Contagem de Carboidratos - Diabetes, Vida e Comunidade

Contagem de Carboidratos

24/05/2004 - Comunidade DiabeteNet.Com.Br


Existem vários métodos pelos quais as pessoas portadoras de Diabetes Mellitus podem planejar sua alimentação e manter a glicemia o mais próximo do normal possível, juntamente com a medicação e atividade física. Um desses métodos é a CONTAGEM DE CARBOIDRATOS.
A Contagem de Carboidratos é uma estratégia nutricional, onde contabilizamos os gramas de carboidratos consumidos nas refeições e lanches, com o objetivo de manter a glicemia dentre de  limites convenientes. A razão pela qual você  deve focalizar  em contar gramas de carboidratos é porque os carboidratos tendem a ter  maior efeito na sua glicemia.
Quando você entende como contar carboidratos, você tem uma maior variedade na escolha dos alimentos que compõem o seu plano alimentar. E também, pode controlar sua glicemia mais precisamente.
A Contagem de Carboidratos pode ser utilizada por QUALQUER PESSOA COM DIABETES. Também é muito útil, até mesmo indispensável, para aquelas pessoas que utilizam como forma de tratamento a terapia com múltiplas doses de insulina  ou bomba de infusão, onde a insulina pode ser ajustada baseada no que a pessoa consome de alimentos.

ITENS INDISPENSAVEIS PARA UTILIZAR A CONTAGEM DE CARBOIDRATOS: 



  1. Acompanhamento com um profissional Nutricionista que trabalhe com  Diabetes  Mellitus  e   Contagem de Carboidratos.
  2. Motivação para iniciar uma nova Terapia Nutricional
  3. Anotar todos os alimentos que você come e quantidades, para descobrir a  quantidade de carboidrato que você está consumindo.
  4. Saber ler e escrever, ou pelo menos ter noção de medidas caseiras
  5. Medir a glicemia mais vezes, em diferentes horários. Esta é  única maneira de saber se seu plano alimentar e tratamento estão funcionando. Sua glicemia mostra quando e quais mudanças são necessárias.

    CONHECENDO OS CARBOIDRATOS

A maior parte dos carboidratos que ingerimos  vêm de 3 grupos:



  • Grupo do pão(arroz, batata, mandioca, milho,massas, biscoitos doces e salgados, cereais),
  • Grupo da fruta(todas),
  • Grupo do Leite(leite, iogurte
  • Grupo dos Vegetais 


Assim, embora a fruta, além dos carboidratos também possuir vitaminas, minerais e fibras; o leite além dos carboidratos possuir proteína e cálcio ? para o corpo  1 FATIA DE PÃO  = 1 MAÇÃ PEQUENA = 1 COPO DE LEITE, ou seja 15 gramas de carboidratos.
Vale ressaltar que para o controle da glicemia e ajuste da medicação é  mais importante saber quanto você está  consumindo  de carboidratos em cada refeição do que saber o total do dia.

A QUANTIDADE DE CARBOIDRATOS DEVE SER CONSISTENTE , ISTO É, SEMPRE A MESMA( a menos que você aprenda como  ajustar a insulina para quantidade de carboidrato)

PRATICANDO  A  CONTAGEM :

02 Fatias de pão de forma:24g cho
                margarina light: 
---
01 copo de  iogurte   light :15 g cho
01 banana pequena:15 g cho

 Total : 44 g carboidrato

Sabendo a quantidade que você deve consumir de carboidratos por refeição, permite que você possa variar seu cardápio, utilizando alimentos diferentes, mas sempre respeitando as quantidades de carboidratos estabelecidas, mantendo peso corporal e glicemias saudáveis
Para o uso da contagem, teremos também que aprender a observar embalagens, conhecendo a quantidade de carboidratos dos alimentos, e quando não houver a informação na embalagem, perguntar ao nutricionista e até mesmo nos Serviços de informação ao consumidor.

E O AÇÚCAR?

É muito comum as pessoas acharem que portadores de Diabetes devem evitar todas as formas de açúcar. Muitos estudos têm mostrado que alimentos com açúcar não promovem uma maior elevação da glicemia, quando comparados a outros  alimentos que não tenham açúcar.

ISTO SIGNIFICA QUE POSSO COMER BOLO DE CHOCOLATE A VONTADE E NÃO ME PREOCUPAR?

NÃO!! Uma fatia de bolo de chocolate com cobertura tem aproximadamente 45 g de carboidrato, 15 g de gordura, poucas vitaminas, minerais, quase nenhuma fibra. Antes de comer 1 fatia de bolo, ou qualquer outro doce, PERGUNTE-SE:
1) Será que este pedaço de bolo vai me satisfazer ou eu ainda terei fome?
2) Como isto se encaixa no meu plano alimentar?
3) Será que tenho opções mais saudáveis?

