Jornal britânico mostra: "milk-shake" de morango não tem morango - Diabetes, Vida e Comunidade

Jornal britânico mostra: "milk-shake" de morango não tem morango

26/04/2006 - UOL - Daily Mail


Londres, 25 abr (EFE).- A maioria dos "milk-shakes" de morango vendida nas lanchonetes "fast-food" no Reino Unido leva 59 ingredientes, mas nem um pedacinho da fruta, segundo o jornal "Daily Mail".

O jornal publica a denúncia de Eric Schlosser, num livro recém-publicado na Grã-Bretanha, com o título de "Chew on this" ("Mastigue isso", em tradução livre).

Em muitos casos, as bebidas são um coquetel de aditivos químicos desenvolvidos por especialistas para simular o gosto e o cheiro dos ingredientes naturais que substituem.

Schlosser avisa que a tendência de substituir os produtos naturais por aditivos é mais forte nos alimentos destinados ao consumo infantil.

As empresas substituem a acidez natural de muitas frutas e legumes por sabores mais atraentes para paladares não desenvolvidos, como o de crianças pequenas.

Segundo o autor, o típico "milk-shake" de morango é feito de alguns ingredientes básicos, como gordura hidrogenada, açúcar, leite, e claro, o aromatizante de morango.

No entanto, o aromatizante artificial é formado por 47 ingredientes com nomes como butirato, acetato, álcool fenetílico e benzoato de metilo, entre outros.

Segundo o "Daily Mail", alguns dos ingredientes utilizados podem levar a problemas de saúde. O amilacetato pode causar dores de cabeça; o ácido butírico, câncer em animais; e o benzoato de sódio poderia gerar reações alérgicas em asmáticos.

Segundo Nigel Denby, nutricionista da Associação Dietética Britânica, se esse tipo de bebida for consumido diariamente, pode haver riscos para a saúde.

"A fruta fresca é muito mais saudável, porque contém fibra, antioxidantes, vitaminas, minerais e muito menos açúcar agregado", diz Denby, acrescentando que muitos aditivos, por não terem nutrientes, não beneficiam a saúde em nada.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Dicas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.