O desafio do Fast-Food - Diabetes, Vida e Comunidade

O desafio do Fast-Food

01/04/2002 - DiabeteNet.Com.Br


Acredite se quiser, você pode fazer uma refeição saudável escolhendo bem o que comer no fast-food. Como? Saiba exatamente o que está pedindo e verifique seu plano de alimentação.

Mantenha em mente as regras básicas da boa nutrição: Comer variedade de alimentos, em quantidades moderadas e limite a ingestão de gorduras e sal nos alimentos.

Siga as orientações de seu médico ou nutricionista. É uma boa idéia contar a quantidade de gramas de gordura e verificar quantos gramas são ideais para você. A maioria dos fast-foods fornecem as informações sobre os alimentos se você pedir.

O que você pede é a chave do problema. É fácil ingerir a quantidade de gordura, sal, calorias e carboidratos de um dia inteiro em apenas uma refeição de fast-food. Mas fazendo boa escolha você ainda assim poderá estar dentro das quantidades ideais.

Algumas diacs para boa escolha:
· Saiba que em média uma refeição de fast-food tem cerca de 750 Kcal. Não é muito para uma refeição completa mas é caloria demais para um único sanduíche.
· Se você quer comer em um fast-food faça, no dia, refeições leves como frutas e vegetais.
· Saiba o valor nutricional daquilo que está pedindo.
· Saiba como seu alimento foi feito. Prefira os alimentos grelhados aos fritos em imersão.

O álcool e o Diabetes

As bebidas alcoólicas estão presentes em todos os locais que vamos. Se alguém nos perguntar "o que você deseja para beber?" o que devemos dizer quando temos Diabetes?
A resposta depende de respostas a outras três perguntas:
Meu Diabetes está sob controle?
Meu médico concorda que estou livre de problemas de saúde que podem ser acarretados pela ingestão de álcool?
Eu sei como o álcool pode afetar meu Diabetes?
Se suas três respostas são sim, então você poderá beber ocasionalmente, o que quer dizer que você poderá ingerir no máximo dois drinks num mesmo dia.

O álcool e o organismo:

O álcool se move de maneira muito rápida para dentro do sangue sem ser metabolizado pelo estômago. Após cinco minutos de ter ingerido uma bebida alcoólica já pode ser detectado no sangue. Trinta a noventa minutos após a ingestão esta medida chega ao nível máximo.
O fígado faz grande parte do serviço de quebrar o álcool do sangue, mas ele necessita de tempo. Se você possui 70 quilos, levará cerca de 2 horas para metabolizar um copo de cerveja ou um coquetel.
Se você bebe álcool mais rápido do que a capacidade de seu fígado, o excesso não metabolizado vai para a corrente sangüínea e para outras partes de seu organismo. As células cerebrais são alvo fácil.

Risco de baixa na taxa de glicose sangüínea:

Se você tem Diabetes e se trata com injeções de insulina ou pílulas, você tem risco de sofrer de queda da taxa de glicose no sangue (hipoglicemia) quando ingere bebidas alcoólicas. Para se proteger nunca beba com estômago vazio. Planeje beber acompanhando uma refeição ou após comer um tira gosto que contenha proteínas, gordura ou ambos.

Mas como o álcool provoca a hipoglicemia?

Isso tem a ver com o funcionamento do fígado. Em condições normais quando seu nível de glicose no sangue cai muito o fígado passa a transformar o carboidrato estocado no organismo em glicose e joga esta glicose na corrente sangüínea, evitando os problemas da hipoglicemia. No entanto, quando o álcool entra no sistema digestivo isso muda um pouco. O álcool é uma toxina. Seu organismo reage ao álcool como se fosse um veneno. O fígado trabalha para eliminá-lo rapidamente da corrente sangüínea. Na verdade, o fígado não produzirá glicose até que acabe de cuidar da última gota de álcool no sangue. Se seu nível de glicose cair nesse meio tempo a queda poderá ser muito rápida causando a hipoglicemia.

Quando se mistura bebida alcoólica e exercícios físicos, aumentamos significativamente o risco da hipoglicemia.

O risco de hipoglicemia quando é ingerida bebida alcoólica é menor em pessoas com Diabetes do tipo II, que controlam seu Diabetes com dietas e exercícios físicos. Mesmo assim deve-se ter cuidado com o álcool quando se faz qualquer dieta alimentar.

Se você bebeu e tem Diabetes do tipo I deve verificar seu nível de glicose antes de dormir. Você poderá ter que ingerir algum alimento antes de dormir para evitar reações de hipoglicemia durante o sono.
Um aviso: Ingeções de produtos que combatem a hipoglicemia causada pelo excesso de insulina não ajudam em nada a hipoglicemia causada por ingestão de álcool.

Cuidado! Beber em excesso por um tempo pode causar danos ao seu fígado que poderá ter dificuldade em controlar a produção de glicose para o organismo tornando ainda mais difícil o controle de Diabetes.
Alguns dos sintomas de se ter bebido muito são confusão mental e falar embolado, sintomas semelhantes aos da hipoglicemia e dos níveis elevados de cetonas (comum em pessoas com Diabetes do tipo I que descontrolaram o controle tomando pouca insulina).

Álcool e gordura:

Apesar do ato de beber ocasionalmente não afetar seu controle de glicose no sangue, ele pode afetar o planejamento de suas refeições se você deseja perder peso. Duas cervejas light adicionarão 200 calorias extras. O álcool é considerado caloria "vazia" pois acrescenta calorias sem fornecer nenhum nutriente. Pergunte ao seu Nutricionista ou Médico sobre como incluir bebidas alcoólicas ao seu plano de alimentação.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Marcia
    22/06/2011 - 07:34

    tenho glicose controlada nao uso medicamentos, faço caminhadas diarias, e controlo os carboidratos, bebo vinho socialmente, isso tem agravantes?

  • dinah
    09/08/2011 - 19:32

    estou com a glicose alta não tomo medicação, sou sedentaria,embora meu trabalho exija esforço fisico estou tentando seguir a dieta da nutricionista mas esta difícil, pela falta de educação alimentar que tenho.

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.