Fome e urina em excesso podem ser sintomas de diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Fome e urina em excesso podem ser sintomas de diabetes

07/10/2008 - Paraiba


O diabetes tipo 1 é uma doença grave e não tem cura, mas pode muito bem ser controlado, desde que a vítima siga o tratamento de forma disciplinada e tenha apoio da família. Esse tipo de diabetes acomete principalmente crianças, adolescentes e adultos jovens, geralmente com menos de 20 anos de idade.

Devido à doença, o paciente passa a enfrentar uma deficiência na produção de insulina --hormônio responsável pela regulação do nível de açúcar no sangue, entre outras funções. A produção insuficiente de insulina pelo pâncreas é causada pela destruição das células chamadas beta. Elas são atacadas por anticorpos produzidos pelo próprio organismo. Os médicos ainda não sabem explicar por que isso acontece.

Sem insulina, o nível de açúcar no organismo costuma aumentar. Quando sua concentração supera 126 miligramas por decilitro de sangue, a pessoa deve ficar alerta e repetir o exame dias depois. Tanto para crianças como para adultos, o nível ideal de açúcar é inferior a 100 miligramas por decilitro de sangue.

Os sintomas do diabetes tipo 1 são semelhantes aos do diabetes tipo 2 --que corresponde a 90% dos casos e geralmente acomete indivíduos obesos ou que têm outros casos da doença na família.

Os sintomas mais comuns são boca seca, intensa sensação de sede, urina em excesso (nos casos mais graves, a vítima de diabetes urina até sete litros ao dia, quando o normal é de 1,5 litro), sensação de muita fome a toda hora --e, apesar disso, o doente emagrece bastante.

Além disso, de acordo com o endocrinologista Cristiano Roberto Grimaldi Barcellos, do Hospital Edmundo Vasconcelos, na capital, a visão pode ficar embaçada. "Também é comum a vítima ter candidíase [doença provocada por um fungo]. Se for mulher, a doença atinge a vagina e, se for homem, o pênis", diz.

O tratamento para o diabetes tipo 1 requer injeções de insulina --às vezes, até mais de uma vez por dia--, em geral após as refeições.

Devido à mudança na rotina, o paciente jovem costuma demorar para aceitar a doença. "O impacto é grande, mas, se a família souber apoiar o paciente, ele consegue controlar a doença sem dificuldades", afirma o médico Cristiano Barcellos. O diabetes tipo 1, assim como o diabetes tipo 2, exige ainda uma readequação alimentar e a prática regular de exercícios físicos.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • rafael
    16/05/2011 - 18:41

    só urino mto. posso ter diabetes?

  • caculo
    16/02/2012 - 22:07

    A gradecia muito, gostaria, ser informada see pessoa tem diabete tipo pode tomar também urina? E como posso tomar!Quero as melhores detalhes.
    Peço desculpas por vos ecomodar vo silencio do trabalho.
    Vivo na Fraça
    comprimentos distinguidos.

  • CLAUDIA
    28/02/2012 - 16:49

    PRECISO DE AJUDA SOU DIABETICA VOU REGULARMENTE AO ENDO TOMO REMEDIOS PARA A DOENÇA INCLUSIVE UM REMEDIO CARO MAS NOVO GALVUS -MED
    500/850 POREM TENHO MUITA FOME ME AJUDEM POIS A MINHA MEDICA NÃO TEM MUITA PACIÊNCIA PARA CONVERSAR
    O QUE DEVO FAZER PARA SANAR ESSA FOME VIOLENTA
    GRATA

  • Angélica
    29/03/2012 - 11:54

    Cláudia, aconselho vc a mudar de médica e outra coisa... o melho lugar para se tratar de diabetes por incrivel que pareça é no posto de saúde. Trabalho em um e sou diabética tipo 2 a um ano pego remedios de graça, faço acompanhamento e minha fome passou depois de começar a tomar insulina. Bjs

  • Gilnei
    23/12/2012 - 17:20

    Tenho 30 anos 1,80m d altura e aumentei 3kg em uma semana de 77kg para 80kg. Tenho vontade de comer toda hora e de tudo fazendo mistura d todo o tipo de comida. E hj já urinei mais de 5 litros. Isto pode ser diabete ou é só alteração hormonal? pois tenho calvice e meus cabelos estão caindo mais com forte irritação no couro cabeludo.

  • paulo
    06/06/2013 - 01:39

    minha diabete de manha esta 230 por ai chega anoite ela chega a 500 e todo dia a sim eu nao consigo me cuidar tenho 30 anos e 130 quilos eu bebo muita agua anoite e vou muito no banheiro d madrugada e meu penis fica vermelho e irritado quando ela sobe d mais eu nao esquento muito a cabeca para diabete nao mais sei q no futuro vou sofrer muito com isto minha esperanca e eu emagrecer e ela sumir fico mais preocupado com meu penis ja fui no medico ele me passou uma pomada e lavar bem esta doenca e fogo mesmo a quem eu posso pedir ajuda obrigado a todos ai

  • Maria Fernanda
    21/06/2014 - 10:39

    Dr. Eu nunca tomei café da manha, já que acordava as 6:00 e sentia ânsia. Este ano comecei a tomar e percebi que acordo com MUITA fome, muitas vezes com muita tontura. As vezes estou dormindo dia de sábado até 10, mas quando dá 9, minha fome me acorda. Pode ser diabetes? Eu tenho miopia e astigmatismo, porém meu grau está aumentando de 3 em 3 meses, muito de pressa.

  • jose francisco
    18/07/2016 - 11:25

    paulo vou te passar o que me curou da candidiase ou seja simples passe suco de limao por 2 semanas arde so no começo depois melhora acredite para min funcionou
    a mais de 1 ano ela nao mais voltou

  • jose francisco
    18/07/2016 - 11:34

    para todos que tiverem problema com candidiase passar espremer suco de lima 1 limao todo dia de manha por 2 semanas deixar por 10 minutos depois lavar assim que me curei do problema

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.