Depressão aumenta os riscos de morte entre os diabéticos - Diabetes, Vida e Comunidade

Depressão aumenta os riscos de morte entre os diabéticos

04/10/2008 - O Pantaneiro


Um estudo realizado nos Estados Unidos com mais de 10 mil idosos diabéticos indicou que a depressão está associada a maior taxa de mortalidade por qualquer causa entre esses pacientes. Avaliando, por dois anos, beneficiários do plano de seguridade governamental norte-americano, o Medicare, os pesquisadores notaram que a depressão também aumenta significativamente os riscos das complicações do diabetes.

No estudo, os pesquisadores da Universidade de Washington usaram como evidência de depressão, o diagnóstico médico, relatos do paciente sobre prescrição de antidepressivos, e respostas do paciente em um teste de triagem. E, nos dois anos seguintes, examinaram a morte dos pacientes por arquivos do Medicare ou através de telefonemas para os familiares.

As análises mostraram que os diabéticos que apresentavam também depressão tinham um aumento de 36% a 38% no risco de morrer por qualquer causa durante o período de acompanhamento. Entre aqueles com as duas doenças, 12,1% morreram no período, contra apenas 10,4% dos participantes que não tinham depressão.

De acordo com os autores, há diversas razões para explicar porque a depressão piora doenças crônicas. A depressão é associada à falta de cuidados pessoais e a hábitos prejudiciais, como o fumo e comer em excesso, além de estar ligada a problemas nos sistemas nervoso e endócrino, e a altos níveis de marcadores inflamatórios no organismo.

Apesar das limitações do estudo, como o curto período de acompanhamento, a seleção de participantes de apenas uma região geográfica e a falta de mais informações demográficas sobre os pacientes, os autores destacam que os resultados acrescentam mais evidências de que a combinação entre diabetes e depressão é letal, e deve ser considerada por médicos e pacientes.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.