Portal Diabetenet firma convênio para caminhadas culturais em São Paulo - Diabetes, Vida e Comunidade

Portal Diabetenet firma convênio para caminhadas culturais em São Paulo

12/03/2007 - DiabeteNet.com.br


Caminhar, correr, nadar, pedalar, pular...

 

Exercícios físicos, quando praticados sem exageros, são, indiscutivelmente, saudáveis. No entanto, na sociedade em que vivemos a tendência é reduzir ao máximo o esforço físico. Usamos o carro para ir à padaria da esquina, procuramos a escada rolante nos shoppings e – o cúmulo da passividade – elegemos o controle remoto como principal aliado em nosso lar. Por outro lado, o exercício traz recordações desagradáveis de nossa infância e adolescência quando éramos obrigados a praticar exercícios físicos na escola.

 

Um exercício que se adapta às inúmeras condições das diferentes pessoas é a caminhada. Mas aqui entra um “complicador”: caminhar onde? Nem sempre somos privilegiados por morar à beira mar ou dispor de um parque agradável próximo de nosso lar. Além disso, a caminhada solitária acaba virando uma rotina monótona que nos remete ao “castigo” de tempos atrás.

 

Pensando nisso, o Portal Diabetenet elaborou uma programação para seus associados na cidade de São Paulo, para aqueles que desejam encontrar uma forma de lazer associado a um exercício leve como a caminhada.

 

Contratamos um guia de turismo que acompanhará os participantes em um passeio pelo Centro Histórico de São Paulo.

 

Veja a seguir a entrevista que o guia de turismo Dalton Valim Alcoba Ruiz concedeu ao Portal Diabetenet sobre o novo projeto.

 

Diabetenet:

Dalton, você tem feito estas caminhadas desde 2003 na cidade de São Paulo. O que os participantes falam a respeito?

 

Guia Dalton:

As pessoas mostram-se surpresas pelas coisas que descobrem no caminho, familiar a muitos, mas com tantas coisas que nunca foram vistas ou não tinham um sentido ou uma história para eles. Além disso, amizades são feitas durante as caminhadas acabando por se tornar um evento social também.

 

Diabetenet:

O que acontece durante a caminhada?

 

Guia Dalton:

Diferente de um "city tour", onde há um guia que "explica" tudo, nossas caminhadas caracterizam-se pela participação de todos os integrantes. Incentivamos os integrantes a contarem suas próprias vivências relacionadas ao roteiro. Curiosidades, "causos" vão aparecendo durante o trajeto. Além disso, observamos também o estado de conservação de ruas, calçadas, monumentos e prédios. Acessibilidade nos locais públicos e privados. Um olhar diferente sobre o lugar da labuta diária.

 

Portanto, além do benefício físico indiscutível que a caminhada proporciona, queremos promover uma troca de informações entre os participantes sobre os lugares por onde passamos. Além disso, teremos a oportunidade de criar um grupo de amigos que poderão sugerir caminhadas por outros locais de nossa cidade.

 

Diabetenet:

Qual a duração da caminhada?

 

Guia Dalton:

A duração da caminhada urbana está prevista para três horas aproximadamente. Dependerá muito do interesse e interação dos membros do grupo.

 

Sugerimos sempre que as pessoas levem máquina fotográfica para registrar as cenas e os lugares. Creio que seria muito interessante o Portal Diabetenet abrir um espaço para a exposição destas caminhadas incentivando assim outras pessoas a participarem!

 

Diabetenet:

Sem dúvida haverá um espaço no Portal Diabetenet para a exposição das fotos.

Dalton, há alguma restrição física para se participar?

 

Guia Dalton:

O percurso é realizado por calçadas que estão razoavelmente conservadas e que tenham guias rebaixadas. Portanto até cadeirantes podem participar. É uma caminhada leve que vai exigir pouco esforço físico. Recomendamos roupa e calçado confortáveis, boné e um protetor para a pele.

 

Diabetenet:

Qual o local e horário de saída da caminhada?

 

Guia Dalton:

A concentração começa por volta das 8h30 para sairmos às nove horas. O local da partida será em frente ao Edifício e Galeria Louvre: avenida São Luís, 192, bem em frente à Praça Dom José Gaspar. Fica bem próximo das estações Anhangabaú e República do Metrô. Várias linhas de ônibus também passam pela avenida.

 

Diabetenet:

Por favor, faça um rápido resumo do roteiro.

 

Guia Dalton:

Da avenida São Luís seguimos em direção ao Centro Histórico, passando antes pela Ladeira da Memória, Teatro Municipal, Viaduto do Chá. Passaremos por vários locais históricos como o Largo de São Francisco, Catedral da Sé, Solar da Marquesa de Santos, Pátio do Colégio, Largo São Bento. Assistiremos também uma apresentação simulada na Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa.

 

Diabetenet:

Qual o custo para participar da caminhada urbana?

 

Guia Dalton:

Para os associados e simpatizantes do Portal Diabetenet o custo é zero. Para isso é necessário que a inscrição seja antecipada e feita no próprio portal.

 

Diabetenet:

E quando começam as caminhadas urbanas?

 

Guia Dalton:

Todos os domingos no horário e local mencionados acima. Começaremos no próximo domingo, dia 18 de março.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Entrevistas
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.