Controvérsia: Coca-Cola Zero faz mal?

18/5/2009 - O Serrano


Circula na internet um e-mail intitulado “Coca-Cola Zero proibida nos Estados Unidos”, que trata dos riscos de um determinado ingrediente do refrigerante, o ciclamato de sódio. Para especialistas, o assunto é controverso. Para a empresa, o produto está adequado à legislação. Estratégia de marketing da concorrência ou não, as informações apresentadas detalhadamente pelo suposto autor, um médico argentino chamado Edgardo Derman, tem semeado dúvidas ao maior interessado pelo líquido gasoso: o consumidor.


O texto é considerado por muitos, inclusive pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil, um spam – termo atribuído a mensagens não solicitadas, em geral indesejadas, e que são enviadas para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. A polêmica tem origem no questionamento feito pelo autor da mensagem sobre a proibição da Coca-Cola Zero nos Estados Unidos, por conter um ingrediente nocivo à saúde.


De fato, segundo a Food and Drug Administration (FDA), órgão de controle de drogas e alimentos nos EUA, os ciclamatos foram banidos há 40 anos da lista de aditivos alimentares permitidos. A decisão foi imposta após a verificação de resultados em estudos experimentais com ratos, que apontavam a mistura do ciclamato e a sacarina (muito comum em adoçantes de mesa comercializados no Brasil) como indutores de câncer.


Em 1982, O Comitê de Assessoramento sobre Câncer do FDA revisou as evidências científicas e concluiu que o ciclamato não era potencialmente carcinogênico. Isso foi reafirmado anos depois pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos com a conclusão de que “o peso das evidências experimentais e epidemiológicas não indicavam que o ciclamato, por si, só fosse carcinogênico”.


Novos estudos foram realizados na década de 90, desta vez com macacos, os quais reafirmaram a improvável origem de câncer a partir da substância. No entanto, especialistas do Instituto Nacional de Saúde Ambiental e Ciência, também dos Estados Unidos, rejeitaram as conclusões desta nova pesquisa. “A incidência de câncer em macacos é considerável e deve ser encarada como um sério risco rumo à possibilidade cancerígena do ciclamato”, dizem os especialistas James Huff e Lorenzo Tomatis, em artigo publicado no periódico Toxicological Sciences em 2000.


A principal referência para o uso de aditivos em alimentos no Brasil e demais países que utilizam o ingrediente, segundo a Anvisa, foi estabelecida pelo Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (JECFA), comitê científico vinculado à Organização para Alimentos e Agricultura das Nações Unidas e à Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 1997, o JECFA concluiu que o ciclamato pode ser utilizado de forma segura, dentro de um limite máximo de 11mg por quilo de peso corpóreo, ao dia. Significa dizer que uma pessoa de 50 kg pode ingerir 550 mg de ciclamato diariamente, por toda a vida, sem riscos significativos à saúde.


Além disso, o ciclamato consta na lista Harmonizada de Aditivos Mercosul, segundo a Anvisa. Esta lista é utilizada como referência pelo Brasil e demais países membros do bloco econômico para aprovação de uso de aditivos. Somente aditivos constantes nessa lista podem ser autorizados para uso em alimentos no Brasil. Enrique Pérez, representante da Organização Pan-Americana de Saúde, vinculada à OMS, admite a controvérsia do assunto e afirma que atualmente há uma petição junto à JEFCA para reavaliar o nível aceitável de ingestão diária do ciclamato.


As referências internacionais, declara a Anvisa, garantem a segurança de uso do ciclamato de sódio em alimentos, desde que respeitados o limite diário de 40mg de ciclamato de sódio para cada 100g/ml de alimento. Atualmente, cada 100ml de Coca-Cola Zero, por exemplo, tem 24 mg de ciclamato de sódio. Tomado como base de cálculo o limite imposto pelo JECFA (11mg), uma pessoa de 50 kg poderia beber 2,291 litros diariamente, sem comprometer sua saúde. Quanto maior o peso, maior é o limite permitido para ingestão da Coca-Cola Zero.


