Pelo menos 51 pessoas esperam vagas para iniciar o tratamento de hemodiálise - Diabetes, Vida e Comunidade

Pelo menos 51 pessoas esperam vagas para iniciar o tratamento de hemodiálise

27/07/2008 - Portal Amazonia


MANAUS - Pelo menos 51 pessoas, em Manaus, estão aguardando vagas para iniciar o tratamento de hemodiálise nas clínicas conveniadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), segundo estimativas da enfermeira especialista em Nefrologia, Fernanda Macanoni de Morais.

A gravidade da Doença Renal Crônica (DRC) e a escassez de oferta de clínicas e profissionais capacitados para atender os pacientes no País e no Amazonas foram assuntos discutidos, na última sexta-feira, no 1º Encontro Amazonense de Enfermeiros Nefrologistas, evento promovido pela Faculdade Literatus (Unicel).

Em Manaus, de acordo com a enfermeira Fernanda Macanoni, 634 pessoas estão recebendo tratamento de hemodiálise.

-As pessoas que estão em lista de espera precisam de acompanhamento e da diálise, informou Fernanda.

Serviços

Apenas dois prontos-socorros prestam esse serviço em Manaus e é um grande o número de pacientes atendidos são do interior, explicou Fernanda Macanoni de Morais, coordenadora do seminário.

Ela disse que nas unidades de urgência, os pacientes não são acompanhados como deveriam. Fernanda informou que existem, em média, 15 enfermeiros para atender esses pacientes e nem todos são especializados em Nefrologia.

Unidades

As unidades que atendem pacientes com Doença Renal Crônica em Manaus são: Clínica Renal (412 pacientes), Clínica da Doença Renal (144 pacientes) e o Hospital Santa Júlia (78 pacientes).

 - A DRC é uma doença silenciosa e progressiva. Se for diagnosticada no início, poderá receber tratamento medicamentoso e ambulatorial tendo um prognóstico bom, disse.

Sociedade Brasileira de Nefrologia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) pelo menos 2 milhões de pessoas tinham doença renal crônica no Brasil, no ano passado. Dessas, 95 mil dependiam de hemodiálise para continuar a viver.

A cada ano cerca de 21 mil pessoas precisam iniciar tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal. A Susam não respondeu sobre a lista de espera e nem se há previsão para ampliar o atendimento nas clínicas.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.