O Começo - Diabetes, Vida e Comunidade

O Começo

13/05/2002 - DiabeteNet.Com.Br


Dra. Mari Cleide Sogayar

Tudo começou quando, há cerca de 6-7 anos, o Dr. Freddy veio me procurar para colaborar neste projeto de "Isolamento, purificação, criopreservação e encapsulamento de ilhotas pancreáticas humanas para transplante em pacientes diabéticos".

A princípio relutante, acabei entrando neste projeto com muito empenho, sem poupar esforços para, algum dia, atingir nossa meta. Um grupo multidisciplinar foi formado, com pessoal da área médica (clínicos e cirirgiões) e pesquisadores da área de pesquisa basica em Biologia Celular e Molecular.

Graças ao apoio financeiro irrestrito da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e logístico do Depto. de Bioquímica, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, foi possível montar a Unidade de Ilhotas Pancreáticas Humanas do IQ-USP (a primeira no Brasil!) inspirada na instalação do Dr. Camillo Ricordi (Diretor do Diabetes Research Institute, University of Miami, Florida) que nos recebeu, generosamente, para visitas e transferência de "know-how".

A partir do ano passado, formalizamos uma colaboração com os Profs. Drs. Ricordi e Marcos Mares-Guia, para buscar materiais biocompatíveis que possam ser utilizados para o encapsulamento e imunoisolamento das ilhotas, evitando, assim, a rejeição destas pelos pacientes diabéticos. Nestes anos todos, foi possível aperfeiçar a técnica de isolamento e purificação de ilhotas, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.

Os resultados conseguidos até aqui justificaram um novo financiamento da FAPESP, para consolidar a implantação da tecnologia e construir uma sala especial (Sala Limpa, padrao cGMP) que permita preparar ilhotas em condiçoes de esterilidade e segurança, para serem utilizadas nos primeiros testes clínicos, o que deve ocorrer ao longo deste ano.

Além da FAPESP e do Inst. de Qumica da USP, temos contado, também, com o apoio da Astra Produtos Medicos e da Lufthansa. Espera-se conseguir, ainda, mobilizar outros setores governamentais, entidades privadas e o publico, em geral, em torno desta meta de oferecer uma alternativa terapeutica mais avançada para o diabetes.

Dra. Mari Cleide Sogayar
Professora Titular
(Depto. de Bioquímica) Instituto de Química - Chemistry Institute
Universidade de São Paulo - University of São Paulo
Rua Lineu Prestes, 748
05508-900 São Paulo, SP, BRAZIL
Phone/Fax: 55 (11) 3818-3820 and 3818-3810 extension/ramal 210
Pager: 5188-3838 - Code: 163771
e-mail: mcsoga@iq.usp.br

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Veja mais Artigos:

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Artigos
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.