Morreu Marcelo João - Diabetes, Vida e Comunidade

Morreu Marcelo João

05/09/2004 - Comunidade DiabeteNet.Com.Br


O telefone toca e eu recebo a noticia : morreu o Marcelo João
Aí você me pergunta:  quem era Marcelo João?

Marcelo João era um moço, 35 anos e morreu ... e do que morreu ?
Complicações do diabetes...

Mas isso acontece todos os dias e a toda hora, você responderá, já irritado com tanta divagação...

Perdoe-me caro leitor...eu explico...

Marcelo João era meu primo, não daqueles primos de segundo, terceiro graus, longínquos, mas primo de primeiro grau, filho do irmão de meu pai, mas que a vida por suas linhas escreveu que jamais nos conhecêssemos, embora ambos vivêssemos na Baixada Santista, mas nunca nos falamos e ou nos encontramos. Coube a minha irmã que mantinha contacto com ele de me dar a  noticia de sua morte.

E qual o motivo deste artigo ?

Após a triste noticia, fiquei pensando ......como alguém morre com tantas complicações de diabetes ? Um jovem forte, já tinha perdido a visão, amputado uma perna e fazia hemodiálise e com todas as complicações mais que a diabetes mal cuidada traz. e
que eu fiz que pudesse conscientiza-lo do que era diabetes e suas conseqüências ?
Era meu primo, e eu, com uma experiência relativa no trato da diabetes, já que por 34 anos minha esposa e eu convivemos diariamente com ela, não teria  sido omisso por nada ter feito, enquanto era possível ?

E acerca do transplante ?

Por que não o procurei e o informei das maravilhas  da chance de cura de todos os seus males?  Sim o transplante...como uma manifestação que li aqui neste site: O transplante devolve a qualidade de vida que a diabetes tirou...

Sim ele poderia estar vivo...Transplantado, assim como a Ana Luiza, com uma vida toda pela frente. Mas falhei ...Sem ter contacto com meu primo não pude transmitir a ele toda a bagagem adquirida através dos dolorosos anos convivendo com este mal.

Por isso conclamo a todos amigos leitores que conheçam  algum diabético e que sabem de todas as conseqüências e seqüelas da doença procure de toda forma ajudá-los, orientando-os e incentivando-os a conhecer a diabetes e seu  controle. Que participem das comunidades de diabéticos, tenham uma ampla convivência com pessoas com o mesmo problema. Assim poderão aprender a domar os danos do diabetes.

E para aqueles casos em que o transplante já se faz indicado, faça com que ele se intere deste modo de ficar livre do diabetes e voltar a ter sua qualidade de vida restabelecida...não faça como eu, que não tendo mantido contato com meu primo, quando tive notícias dele foi para saber que havia morrido em conseqüência do diabetes. Não se omita como fiz neste caso e que jurei nunca mais há de se repetir, sempre que souber de alguém sofrendo deste mal, irei levando o conhecimento que adquiri a duras penas e a esperança de uma mudança radical de vida com o transplante quando for o caso: 

Um abraço
heleno

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • viviane
    20/12/2008 - 20:15

    oiii sou diabetica,ja perdi 78% da visao esquerda e 45% da direita estou me cuidando com dietas e ouitras medicaçoes eu sempre pesquiso mais numca consiguh encontra listas de alguns dietas mais simples...sera q o saite naum poderia colocar algumas coisas simples de dietas? valeu

    abraços a todos

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Artigos
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.