Urbanização é a vilã da obesidade, diz especialista - Diabetes, Vida e Comunidade

Urbanização é a vilã da obesidade, diz especialista

24/06/2006 - Folha de São Paulo


DA SUCURSAL DO RIO

A urbanização, a maior inserção da mulher no mercado de trabalho e o apelo comercial de alimentos mais calóricos explicam a expansão do excesso de peso entre crianças e adolescentes, segundo especialistas.

Para o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, a urbanização é fator-chave para explicar o aumento do excesso de peso. "Vivemos uma situação de má-educação alimentar, combinada com estado de sedentarismo maior -característico de populações urbanizadas como a nossa." Mais de 80% da população brasileira vive em cidades.

O professor da Faculdade de Medicina da USP Carlos Augusto Monteiro ressalta que o problema do excesso de peso se agrava após os 10 anos, quando a "comida deixa de ser só o alimento e passa a ter simbolismo, passa ser manipulada pela propaganda, pelo desejo e pelo status". A criança nessa faixa, diz, também vê TV por mais tempo e se exercita menos. "Assim como a criança com menos de cinco anos é vulnerável à desnutrição, a criança acima de cinco anos e especialmente acima de dez anos passa a ser vulnerável ao excesso de peso."

Em crianças, diz, o excesso de peso cresceu geometricamente -atingia só 3,9% em 1974-1975, passando a 16,7% em 2002-2003. A obesidade, por sua vez, era praticamente inexistente -afetava apenas 0,1% dos jovens.

Para a economista Sônia Rocha, do Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade), a urbanização, a vida moderna e o ingresso mais firme da mulher no mercado de trabalho levam ao ganho de peso.
(PS)

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Artigos
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.