Depressão pode desencadear acúmulo de gordura abdominal - Diabetes, Vida e Comunidade

Depressão pode desencadear acúmulo de gordura abdominal

25/05/2009 - Correio do Brasil


Um  estudo da Universidade Rush, nos Estados Unidos, associa a depressão ao acúmulo de gordura visceral, que é um tipo de gordura mais profunda, envolvendo os órgãos na altura do abdômen, que aumenta os riscos de doença cardíaca e diabetes.

Essa gordura é ainda mais perigosa do que a subcutânea.

Segundo pesquisadores, a adiposidade central é um importante mecanismo pelo qual a depressão contribui para o risco de doença cardiovascular e diabetes.

O estudo mostra que os sintomas depressivos estavam claramente relacionados aos depósitos de gordura visceral, que é o tipo de gordura envolvida na doença.

Os pesquisadores avaliaram 409 mulheres na meia idade. As análises mostraram que aquelas com maiores pontuações em uma escala de depressão tinham 24,5% mais gordura visceral do que as mulheres com menor pontuação na escala. Não houve relação entre a depressão e a gordura subcutânea.

O estudo destacou que os mecanismos por trás dessa relação entre depressão e gordura visceral permanecem indeterminados, mas a depressão pode desencadear o acúmulo de gordura abdominal ao aumentar consideravelmente a produção do hormônio cortisol e de certos compostos inflamatórios.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Calixto
    19/01/2010 - 21:36

    Ola!
    Tenho filha(29) c/ diabetes melitus. Duas cesarianas prematuras de 8 mêses, ambas com pressão arterial altíssima ( ~20). Muito inchaço durante gravidêz e hoje, 8 meses pós parto continua inchada, sem solução médica (diagnostico claro). Estou ficando desesperado porque está faltando-me orientações médicas mais específicas afim que eu possa ir encaminhando minha filha na certeza que não estão faltando exames específicos e necessários, pois não temos uma equipe de médicos a disposição, temos sim, apenas uma lista de medicos individuais e conveniados que até o momento não trouxe avancos.
    obs. não quero dar uma de médico. Mas minha obrigação é buscar o melhor e mais eficaz possivel.
    Por favor aceito conselhos

  • Divina
    11/11/2010 - 14:34

    Minha opinião e que vcs teve busca ajuda em todos os processos possivél, mas sempre com diplomacia para não piorar a situação, ao meu ver que sou leiga no assunto, esta faltando empenho destes médicos.

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.