Dicas para seu pai saudável - Diabetes, Vida e Comunidade

Dicas para seu pai saudável

24/07/2008 - SEGS


Mesmo super-heróis devem cuidar da saúde. Pais de todas as idades, invencíveis ao olhar dos filhos, também estão vulneráveis a doenças, por isso é importante que se realizem exames periodicamente. O médico de família e patologista clínico Francis Albert Fujii, do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/ DASA orienta que os homens percam o receio de checar as condições físicas. "Assim como as mulheres, que realizam o exame de colpocitologia oncótica (papanicolau), o sexo masculino também deve realizar um check-up geral. O ideal é pelo menos uma visita com seu médico de confiança ao ano", conta.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS), a cada oito consultas ginecológicas acontece apenas uma urológica. Doenças como câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte por câncer entre homens, perdendo apenas para os tumores de pulmão, podem ser tratadas de maneira eficaz quando descoberta precocemente. Dentre alguns métodos diagnósticos da doença, o mais eficiente é a palpação digital da próstata (toque retal), um exame indolor e rápido, que consiste em tocar a próstata por meio do reto.

"O procedimento, que deve ser realizado em homens a partir dos 40 anos, consiste na avaliação do tamanho do órgão, seus limites e características anatômicas habituais que permite palpar algum nódulo suspeito", diz o patologista. A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), uma glicoproteína produzida pela glândula prostática, deve ser realizada também, pois sua elevação pode indicar alguma anormalidade na glândula, que nem sempre será diagnosticada como câncer.

Os pais mais jovens, a partir dos 20 anos, também devem se preocupar com sua saúde periodicamente, verificando níveis de colesterol, triglicérides, glicemia (para descartar diabetes), atividade cardíaca e DST's (doenças sexualmente transmissíveis). Confira os exames sugeridos pelo Dr. Fujii para cada fase da vida do homem.

Para TODOS:

- Consultar periodicamente um especialista. Exames diagnósticos devem ser sempre.

- Conferir sempre a pressão arterial.

- Controlar o peso. A obesidade deve ser combatida, pois aumenta o risco de eventos cardiovasculares.

- Praticar exercícios.

- Não fumar.

- Atualizar a carteirinha de vacinação. A prevenção é sempre melhor que remediar.

Aos 20 anos:

- Controle de colesterol, triglicérides, glicemia, creatinina e urina.

- Avaliação de pintas (manchas no corpo)

- Realizar exames para prevenção de doenças hematológicas como anemias, hepáticas e cardíacas.

- Usar Camisinha para prevenção de DST's como HIV, hepatite B e C, HPV, clamídia, gonorréia, sífilis, herpes, cancro mole e donovanose.

Aos 30 anos:

-Além de seguir as dicas anteriores, os homens devem procurar um oftalmologista aos 30 anos.

Aos 40 anos:

-Os homens devem manter a adaptação às dicas acima e incluir outros cuidados, além de procurar um urologista e realizar exames para prevenção de problemas na próstata.

Aos 50 ou mais anos:

-Manter todos os tópicos acima e investigar neoplastias.

Sobre o Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica

O Delboni Auriemo nasceu há mais de 45 anos em São Paulo e atualmente é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica. Com o objetivo de buscar continuamente a inovação, o Delboni criou o conceito de atendimento integrado, as chamadas MegaUnidades, com 3 mil exames de análises clínicas e diagnósticos por imagem no mesmo local. Com mais de 30 unidades na Grande São Paulo e Santos, a marca disponibiliza serviços e soluções diferenciados, oferecendo qualidade, confiança, conveniência e tecnologia de ponta. O Delboni Auriemo faz parte da Diagnósticos da América S. A./ DASA, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina.[14]

Sobre a DASA

A Diagnósticos da América S/A é a maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede do mundo. Com cerca de 10 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 296 unidades. Processa em média, 6,5 milhões de exames por mês. Oferece 3 mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 17 marcas em

dez estados - Delboni Auriemo e Lavoisier, em São Paulo; Bronstein, Med Imagem e Lâmina, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Brasília e Tocantins; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; VITA Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; e LabPasteur, em Fortaleza.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.