Coma mais Aveia

24/4/2009 - Abril


Entre os cereais integrais, a aveia tem um destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo humano.
A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. Atualmente, ela está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.

Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, controle da pressão arterial e regulagem do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso).

A fibra solúvel presente na aveia, chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, pois retarda o esvaziamento gástrico, o que tem como resultado uma maior saciedade.

Ao entrarem em contato com a água, as fibras formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas.

Em relação ao seu poder hipocolesterolemiante, estudos sugerem que a ação da ß-glucana na diminuição do colesterol no sangue estaria ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Existem ainda outros alimentos que possuem ß-glucanas, como soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga e trigo para quibe.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • agildo viana
    12/8/2011 - 10:14

    se o homen buscasse sempre a edificação,sem a utilização dos varios tipos de coisas, incllusive as drogas, nos estariamos num mundo ecologiamente corretao seria quase um paraiso, porque os varios tidpos de doeças e emfermidades são causados pela falta de muitos alimentos saldaveis

  • Ulysses Pernambucano
    23/9/2011 - 21:47

    Na verdade buscava orientação relativa ao consumo de aveia por portadores de diabetes, no meu caso específico, diabetes tipo II . É a aveia permitida aos diabéticos ?

  • Antonio Henrique
    14/10/2012 - 22:30

    Sou um grande cosumidor de aveia, uso sempre na vitamina de mamão, fica muito gostoso, agora estou menos preocupado, pois tenho a glicose um pouco alta, apesar de não ser diabetico ainda, gostei do texto, obrigado......

  • sandra regina
    20/10/2012 - 17:54

    gostei muito da materia gostaria de receber mais materia sobre alimentaçao para diabeticos obrigada

  • helly ayres
    19/3/2013 - 11:57

    Gostei muito dessa materia e gostaria de receber orientaçoes relacioanada a aveia, pra diabeticos.
    Obgdo.

  • alice alves
    18/5/2013 - 23:51

    esclarecedor; mas ainda fiquei com duvidas na quantidade / dia consumida para reduzir a glicemia e ao mesmo tempo não ganhar peso , visto que a aveia é muito calorica. O que mais funciona e o farelo de aveia então ?

  • Candida Abreu Lopes
    13/11/2013 - 09:19

    eu sou diabetica infelizmente e tenho um insteti no meu coraçao eu gostaria de saber se possso usar a aveia e o farelo

  • Sidney vera c porto
    19/11/2013 - 23:05

    Boa

    informacao nutricao

  • natalie
    20/5/2014 - 08:35

    ola tenho um bebe de 1a e 8m diabetico gostaria de saber se posso fazer o mingau de aveia e oferecer a ele em suas mamadas e qual a quantidade maxima de mamadeiras assim, posso dar a ele obrigado!!!

  • gerhard schaible
    21/9/2014 - 12:24

    belo meo endenter,eo boso commer morango e aveia, com vondade,eu denho dieabed emosonal,schege scha ,a de 450%,meo normal,e 180,a 270. u que eu possa faser,para controlar meo dieabed,meos refesaois,sao schuschu vasche ijame senora procolis alfasse,muitos maça,uva goiaba graviola,e etzetera.

Cadastre seu comentário!

634 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Eline - SE
  • Mariana - SP
  • Mário - PA
  • Mdelem - SP
  • Aline - MG
  • Sidney - SP
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Outubro - 2014
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.