Caminhada 1km pela Vida - Diabetes, Vida e Comunidade

Caminhada 1km pela Vida

16/04/2007 - Sociedade Brasileira de Diabetes - SBD


Uma caminhada para estimular a melhora da qualidade de vida das pessoas com diabetes mobilizou parte da Praia de Ipanema, um dos cartões postais do Rio de Janeiro, no domingo (15 de abril). A iniciativa – Caminhada 1km pela vida - acontece em diversas partes do mundo, sendo realizada em pontos turísticos para chamar a atenção da população, mídia e governos.

Qualidade de Vida


O dia estava lindo e ensolarado, fugindo as previsões da meteorologia que avisou sobre um fim de semana com chuva e tempo fechado no Rio de Janeiro. A combinação era perfeita para o gosto dos cariocas que, inclusive, precisam dar mais atenção a estas iniciativas já que os números do IBGE mostraram que o Rio precisa melhorar os índices de obesidade e da prática de atividade física.

Por volta de nove horas da manhã, as pessoas começaram a chegar para participar da caminhada e quem estava aproveitando o dia, acabava parando para saber o que o grupo e tanta gente famosa estava fazendo ali. “O que é isso?”, perguntavam os curiosos. “é uma caminhada para o diabetes”, respondiam alguns.

Na verdade era uma aglomeração que chamava a atenção, pois não é toda hora que, em um mesmo lugar, estão:  uma turma de vôlei muito conhecida - Giovane, Emanuel, Tande, Virna, Shelda, Bernard, Adriana – e os atores Malu Mader, Sergio Loroza, Marcio Garcia, Paulo César Grande, Tony Beloto, entre outros.

Em poucos minutos, a Praia de Ipanema estava repleta de gente, jornalistas e muitos fotógrafos. E se os “famosos” às vezes fogem dos jornalistas para manter sua privacidade, com a reportagem da SBD, a recepção foi diferente. Todos foram extremamente receptivos ao saberem que estavam falando com a reportagem do site da SBD. A grande maioria era bem esclarecida sobre a importância de estimular a atividade física e sobre o diabetes.

GiovanePara Giovane – jogador de vôlei, que acumulou várias medalhas e excelentes resultados para o Brasil – o esporte precisa dar a sua parcela de contribuição. “Não podemos perder nenhuma oportunidade de divulgar a importância de ter uma boa qualidade de vida. Todo mundo precisa fazer a sua parte”.



Sergio LorozaO divertido ator Sergio Loroza, que interpreta o Ferreirinha do seriado “A Diarista”, lembrou que tendo ou não diabetes, toda a sociedade paga o ônus. “Então não é melhor prevenir?”. O ator comentou que viu um amigo perder a perna por causa do descontrole do tratamento e isso mostrou a importância de uma luta social e não individual.



Foto Celso PupoPaulo César Grande, além da paixão pelo trabalho como ator, é um atleta de coração. “é tão simples se cuidar”, comentou o ator. Ele contou que pratica esportes há muitos anos e até já acumulou prêmios em alguns esportes e que só interrompeu o seu ritmo, recentemente, em função de uma contusão. “Sou um apaixonado pela vida saudável. Se você se cuidar sempre vai evitar os radicalismos no futuro, como: não pode comer isso ou não pode fazer aquilo”. Sobre a importância de eventos como o realizado na Praia de Ipanema, o ator brincou: “A primeira caminhada a gente nunca esquece”.


Malu Mader entrevistada por Cristina DissatDepois do diagnóstico de diabetes da sobrinha, a atriz Malu Mader passou a acompanhar mais de perto tudo o que está relacionado ao diabetes. “Nossa família é muito unida e com isso, passamos a ir atrás de mais informação. Na hora que você descobre um parente com diabetes, começa a observar quanta gente em volta passa pelas mesmas coisas”. No ano passado Malu participou da campanha da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, no Dia Mundial do Diabetes. “Sempre que for preciso estarei por perto ajudando de alguma forma a esclarecer mais sobre a doença”, disse a atriz.


Bernard
Bernard
, ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, criador do saque “Jornada nas Estrelas”,  lembrou como é importante que a sociedade, em geral, saiba com encontrar alternativas para uma melhor qualidade de vida. “O esporte tem essa função e estamos aqui para fortalecer esse conceito, principalmente para alguns casos de diabetes que podem ser prevenidos”.




Os Benefícios da Caminhada


Foto Celso PupoOuvir do seu médico que você precisa praticar uma atividade física é importante, mas encontrá-lo caminhando ou correndo na orla é bem melhor. é assim o ritmo da Dra. Claudia Pieper (foto), coordenadora do Departamento de Transtornos Alimentares da SBD, que praticar atividades físicas regulares. Ela estava presente à caminhada e acompanhou o trajeto. Segundo a médica a caminhada melhora o controle metabólico e diminui os riscos cardiometabólicos. Quanto a caminhar só no fim de semana, a Dra. Cláudia explica que não reduz a obesidade, mas ajuda no controle. “Não é no fim de semana que costumamos fazer mais abusos? Porque não aproveitar para reduzir os efeitos dos excessos?”, comentou.

O Dr. André Abrahão, diretor médico da Merck que apoiou o evento, lembrou que a realização da caminhada na praia, além de ser um dos programas prediletos dos cariocas, vai de encontro ao projeto que realiza o mesmo evento e diversos pontos turísticos no mundo. "Ipanema é um dos principais pontos turísticos do Rio".

Pela Orla de Ipanema

VoleiOs participantes andaram do Posto 10 ao 9 na Praia de Ipanema. A medida que caminhavam iam recrutando novos participantes. O grupo parou para fotos, se abraçou, comemorou e encerrou a atividade com uma partida de vôlei em plena Praia de Ipanema. Não é todo dia que os cariocas têm o privilégio de assistir, de perto, a um jogo com tantas "feras" e famosos. Na foto uma cortada de Márcio Garcia e o bloqueio de Giovane.

Foto Celso Pupo

O resultado foi que o “diabetes” ocupou as principais páginas dos jornais, chamou atenção das autoridades e o site da SBD registrou mais de 10.000 visitantes em pleno domingo. O povo carioca está de parabéns por ter acolhido de forma tão fraterna a iniciativa. A SBD espera que seja, realmente, um empurrão para que você também comece a caminhar ou a praticar alguma atividade física.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.