É importante saber que o açúcar não é o único carboidrato que você tem que controlar. O corpo vai converter todos os carboidratos em  glicose. Assim, porções extras de arroz, pão, fruta e leite também aumentam a glicemia.

Lembre-se que você que tem Diabetes é parte integrante desta equipe, e estaremos todos em busca de uma vida mais saudável

Gisele Rossi Goveia é nutricionista da Preventa Consultoria em Saúde, membro do Conselho Consultivo da ADJ-SP e  FENAD , membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes

Luciana P C Bruno é nutricionista da Preventa Consultoria em Saúde, membro do Conselho Consultivo da ADJ-SP  e FENAD,membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, treinamento em Diabetes

Contato: preventa@uol.com.br

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • rozilma
    09/12/2008 - 00:54

    gostei muito da materia, estou aprendendo a contar os carboidratos agora onde o meu filho faz o controle, vocês poderão disponibilizar uma tabela de caboidratos no site para nos

  • rozilma
    09/12/2008 - 00:57

    gostei muito da materia, estou aprendendo a contar os carboidratos agora onde o meu filho faz o controle, vocês poderião disponibilizar uma tabela de caboidratos no site para nos

  • nelson
    06/01/2009 - 08:34

    gostaria de receber uma tabela de contagem de carboidratos dos alimentos, para eu fazer as contagens.

  • eurides
    16/02/2009 - 07:49

    gostaria de receber uma tabela de contagem de carboidratos dos alimentos, das frutas, dos pães e das bebidas( suco, leite, chás)

  • Anderson
    25/02/2009 - 10:56

    gostaria de receber uma tabela de contagem de carboidratos dos alimentos, com relação a dose de insulina que se deve tomar.

  • Ricardo
    26/02/2009 - 15:41

    gostei da materia gostaria de receber tabela de contagen de cabidratos dos alimentos, das frutas, das massas e das bebidas.....

  • Jalmar
    24/08/2009 - 10:45

    Minha esposa é diabética e começou a caminhar diariamente durante uma hora. Quanto ela deve consumir de calorias ou de carboidratos?

  • elieni
    04/09/2009 - 16:57

    por gentileza tem como vcs enviar uma tabela de contagem de carboidratos, para mim..a mais simples ou melhor resumida..tomo insulina regular e a humana juntos..obrigadoo

  • Fátima Saraiva
    10/11/2009 - 09:33

    Preciso de uma tabela de alimentos, carboídaátos e medida caseira

  • rosana
    12/11/2009 - 10:27

    meu esposo e diabetico a 10 anos mais nao consegue controlar o nivel de acucar hora almeita hora cai ele toma a regular e a humana pode me mandar uma tabela de contagem de carboitrato para ele mais se puder resumida para ficar mais facil obrigada espero o retorno bom dia

  • Luciene
    18/11/2009 - 16:52

    O artigo foi muito esclarecedor, mas como percebi na maioria dos comentários, poderiam dispor de um tabela com a contagem de carboidratos para os que requesitam, ou mesmo no artigo, pois todos que irão utilizar dessa técnica precisa dela. Desejaria saber se todas as tabelas são iguais (se, por exemplo , se as gramas de carboidratos de um pão francês pequeno, é igual em todas elas), quanto de insulina rápida se deve tomar pra que quantidade de carboidrato ingerida e gostaria de receber uma tabela.

  • tina
    10/12/2009 - 23:32

    muito legal e super exclarecedor!!! mas como posso saber qual a quntidade de carboidratos que deve consumir uma pessoa tipo 2 que tem 70 anos ? esta se tornando um drama de vida, se pudrem ajudar vai aqui meu imenso agradecimento e é uma promessa qu farei a informaçao circular.

  • Silvana
    02/02/2010 - 17:48

    vcs poderiam me mandar 1 tabela de quais frutas, legumes e cereais posso utilizar.
    Gostaria de saber a quantia de cada um desses alimentos podem ser ingeridos no mês e se tem problemas a mistura. Obrigado

  • Dulcina
    13/02/2010 - 13:30

    Tb gostaria de receber a tabela de contagem de CHO por email...

  • Paulo Sergio
    19/02/2010 - 15:04

    Gostaria de receber uma tabela para fazer a contagem de carboidratos.

