente de insulina, qual toma três doses diárias incluindo a de ação rápida, gostaria de ajuda-la, por se encontrar cada vez pior, me ajudem com alguma resposta o quanto antes.

  • Álan Cristian
    22/01/2015 - 11:59

    tenho 28 anos desde 11 anos tomo insulina para o tramento do diabetes tipo 1 estou sofrendo com embaçamento das vistas e picos de glicose, ou seja glicose baixa e alta preciso de um transplante de pãncreas por favor vc que esta lendo este comentário em nome de jesus me ajude que Deus abençoes.

  • Álan Cristian
    22/01/2015 - 11:59

    tenho 28 anos desde 11 anos tomo insulina para o tramento do diabetes tipo 1 estou sofrendo com embaçamento das vistas e picos de glicose, ou seja glicose baixa e alta preciso de um transplante de pãncreas por favor vc que esta lendo este comentário em nome de jesus me ajude que Deus abençoes.

  • pedro oliveira
    08/05/2015 - 10:57

    Bom Dr Marcelo pois tenho diabete a mais de dez anos e estou com problemas renais e eu gostaria de agenda uma consulta com vc , pois tenho plano de saúde hapvida vc aceita?

  • pedro oliveira
    08/05/2015 - 11:04

    Dr Marcelo bom dia , pois tenho diabete a mais de dez anos e estou com problemas com rins , e por isso gostaria de marca uma consulta com vc , eu tenho plano de saúde hapvida vc aceita ? Casa nao aceita darei o outro jeito para min ter esta consulta com vc , pois moro no estado do para em uma cidade distante 200 km da capital aguardo resposta.

  • pedro oliveira
    08/05/2015 - 11:04

    Dr Marcelo bom dia , pois tenho diabete a mais de dez anos e estou com problemas com rins , e por isso gostaria de marca uma consulta com vc , eu tenho plano de saúde hapvida vc aceita ? Casa nao aceita darei o outro jeito para min ter esta consulta com vc , pois moro no estado do para em uma cidade distante 200 km da capital aguardo resposta.

  • pedro oliveira
    08/05/2015 - 11:06

    Dr Marcelo bom dia , pois tenho diabete a mais de dez anos e estou com problemas com rins , e por isso gostaria de marca uma consulta com vc , eu tenho plano de saúde hapvida vc aceita ? Casa nao aceita darei o outro jeito para min ter esta consulta com vc , pois moro no estado do para em uma cidade distante 200 km da capital aguardo resposta.

  • Vanderson
    03/06/2015 - 20:19

    gostaria de saber como faço para me escrever para participar da espera de um transplante de pâncreas.

  • João Carlos
    16/07/2015 - 20:01

    Boa noite minha filha tem diabetes tipo 1 e a glicenia dela oscila muito ela só tem 2 anos como faço para colocar ela na fila de transplante..

  • claudomiro
    07/02/2016 - 11:15

    bom dia minha filha tem o diabetes tipo 1 e ela tem apenas 7 anos só que é muito dificil controlar a glicemia dela pois cai para 20 e chega a 500 como faço para colocar ela na fila de transplante, desde já agradeço

  • josimar de S Santos
    14/04/2016 - 19:59

    Boa Noite Tenho 29 anos e sou diabético a 11 anos, necessito de 80 unidades de insulina NPH por dia e 40 unidades Regular, é mesmo assim não controla e sou moderado em minhas refeições,nos últimos exames o médico me falou que estou com o sangue grosso com falta de ferro e algumas vitaminas, já sou amputado de uma perna por causa de câncer e gostaria de saber como posso entrar na lista de transplantes?

