Pedale pela sua Saúde - Diabetes, Vida e Comunidade

Pedale pela sua Saúde

23/05/2009 - Medicos de Portugal


Douglas Carnall, Director Adjunto do British Medical Journal, refere no seu editorial Cycling and Health Promotion que, em 1949, 34% dos quilómetros percorridos pelo ser humano utilizando um meio de transporte eram efectuados através de bicicleta.

Nos dias de hoje estima-se que apenas 1 a 2% dos indivíduos o façam regularmente. Apesar de muitos de nós possuírem uma bicicleta, a realidade é que raramente a utilizamos.

Os benefícios da prática regular de exercício físico estão cada vez mais a tornar-se num mantra moderno. Em Portugal a obesidade e o excesso de peso atingem mais de metade da população esperando-se, ainda, um agravar desta situação nos anos vindouros.

Um estudo efectuado em Copenhaga, Dinamarca, durante 14,5 anos refere que a adopção da bicicleta como meio de locomoção para o trabalho (pressupondo uma média de 3 horas por semana) reduz em 40% o risco de mortalidade em comparação com um grupo sedentário. Este estudo envolveu cerca de 30.000 pessoas e teve em conta importantes aspectos como a idade, saúde e o estrato socio-económico.

Portanto, junte a sua família ou mesmo um grupo de amigos que partilhem o entusiasmo por esta actividade e comece já a pedalar. Se ainda não está convencido a largar o comando de televisão, apresentamos cinco boas razões para o fazer.

Pedalar...

1. melhora a sua condição cardíaca. A redução do risco de doenças cardiovasculares, incluindo a hipertensão arterial, obesidade e diabetes mellitus é ponto assente.

2. ajuda a controlar o seu peso. Pedalar queima cerca de 300 calorias por hora. Se incluir este divertimento de duas rodas no seu programa de exercício, verá certamente bons resultados.

3. melhora a sua disposição. Não existe qualquer dúvida que a prática regular de exercício físico reduz os níveis de stress, depressão e ansiedade.

4. ajuda a manter o seu equilíbrio e coordenação. Andar de bicicleta reduz também o risco da ocorrência de lesões, na maior parte dos casos devido a quedas. Este facto é particularmente alarmante quando falamos da população idosa.

5. melhora o aspecto da sua pele. A prática de exercício físico confere brilho à sua pele pelo que não necessita de gastar dinheiro em cremes dispendiosos.

Em suma, a actividade física deverá ser considerada como um estilo de vida e não como uma obrigação "terapêutica". A prevenção é a melhor arma contra os malefícios da obesidade incluindo os diabetes e as doenças cardíacas.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Nelson
    11/07/2009 - 20:24

    Realmente não tenho nada a crescentar. O artigo é muito bom e esclarece muito.

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.