  • Helder
    20/02/2010 - 15:33

    Gostei muito do sait, porém acho que poderia dá informações mais precisas sobre nutrição principalmente para pessoas que algum tipo de problema como no meu caso que sou diabético e tenho dificuldade em saber quais os alimentos com menor taxa de carboidrato - gricose ok gostaria que vcs me enviassem uma tabela com diversos alimentos do nosso dia -a-dia e a quantidade de carboidrato de cada um. obrigado fico no aguardo

  • joão luiz
    13/03/2010 - 22:43

    Assim como todas as mensagens enviadas, também estou curioso para saber a Tabela de contagem dos Carboidratos, a fim de poder fazer o controle.
    Grato pela ajuda.

  • Eliane
    16/03/2010 - 15:51

    Gostei muito dessa materia, gostaria de receber por e-mail a tabela de carboidrato para uma pessoa que tem diabetes tipo 1, minha filha é diabetica e gostaria muito de aprender como isso é feito para poder controlar mais a glicemia.
    Grata pala ajuda

  • eliane
    17/03/2010 - 13:20

    ADOREI ESSA MATERIA E GOSTARIA DE RECEBER UMA TABELA POR EMAIL PARA MELHOR CONTROLAR MINHA GLICOSE.
    OBRIGADA PELAS DICAS.

  • eliane
    17/03/2010 - 13:21

    ADOREI ESSA MATERIA E GOSTARIA DE RECEBER UMA TABELA POR EMAIL PARA MELHOR CONTROLAR MINHA GLICOSE.
    OBRIGADA PELAS DICAS.

  • david de morais
    20/03/2010 - 21:39

    tenho 8 anos tenho dia betes gostaria de aprender a comtagem de carboidrato tomo novo mix 30 12ui as 10:00h 10ui 18:00h 8ui 23:00h asvezes fico hipo 12 91900820

  • david de morais
    20/03/2010 - 21:40

    tenho 8 anos tenho dia betes gostaria de aprender a comtagem de carboidrato tomo novo mix 30 12ui as 10:00h 10ui 18:00h 8ui 23:00h asvezes fico hipo 12 91900820 preciso de ajuda

  • neiton
    02/04/2010 - 22:05

    gostaria de receber uma tabela para melhorar minha diabetes ela é muito alta chega até 480 meu aparélho ja deu hi .

  • Júlio César Martins
    06/04/2010 - 20:01

    Parabens! Ótima matéria. Gostaria se for possivél receber uma tabela para contagem de carboidratos. Sou diabético tipo 1. Obrigado. Júlio César Martins de Rezende

  • Elizabeth
    25/04/2010 - 23:53

    Adorei esta materia: otima orientação, Parabens

  • paulo
    22/05/2010 - 17:42

    cade a tabela, sem a qual fica impossivel calcular, atenda nosso pedido tabela .........

  • Reginaldo Tavares
    29/05/2010 - 21:24

    Dorei as informaçoes, mas, tambem gostaria de receber uma tabela de carboidratos. Obrigado

  • gilceia s sousa cruz
    14/06/2010 - 22:36

    Amei as informaçoes,gostaria de receber a tabela de carboidrato.Obrigado

  • elisangela
    04/07/2010 - 16:01

    gostei da materia,pois tenho uma filha de 9 anos e nao consigo equilibrar a diabetes sempre esta alta. entao gostaria de aprender a contagem de carboidratos. obrigada.

  • vanusa
    19/07/2010 - 16:33

    Sou diabetica á três anos,e minha glicemia e toda descontrolada,tomo isulina e remedio,mas não sei o que fazer com meu cardapio.Queria receber um cardapio para poder manter minha glicemia,e aprender a contagem de carboidratos.Obrigada beijos.

  • PAULO CIRUFFO
    06/09/2010 - 14:12

    SOLICITO INFORMAÇÕES SOBRE O DIASIP. SUA DOSAGEM E QUAIS OS BENEFICIOS APRESENTADOS POR ESTE PRODUTO.

    SINCERAMENTE,

    DR. PAULO CIRUFFO

  • Valeria
    07/09/2010 - 23:22

    Que lástima!
    Tudo possui carboidratos! Até as frutas!
    Gostaria, assim como a grande maioria, de receber uma tabela com a contagem dos carboidratos.
    Penso que seria melhor uma relação daquilo que posso comer. Seria mais fácil!Descobri recentemente que sou diabética e , confesso, não estou gostando nem um pouquinho dessas restrições. Estou meio perdida diante de tantas informações.
    .

