Projeto prevê banco de sangue de cordão umbilical - Diabetes, Vida e Comunidade

Projeto prevê banco de sangue de cordão umbilical

16/07/2008 - Jornale Curitiba


Projeto em apreciação na Câmara de Curitiba autoriza a Prefeitura a criar o banco municipal de sangue de cordão umbilical e placentário com cadastro. A proposta, se aprovada e assinada pelo prefeito, poderá oferecer suporte às atividades de assistência e pesquisa em terapia celular, principalmente na manipulação e armazenamento de células destinadas a transplantes em pacientes com doenças onco-hematológicas.

Há mais de 20 anos a ciência descobriu que o sangue do cordão umbilical de recém-nascidos contém um tipo de célula com capacidade de regeneração que pode produzir células idênticas às dos diversos tecidos do corpo humano. São as chamadas células-tronco.

O uso dessas células no preparo de tecidos lesados e no tratamento de doenças incuráveis (câncer, diabetes, epilepsia e artrite reumatóide, por exemplo), é hoje a porta de entrada para a medicina regenerativa, que segundo especialistas, tem potencial revolucionário.

Cordão umbilical

No Brasil, o único banco público que recolhe esse material é o Inca, do Rio de Janeiro, e existem projetos do Ministério da Saúde que prevêem financiamento desse tipo de trabalho para a população carente. Enquanto os planos do governo não saem do papel, a Câmara de Curitiba pode dar um passo à frente, com a aprovação do projeto que autoriza a criação do banco de sangue de cordão umbilical.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.