Escolhas corretas - Diabetes, Vida e Comunidade

Escolhas corretas

01/04/2002 - DiabeteNet.Com.Br


Algumas bebidas são melhores escolhas para pessoas com Diabetes. Selecione bebidas que possuem menos álcool ou açúcares. Evite vinhos doces, vinho do porto, licores, que podem causar aumento agudo na taxa de glicose. Se você faz coquetéis, escolha misturas que utilizem refrigerantes dietéticos, água tônica dietética ou água. Cerveja light e vinhos secos são boas escolhas. Eles possuem menos álcool e carboidratos e ainda menos calorias. Ainda existem cervejas e vinhos sem álcool que apesar de possuírem calorias não possuem álcool.

Quando devemos evitar o álcool

Algumas pessoas não podem beber álcool. Ele poderá piorar alguns problemas decorrentes do Diabetes.
Se você possui problemas neurológicos decorrentes do Diabetes em seus braços ou pernas, bebidas podem aumentá-los. O álcool é tóxico aos nervos, pode aumentar a dor, queimação, formigamento, perda de sensibilidade e outros sintomas característicos de problemas com os nervos. Alguns estudos mostram que mesmo o ato de beber levemente (menos que duas doses por semana) pode afetar os nervos nestas pessoas.

Beber muito (três ou mais doses diárias) pode fazer com que doenças nas vistas decorrentes do Diabetes fiquem piores. Se você possui hipertensão você poderá diminuí-la apenas parando de ingerir álcool. Muitos diabéticos têm também altos níveis de trigliceres no sangue. Se é seu caso, não beba bebidas alcoólicas. Álcool afeta a forma com que o fígado limpa a gordura do sangue. Além disso, a presença do álcool provoca a produção de trigliceres pelo próprio fígado.

O que é caloria?

Caloria é uma medida de energia que equivale a quantidade de calor necessária para se elevar de um grau centígrado um grama de água ( no passado costumava-se definir caloria como a quantidade de calor necessária para de elevar de 14,5o C para 15,5o C um grama de água, mas medidas recentes mostraram que de 8o C a 80o C este calor é constante com a precisão de 0,2%). Como esta unidade de energia é muito pequena utiliza-se, na prática, uma unidade mil vezes maior, ou seja, a quilo-caloria, abreviada pelas letras kcal. É comum utilizar-se a palavra Caloria, com letra maiúscula, para se designar a quilo-caloria, o que leva a uma certa confusão de unidades, pois a pronúncia desta palavra não altera pela presença ou não da inicial maiúscula.

Se algum alimento é digerido pelo corpo humano, energia é gerada na forma de calor, que é o combustível do corpo. Se o processo de transformar alimento em energia cessa (a pessoa morre) o corpo humano esfria para a temperatura ambiente. Esta energia calorífica fornecida pelos alimentos vem da decomposição de compostos complexos de carbono e hidrogênio sendo transformados pelo corpo (metabolizados) em compostos simples de carbono e água.

As calorias podem ser obtidas dos carboidratos (açúcares), das proteínas, das gorduras e do álcool. O teor calórico dos alimentos não tem nada a ver com seu teor de vitaminas e sais minerais. Uma dieta bem balanceada deve então, considerar a necessidade calórica de cada indivíduo, bem como sua necessidade de nutrientes dos alimentos.

A maneira prática de se observar se você está ingerindo mais calorias do que necessita está na observação da quantidade de gorduras localizadas no seu corpo. A gordura é uma espécie de reserva que o organismo humano aprendeu a fazer, quando tem alimentação de sobra, para as horas de necessidade. Lembre-se de que na época das cavernas a alimentação era muito irregular. A necessidade de calorias de cada pessoa depende muito do nível de atividade física de cada pessoa. Com atividade física continuada as calorias armazenadas nos tecidos gordurosos são gradualmente mobilizadas para fornecer energia para o corpo. Além disto a massa muscular irá também aumentar gradualmente consumindo mais energia e assim por diante. Tudo isso só acontecerá se o total calórico ingerido pela pessoa estiver abaixo dos valores necessários para cada tipo físico e tipo de atividade física exercida pela pessoa. Veja a tabela de consumo calórico para saber qual a quantidade diária de calorias seu organismo precisa para se manter. Consumindo a mais deste total você poderá engordar e a menos você provavelmente emagrecerá.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • gil
    15/11/2008 - 16:32

    otima essa mensagem mim ajudou muito sou diabete mais faz seis messes que parei de beber.

