A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO - Diabetes, Vida e Comunidade

A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO

19/02/2015 - Comunidade DiabeteNet.com.br

Imagem do conteúdo

    Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.

    É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e abrange bem mais do que dizer um simples "obrigado" diante de uma gentileza.

    É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada.

    É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E, quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no dia a dia.

    É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores, porque não sentem prazer em humilhar os outros.

    É possível detectá-la em pessoas pontuais. 

    Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete.

    Oferecer flores é sempre elegante.

    É elegante não ficar espaçoso demais.

    É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro.

    É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.

    É elegante retribuir carinho e solidariedade.

    Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. 

    A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que "com amigo não tem que ter estas frescuras". Se teus amigos não merecem uma certa cordialidade, teus inimigos é que não irão desfrutá-la.

    Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura.    

    Imagine Jesus esnobando os pescadores-apóstolos Pedro e João pela pouca prática em pescaria; ou os cobradores-pecadores Mateus e Zaqueu pela traição ao povo judeu; ou você, após admitir que caiu em pecado mais uma vez e que não conseguiu "chegar lá", como pretendia. Para Jesus, aceitar os outros, ouvi-los, conversar coisas que não Lhe interessavam, não ser espaçoso demais, etc., era uma necessidade. Ele era assim. Assim como? Fino!

    Ser cristão é ser delicado, embora seguro. É ser elegante. Cavalheiro, como só o Espírito Santo pode ser. Com certeza, a elegância no teu comportamento revela muito do quanto você se dispôs a crescer por causa do Evangelho.

Este motivacional foi gentilmente enviado por Maria José Caporrino

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Maria
    21/07/2010 - 14:34

    Exisem pessoas m nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.

    beijos com muito carinho

  • Mário
    01/02/2012 - 08:22

    "Ser elegante é saber ler, compreender e agradecer as pessoas que tem o dom de escrever."
    Obrigado.

    Mário Celso

  • Marisa
    12/04/2012 - 22:57

    Concordo com o Mário Celso e realmente e mais elegante foi Jesus que graças a Deus, fez existir pessoas que são elegantes e educadas o suficiente para lerem, principalmente compreenderem e agradecerem a quem têm o dom de saber escrever. Com as palavras podemos viajar mundo a fora, quando contamos um conto quando as mesmas são bonitas, basta querermos entendê-las, quando são palavras feias, ficamos tristes, pois elas dependendo de como são escritas ou mau interpretadas podem te arrasar, portanto depende de quem escreve, de quem lê, de como são interpretadas. As palavras t~em um grande poder...

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Motivacional
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.