Consumo excessivo de calorias provoca danos no cérebro - Diabetes, Vida e Comunidade

Consumo excessivo de calorias provoca danos no cérebro

13/10/2008 - Peso & Medida


O consumo regular de calorias em excesso provoca danos no cérebro que podem estar associados às doenças resultantes da obesidade. Um caminho do sistema imunitário normalmente dormente é activado quando se come demais com regularidade. Células imunitárias atacam e destroem invasores que na realidade não existem. Além disso, o corpo deixa de responder às hormonas que regulam apetite e transformam as calorias em energia.

“Este caminho está normalmente presente no cérebro, mas inactivo”, afirmou a equipa liderada por Dongsheng Cai, da Universidade de Wisconsin-Madison, num estudo publicado na revista Cell, cujas conclusões poderão explicar porquê existem várias doenças originadas pelo excesso de peso.

Esta equipa de cientistas tem recorrido a ratos para tentar encontrar uma explicação para os estudos que confirmam a existência de inflamação crónica ao longo do corpo causada pela obesidade. Esta inflamação encontra-se também nos problemas de saúde ligados ao excesso de peso, como a diabetes ou as doenças cardíacas.

Os investigadores centraram-se num composto conhecido por Kkbeta/NK-kappaB. As células imunitárias usam este composto, mas a equipa de cientistas também o encontrou no hipotálamo, uma parte do cérebro ligada ao metabolismo, tanto em ratos como em humanos. Estas grandes quantidades de Kkbeta/NK-kappaB encontram-se normalmente inactivas, mas, quando os ratos foram alimentados com uma dieta saturada em gorduras, o composto tornou-se extremamente activo. E, quando isto aconteceu, os corpos dos ratos passaram a ignorar os sinais da leptina, a hormona que normalmente ajuda a regular o apetite, e da insulina, que converte as calorias em energia.

Ao estimularem o IKKbeta/NK-kappaB, os ratos passaram a comer mais, acontecendo o contrário quando o composto foi suprimido. A equipa de Cai acredita ter encontrado um interruptor fundamental no desenvolvimento de doenças causados pela sobrealimentação.

Cai não sabe a razão da existência deste composto no cérebro e no sistema imunitário, mas suspeita que surgiu há muito tempo em animais primitivos que não tinham o sistema imunitário tão sofisticado como os animais modernos. “Provavelmente desempenhou algum papel de guia do sistema imunitátio. Na sociedade actual, este caminho é mobilizado por uma condição ambiental diferente: a sobrenutrição”, afirmou o cientista à Reuters.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • lala
    21/09/2012 - 11:02

    gostei só que poderia ir mais direto ao ponto ou com linguagem um pouco mais simples para que pessoas menos instruídas pudessem entender.
    fica a dica.
    atensiosamente,
    lala

  • fernandinho
    21/09/2012 - 11:45

    kkkk ridiculo

  • ricardo
    26/09/2012 - 11:51

    cara odeio essas mensagens eletronicas.

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.