  • Augusto
    22/03/2009 - 11:54

    Sou diabético há 20 anos e tenho controlado minha diabete com moderação na alimentação, e comprimidos antiglicemiantes, mas sem me privar de nada. Cortei com todas as bebidas alcoólicas excepto vinho tinto. Dois copos no máximo a uma refeição por dia. No entanto, gosto imenso de vinho do Porto. Será que, de vez em quando, poderei beber um cálicezito? Obrigado

  • carlos cesar
    18/02/2010 - 11:49

    Estou diabético a mais ou menos 3 anos, quando descobrí após sentir-me mal e procurar uma emergência
    a glicose estava em 330. Tomei um susto pois em minha família não consta nenhum caso de diabétes. Procurei um endocrinologista, que me receitou Glicovance 500/2.5. melhorei muito. porém tive em menos de 8 dias dois derrames no olho direito, que me incomodou muito. Fui ao Oftalmologista que me disse que com o olho estava tudo bem, pressão,fundo do olho etc... e me recomendou procuar um cardiologista e o endocrinologista de novo. Observei que quando tomo umas cervejas, meu açucar aumenta e nesses dias minha pressão arterial estava 17/11 e o açucar 158. Hoje 7 dias após o último derrame, fiz uma dieta, e minha pressão caiu para 14/8, 13/9 e o açucar hj em jejum deu 125 e o pós prandial as 09;30 hrs, deu 158 .
    Vou me cuidar mais e tentar melhorar a condição física.
    Obrigado pelas informações no site.
    Carlos Cesar

  • julieta
    24/02/2010 - 14:20

    olá carlos césar tal como voçe tambem sou diabética á 6 meses ,mas com insulina o comprimido em mim nao deu resultado, pelo menos aquele me me foi receitado pelo médico de medecina interna,estou com dificuldades em lidar com o problema pois nao tenho ninguem na familia diadético, um abraço e força julieta

  • mima alegria
    03/02/2012 - 17:56

    achei o´timo falar sobre diabete,queria saber se a pessoa com ataxa de glecemia de 104mlg,é considerado diabético

  • mima alegria
    03/02/2012 - 17:56

    achei o´timo falar sobre diabete,queria saber se a pessoa com ataxa de glecemia de 104mlg,é considerado diabético

  • marcelo
    04/02/2012 - 22:04

    ola, colegas diabeticos, também sou diabético já faço o controle da glicemia a pelo menos 3 anos e no ano passado tive um problema cardiaco e fui revascularizado,
    estou aprendendo a conviver com esse digamos mau do seculo 21. abraços.

  • Renyelle
    02/06/2012 - 09:36

    Por favor me ajude tirando algumas dúvidas.Sempre gostei d beber cerveja socialmente, mas em janeiro tive um AVC isquêmico, tbm estou com problemas no miocárdio,angina,sou diabética,hipertensa, e tenho problemas de circulação. Tomo 30 comprimidos por dia e insulina duas vezes. Descobri q existe cervrja sem alcóol, quarta farei cateterismo. a médica já falou que se ñ resolver, terei que ser submetida a uma cirurgia, que na verdade nem sei como é. Ela falou que o sangue que chega no meu coração é pouco,que ele bate lento, e sinto muitas dores no peito (angina). Sei que devo tá sendo uma louca em perguntar, mas essa cerveja com 0% de alcóol, eu posso tomar, e se posso, em qual quantidade ?

  • Domingos Santos de M
    01/05/2013 - 09:23

    Gosto muito dos comentários pela Internt, eles ajudam muito, a mi e a muita gente.

  • Luzanira
    01/07/2013 - 17:32

    Olá boa tarde gostei bastante das orientações parabéns pelos cuidados com pessoas diabéticas.

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.