  • DAVID MENDES PEREIRA
    10/09/2010 - 18:52

    Caros amigos,
    Sou diabético ha 17 anos. Desde o início venho tentando o controle. A partir da minha consulta no fim de agosto, meu médico sugeriu o controle com a contagem do carbohidrato. Estou achando muito interessante e conseguindo ótimos resultados.
    O ponto crucial é o diabético procurar definir qual é a sua relação UI por grama de carbohidrato.
    É um assunto que vale debater. Se alguém precisar discutir sobre o assunto estarei a disposição.

  • alaim
    07/10/2010 - 23:31

    gostaria de receber uma tabela com contagens dos carboidratos para diabeticos

  • elizabeth
    14/10/2010 - 23:20

    gostei muito das explicações, mas queria me aprofundar mais, sou diabetica uso bomba de infusão e o meu problema maior são os carboidratos, pois a maioria não constam na minha lista será que voces poderiam me mandar por email uma lista mais completa.
    obrigado

  • Sonia
    17/10/2010 - 16:33

    Adorei a materia. Gostaria de receber a tabela com. contagens de carboidratos

  • Larissa
    31/10/2010 - 10:55

    por favor me mande a tabela de carboidratos grata.

  • Maria Lúcia
    05/11/2010 - 14:14

    Achei muito interesante as informações sobre carboidratos, só que preciso da tabela de contagem de carboidratos, principalmente para bolo de aniversário, salgadinhos, pois vou em festas e o diabetes fica todo descontrolado. Obrigada.

  • Maria Lucia
    05/11/2010 - 14:16

    Tabela de contagem de carboidratos ( bolo, salgadinhos)

  • Carlos
    12/11/2010 - 18:35

    Boa materia.Gostaria de receber tabela de contagem de carboidratos dos alimentos, e se posivel com relação a dose de insulina que se deve tomar.

  • Marcelo
    17/11/2010 - 20:28

    Achei muito educativa a matéria. Gostaria de receber a tabela de contagem de carbohidratos. Gostaria de perguntar se existe algum fator de risco que devo observar quando da contagem.

  • paulo
    18/11/2010 - 23:07

    voces estão de parabéns pelas materias, sera que poderia me enviar a tabela de contagem de carboidratos com a dosagem de insulina a ser tomada

  • Consuelo Lima
    08/12/2010 - 21:36

    Parabéns pelas informações! Como todos os anteriores eu também gostaria de receber uma tabela de contagem de carboidratos, pois a médica do meu filho recomendou a bomba de infusão, mas para ser colocada eu preciso primeiro aprender essa contagem! Me ajudem por favor, pois a glicemia dele ocila muito e na maioria das vezes ele dorme com hiper e acorda pela manhã com hipo. Desde já agradeço a atenção!

  • Wilson
    16/12/2010 - 19:36

    parabéns essas informações de vcs me foram muito utéis saber que o açucar não é o unico vilaõ para o diabetico.

  • Rivelino Veiga
    15/02/2011 - 14:45

    ótimo

  • paulo
    15/03/2011 - 09:08

    oi,adorei essas preliminares de infomaçao.mas gostaria de receber, uma tabela de calculo de carboidrato.para assim poder controlar o mesmo.OBG:

  • Josiane
    16/03/2011 - 20:13

    Oi, gostei muito da matéria, sou diabética e gostaria muito de poder receber uma tabela de calculo de carboidrato, se for possível ficarei muito agradecida

  • Selma
    25/03/2011 - 20:33

    Sou pré diabética e estou tomando metformina, posso fazer uso da tabela de carboidrato, caso positivo, gostaria muito de recebe-la em meu e-mail.
    Grata.

  • Moisés
    05/05/2011 - 20:32

    Oi Achei muito interecente essa materia pq sou Diabetico tomo Insulina de manha e a noite, porriso gostaria de controlar o meu deabeti e com essa tabela de carboidrato me ajudaria bastante,porriso gostaria de receber essa tabela de carboidrato se for possivel ficarei muito grato..

  • symone
    25/05/2011 - 17:53

    gostaria de obter essa tabela , ou saber onde encontra-la , muito obrigado , aguardo resposta ...

  • Roseli
    27/07/2011 - 15:02

    oiii,vcs estão de parabens!!! assim facilita a vida de muitos diabéticos, mais eu queria saber mias sobre essa contagem de carboidratos... meu filho tem 6 anos a 3 anos descobrimos que ele é diabético e até hoje é difícil controlar a glicose dele. Tem dia que fica baixo demais e as vezes auto demais, gostaria de saber sobre as embalagem de alimentos que vem umas contagem que não consigo entender. Muito obrigada..

