Obesidade no Brasil e no mundo em discussão mundial - Diabetes, Vida e Comunidade

Obesidade no Brasil e no mundo em discussão mundial

30/07/2008 - O Barriga Verde


Representantes da Bélgica, Estados Unidos e América Latina irão participar de mesas-redondas para discussão de casos e transmissão de 15 cirurgias ao vivo, direto do Hospital Salvador - em Salvador, Bahia. "São especialistas que vão apresentar os mais recentes avanços no tratamento cirúrgico da obesidade, que tem crescido expressivamente no mundo", destaca dr. Nilton Kawahara, cirurgião da obesidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da quinta edição do Best 2008 (Bariatric Endoscopy Surgery Trends).

De New York, Daniel Herron, do Mount Sinai School of Medicine, fará uma conferência sobre a utilização da cirurgia por orifícios naturais no tratamento cirúrgico da obesidade mórbida. Guilherme Campus, da UCSF (Universidade Californiana de São Francisco) falará sobre as novas descobertas que relacionam a cirurgia bariátrica e a cura do diabetes tipo II - doença cujo perfil predominante dos pacientes, cerca de 80% é de obesos. William Inabnet, chefe do departamento de cirurgia endócrino e bariátrica do Columbia University, de Boston, irá abordar os recentes estudos cirúrgicos experimentais para o tratamento do diabetes em ratos magros diabéticos.

O chefe da disciplina de cirurgia bariátrica da Universidade Cornell (N.Y) Alfons Pomp, irá relatar os aspectos técnicos de várias cirurgias por videolaparoscopia. Christopher Thompson, da Brigham and Women''s Hospital - Divisão de Gastroenterologia e Harvard University -, irá abordar a evolução tecnológica através de novas plataformas cirúrgicas por notes.

Já, o colombiano Carlos Felipe Chaux, discutirá as técnicas utilizadas para operar a obesidade mórbida na Colômbia, bem como outros aspectos polêmicos como limite de idade para a cirurgia da obesidade e qual a conduta mais indicada para pacientes com índices de massa corporal menor que 35 kg/m² também estarão em pauta.

Dois pioneiros da realização da cirurgia por meio de videolaparoscopia - técnica que reduz os índices de complicações e acelera a recuperação dos pacientes - marcarão presença novamente no evento: Alan Wittgrove, do Alvarado Hospital (San Diego) e Kelvin Higa, atual presidente da Sociedade Americana Bariátrica e Metabólica e também do Fresno Valley Clinical (Califórnia), abordarão, também, as estratégicas nas re-operações para revisão.

O belga Jacques Himpens - um dos maiores especialistas em cirurgia da obesidade na Europa, trará as últimas novidades vivenciadas na Europa para o tratamento da obesidade, além de traçar um perfil da doença no continente. Além dos palestrantes internacionais, mais de 30 profissionais renomados dos principais hospitais brasileiros especializados em cirurgia bariátrica marcarão presença para compartilhar informações.

Outros temas, como complicações precoces e tardias em cirurgia bariátrica (como prevení-las e como tratá-las); abordagem estratégica nas re-operações para revisão; princípios da cirurgia bariátrica laparoscópica; novos horizontes e controvérsias na cirurgia bariátrica; técnicas cirúrgicas laparoscópicas bem como sessões de vídeos e interativas serão destaques do Best 2008, em Salvador.

Epidemia mundial - a obesidade é uma das doenças que mais crescem no mundo. No Brasil, 2% da população está incluída nas estatísticas da obesidade mórbida (cerca de 40 quilos acima da média). Deste universo, 80 mil morrem anualmente por doenças relacionadas ao excesso de peso como hipertensão, diabetes, apnéia do sono, problemas nas articulações, entre outras. Já, o número dos que se submetem ao procedimento cirúrgico para reverter este quadro, gira em torno de 15 a 20 mil por ano.

Cirurgia ao vivo - um dos pontos altos do evento será a realização de 15 cirurgias no Hospital Salvador com transmissão ao vivo para o Centro de Eventos do Pestana Bahia Hotel, onde será realizado o BEST 2008. "Desde que começou a ser adotada, a cirurgia da obesidade já passou por inúmeras evoluções. Assim como em toda a medicina, na cirurgia bariátrica tudo evolui muito rapidamente e devemos estar atentos às novidades de outros países. Compartilhar conhecimento do campo científico é o que nos leva ao aperfeiçoamento e não basta somente operar, tem que realizar um constante acompanhamento médico para o sucesso na manutenção do resultado", destaca Kawahara.


Anote na agenda:

BEST 2008- Bariatric Endoscopy Surgery Trends - De 31 de julho a 02 de agosto de 2008 - Centro de Eventos do Pestana Bahia Hotel - R: Fonte do Boi - 216 - Praia Rio Vermelho - Salvador - Bahia - www.best-brazil.com
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.