  • David
    27/04/2016 - 10:47

    Tenho diabetes des dos 11 anos hj tenho 29 e dependo de insilina desejo entrar na fila do transplante minhas taxas sao auticimas! Ja começo a sentir as consequências do doeça e tenhoedo dos meus rins parar e ja cinto dores di mais.isso é um sonho de criança

  • Davi Gabriel
    29/04/2016 - 07:52

    Sou diabético a 3 anos e meio, tenho 13 anos e preciso muito
    De um trasplante de pâncrea,tenho um sonho das ser citado
    Pq não aguento mais toma tanta agunhadas todos os dias
    Por favo me ajudem..😢😢

  • Davi Gabriel
    29/04/2016 - 07:52

    Sou diabético a 3 anos e meio, tenho 13 anos e preciso muito
    De um trasplante de pâncrea,tenho um sonho das ser citado
    Pq não aguento mais toma tanta agunhadas todos os dias
    Por favo me ajudem..😢😢

  • VALQUIRIA
    25/09/2016 - 19:08

    MEU SOBRINHO TEM DIABETI TIPO UM DESDE DOS 15 ANOS HOJE ESTA COM 21 FAZ 6 ANOS QUE CONVIVE COM ESTE PROBLEMA MAS NÃO ACEITA VIVE EM DEPRESSÃO .
    UM TRANSPLANTE SERIA A ESPERENÇA .
    SOU A TIA DELE VINICIUS AFFONSO DE ALMEIDA
    HOJE COM 21 ANOS.

  • Kerly Silva
    07/11/2016 - 18:02

    Conscientização ,essa é a forma mais adequada para lidar com essa doença. Assim que adoeci, há + ou - 16 anos pensei que fosse a pior coisa do mundo até entrei em depressão vivia chorando não conseguia lidar com essa nova forma de vida, mas depois que me internei para controle do D.M.tipo I no HUUFMA foi que eu pude perceber que o meu problema era uma fagulha perto de tanto sofrimento que presenciei de pessoas que ainda estavam sendo estudada alguma forma para aliviar sua dor de doenças sem remédio nem solução. Foi aí que percebi que tenho todos os recursos para viver + ou - Bem ,entendem? Insulina aparelhos para controle,alimentos diet...Há pessoas que não tem nada disso e morrem por falta de esperança e tristeza. Melhor do que o transplante é ser feliz da maneira como puderem enquanto ele ainda não vem.

  • Sislene de Moura Tel
    12/11/2016 - 15:08

    Tenho diabetes há dez anos, tomo todos os dias insulina NPH e regular três vezes ao dia. Não suporto mais tantas furadas. E sem contar que não está tendo lugar mais pra aplicar. Pois estou com as pernas cheia de vasinhos. E também a diabetes sempre descontrolada. Preciso muito de um transplante
    Estou muito triste com essa situação. Fora essa doença aínda tenho síndrome da pessoa rígida que também não tem cura. Quero muito viver. Pois trabalho na área da saúde e pra mim é muita satisfação cuidar do próximo. Amém.

  • Sandra R.Chimanski
    29/01/2017 - 22:02

    Quero cadastrar meu filho com diabete tipo 1 ele tem 38 anos e ja esta com neuropatia diabetica,me ajudem por favor,agradecida!!

  • Marlene Araujo
    14/02/2017 - 13:29

    Olá tenho 38 anos sou diabética tipo 2 desde os meus 20 anos ñ consigo engravidar por causa disso e agora estou sentindo os meus rins doerem queria muito entrar na fila e conseguir um transplante .desde já obrigada.

  • izabel
    04/07/2017 - 15:53

    minha filha e diabetica tipo 1, e aconteci com frequencia a ipoglecinia nao tamos tendo controle e ela sofre muito, ela tem 9 aninos, a coisa que ela mas fala e que ela queria ser normal. ou seja comer como crianca come e briga. e muito triste entao eu queria informacoes sobre como realizar um tranplante de panques nela. ver minha filha sorrir como crianca.

  • Josias
    17/08/2017 - 20:14

    Sou diabetico tipo 2 a 7 anos tomo medicamento mas nao e o suficiente para controle e me sinto muito com os remedios preciso entrar na fila de transplante

  • Josias
    17/08/2017 - 20:14

    Sou diabetico tipo 2 a 7 anos tomo medicamento mas nao e o suficiente para controle e me sinto muito com os remedios preciso entrar na fila de transplante

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Entrevistas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.