Microchip pode auxiliar no combate ao diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Microchip pode auxiliar no combate ao diabetes

22/11/2008 - VNews


Cientistas da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais estão desenvolvendo um aparelho que promete simplificar o tratamento da diabetes.

Um microchip - implantado na pele - vai monitorar a quantidade de insulina no corpo e ajudar o paciente a controlar a doença.

Há oito anos, a vida de Antônio mudou. Ele descobriu que tinha diabete tipo 1. A alimentação passou a ser controlada.

"Eu não como açúcar de jeito nenhum. Adoçante, né?", diz ele.

Vieram as aplicações de insulina, duas vezes por dia. Sem falar das picadas no dedo para medir a glicose.

"Teve uma época que tava todos os dedos furados. Uma época que eu não tava muito equilibrado, tinha que medir todo dia.", conta.

Mas o sofrimento de Antônio e de outros milhões de diabéticos no país pode estar com os dias contatos.

Na Universidade Federal de Itajubá alguns pesquisadores se esforçam para mudar essa rotina difícil de quem convive com a diabete.

No laboratório, eles desenvolvem um microchip que vai ser usado no controle da doença.

A equipe coordenada pelo professor Tales Pimenta desenvolve os minúsculos sistemas, que vão armazenar informações importantes sobre os pacientes.

"Dados pessoais, dia de nascimento, alergias, tipo sanguíneo. Ele vai mediar a glicose e a gente pretende colocar também capacidade para medir níveis de oxigênio, uréia, colesterol e até mesmo temperatura e outras grandezas não tão complexas de se medir", afirma Tales Cleber Pimenta, professor da Universidade Federal de Itajubá.

Os bio-sensores ficarão dentro de uma cápsula, do tamanho de um grão de feijão, que no futuro poderá ser implantada no organismo. Aproximando um outro aparelho ao corpo, será possível obter todas as informações.

"Elas seriam passadas por sinais de rádio, então poderiam passar para um computador pessoal, ou poderiam passar para um celular ou outro dispositivo que possa interfaciar com esse dispositivo implantável", diz o professor da universidade.

Em uma segunda etapa, o próprio chip vai poder liberar quantidades necessárias de insulina. "O paciente nem vai precisar interagir, ele deixa sozinho, o equipamento cuida de tudo sozinho”.

Promessas que surpreendem até os médicos. "Essa aproximação com a engenharia vai possibilitar, cada vez mais que problemas que a gente enfrenta na clínica possam ser solucionados", diz João Batista Macedo Viana, médico neurologista.

Antonio foi conhecer a novidade e já sonha com o alívio que ela poderá trazer. "Espero ansiosamente por esse momento", diz ele.

Segundo o coordenador da pesquisa, em dois anos o aparelho deverá estar pronto para testes.

JH
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Miguel Faria
    19/12/2008 - 13:15

    Adorei essa matéria do Microchip estou ancioso pois tomar insulina muita das veses sem saber realmente quantas unidades são um perigo pra nós diabéticos tipo 1. A evolução é importantissimo para nosso futuro.

  • Benedito
    08/02/2009 - 10:10

    Esperamos que este Microchip venha facilitar o dia dia de cada diabetico e que seja um custo acessivel para que todos os diabeticos venha usufruir do mesmo.

  • Rogelho
    14/04/2009 - 19:37

    Quando soube da novidade entrei em contato com o dr. Thales, meu filho tem 12 anos e o que ele mais reclama e de ficar o dia todo furando o dedo, em compensaçao nao fica chateado com a plicaçao da glicose. Quando ja estiver no mercado vou ficar mais tranquilo pois vou tirar um stress do meu filho. Preferia ser eu o diabetico e nao meu filho.

  • cladis
    02/11/2009 - 00:05

    Poxa vida, que Deus ilumine eesas pessoas, e que esse microchip venha o mais rápido possível,

  • Severino do ramos da
    07/11/2011 - 00:50

    Que deus inlumine esses cientista de muitos conhecimento para descubrir o mas rapido possivelo o tratamento dessa doença muito obrigado

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.