  • VERIDIANA
    28/09/2011 - 00:42

    GOSTARIA DE RECEBER POR EMAIL A TABELA DE CONTAGEM DE CARBOIDRATOS, OBRIGADA

  • lenara
    02/11/2011 - 12:57

    Gostaria de receber urgentíssimo uma lista para melhor identificar os carboidratos para a contagem

  • Julia
    21/12/2011 - 20:52

    Oi, gostei da materia, e gostaria de receber a tabela para contagem de carboidratos.... obrigada....

  • Julia
    21/12/2011 - 20:57

    Oi, gostei da materia, tenho uma filha de 6 anos e a 4 descobrimos que é diabética , gostaria de receber a tabela para contagem de carboidratos, e se possível também, um cardápio com os melhores alimentos a ser consumido .... obrigada....

  • lara
    09/03/2012 - 21:18

    uasei para o trabalho da escola e a professora me deu nota 10

  • lara
    09/03/2012 - 21:20

    eu adorei a materia parabems...

  • lara
    09/03/2012 - 21:26

    eu adorei a materia parabems...

  • Bete
    13/04/2012 - 08:02

    gostei da materia esta bem explicado a importancia da contagem do CHO, VAI ajudar no seminário do meu curso téc.nutrição e dietética, da disciplina Dietoterapia.

  • Nelson Luiz
    25/04/2012 - 21:24

    Gostei da matéria e gostaria como os demais de receber uma tabela de carboidratos. Tenho diabetes e tenho muita dificuldade de seu controle. Obrigado.

  • Sebastião Ap.Abreu
    05/05/2012 - 19:40

    Gostaria de receber esta tabela de contagem de carboidratos, achei interessante pois tenho DM2, para controlar melhor minha diabete.Como tudo tem carboidrato seria interessante ter esta tabela em mãos.
    Desde já agradeço.
    Obrigado

  • Cecília
    07/07/2012 - 14:37

    Descobrí recentemente que sou pré diabética e gostaria por favor de receber a tabela de contagem de carboidratos.
    Obrigada, sucesso para vocês!

  • Andreia
    20/07/2012 - 20:12

    Olá, sou diabética há 22 anos, estou com a glicemia hiper alto, com o dextro por volta 260 a 340 em jejum. Com a glicada 9,2. Preciso muito de fazer o Bolo Alimentar a contagem de Carboidratos. Estarei aguardando a tabela e como eu faço para calcular e usar a insulina. Obrigada!

  • Clio
    10/11/2012 - 19:02

    Sou diabetica tipo 2. Tenho a tabela de carboidratos,porem nao sei qtos pontos posso comer por dia.
    Peco a gentileza de me mandar.
    Obrigada

  • leticia
    12/11/2012 - 14:39

    minha filha tem diabetes tipo 1, estou iniciando o tratamento com a contagem de carboidrato, preciso saber como faço a contagem, tenho muitas duvidas, mesmo com a orientação da nutricionista.

  • VANDOCIR FRANCHIN
    12/01/2013 - 08:08

    12/01/2013 Bom dia, estou muito satisfeito com as informações, vai me ajudar muito, gostaria de um tabela de carboidrato e quantidades de carboidrato por produtos, se for possível.

    Desde já agradeço,

    Vandocir

  • Versari
    17/01/2013 - 22:20

    Gostaria de saber, considerando a quantidade total de carboidrato nos diferentes alimentos que são ingeridos diariamente, qual o limite seguro desse total para portador de DM Tipo II.

  • Thaiza
    02/05/2013 - 17:20

    também adorei a matéria, adoraria receber a tabela para calcular os carboidratos e algumas informações, estou desesperada, descobrimos essa semana que meu esposo é diabético, ele tem apenas 27 anos, não sei o que posso dar para ele comer! grata e anciosa pela resposta.

  • wilma
    26/07/2013 - 16:28

    gostaria de receber a tabela para calcular os carboidratos sou diabetica e gostaria de mim cuidar

  • Eneida Nogueira
    12/09/2013 - 16:55

    Gostaria de receber a tabela para calcular os carboidratos.
    Grata

  • marina gonçalves
    02/10/2014 - 09:31

    Gostaria de ver um exemplo ,de conta de carboidrato de uma glicemia por ex;320 e a outra de 146?E porque eu não estou conseguindo fazer a conta para saber quanto de insulina eu tenho que tomar porque estou com muitas dificuldade em fazer a conta por favor me mandem esses dois ex.

  • teresa
    16/03/2015 - 17:48

    Gostei muito da matéria, gostaria de receber a tabela da contagem de carboidratos e um exemplo bem fácil de entender.
    Desde já agradeço.

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Nutrição&Diabetes
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Maio - 2017
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.