Ciclamato em países pobres


Outra questão levantada na mensagem, que circula eletronicamente, refere-se ao motivo pelo qual persiste a autorização do componente em alguns países. Para o autor, a diferença de preço entre o ciclamato e o aspartame, adoçante menos prejudicial e substitutivo do ciclamato em países onde este é proibido, seria um dos principais motivos. Cogita-se que a razão proporcional de preços seria de U$ 10 por quilo do ciclamato contra U$ 152 o quilo do aspartame.


Na mensagem, o autor ainda afirma que a Coca-Cola Zero vendida na América do Norte e em alguns outros países não contêm o aditivo. “Isto só acontece nos países pobres ou subdesenvolvidos como os da Europa Oriental e América Latina”, pondera. Apesar de reconhecer que pressões econômicas possam dificultar a aprovação de normas que contrariem os interesses de muitas indústrias, a especialista em ciências da saúde, Lívia Pineli, acredita que o real motivo de o Brasil aprovar o uso do ciclamato é a falta de evidências científicas que o condenem nas doses normais de consumo humano.


“O ciclamato é mais barato do que o aspartame, mas não acredito que seja isso que mantenha a autorização do aditivo para uso no Brasil. Países em desenvolvimento, como Cingapura e Malásia, também proíbem o uso do aditivo. Há países desenvolvidos que aprovam o uso deste adoçante”, afirma Pineli.


De acordo com a assessoria da Coca-Cola Company Brasil, que não se manifestou sobre a diferença de preço das substâncias, o ciclamato é um edulcorante utilizado não apenas em bebidas, como também em produtos dietéticos, farmacêuticos, adoçantes de mesa, bolos, laticínios, caramelos e doces, entre muitos outros. “Todos os produtos da Coca-Cola, em qualquer lugar do mundo, só usam ingredientes seguros para o consumo e aprovados pela legislação local”, esclarece a assessoria de imprensa. Segundo a empresa, o motivo da autorização do uso em países da Europa, Canadá, Brasil, América Latina é a segurança para o consumo humano, além das suas propriedades não-calóricas.


Alerta recorrente


Na semana passada, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Pro Teste, divulgou resultados de uma pesquisa sobre a composição de refrigerantes brasileiros. Entre 24 refrigerantes analisados, verificou-se que sete contêm substâncias que podem causar câncer. Entre os produtos relacionados e que poderiam favorecer tumores estão a Sukita, Sukita Zero, Fanta Light, Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja e Sprite Zero.


Há alguns anos, alguns destes produtos já eram alvo de “boatos” sobre a indução ao câncer e outros problemas na saúde humana. Apesar disso, as empresas responsáveis garantem que os refrigerantes estão sob os padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira.


A Pro Teste é conhecida das empresas de refrigerantes por suas pesquisas. Em 2003, com base em um estudo semelhante sobre as propriedades dos líquidos gasosos, a associação conseguiu retirar do mercado o refrigerante Tina Pet Cola light, que à época não apresentava no rótulo a expressão “contém fenilalanina”, substância que coloca em risco a saúde de pessoas que sofrem de fenilcetonúria, doença genética, transmitida de pais para filhos, que ocasiona distúrbios no metabolismo. Naquela ano, a Pro Teste realizou uma pesquisa com 13 marcas de refrigerantes à base de cola e o principal problema encontrado foi o excesso de cafeína e a falta de informação adequada nas embalagens.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Lili
    8/6/2009 - 17:56

    Olha ai. Imagina que sprit zero e fanta que pertecem ao grupo Coca-Cola não são recomendados, porque será que só coca passa?

    rsrs

  • José Cantalice
    9/6/2009 - 09:05

    Pois é estou de acordo com a LILI, porque todos os produtos da empresa Coca-Cola, deveria seguir a mesma forma de COCA COLA ZERO. um pouco estranho. rsrs

  • MARCOS
    14/8/2009 - 23:03

    Concordo com as afirmações acima. Minha filha é diabética e por que será que embora digam que a coca cola zero não aumente a glicemia... as taxas da minha filha sobem quando bebe coca cola? Gostaria que outros diabéticos fisessem o teste e me dissessem se isso ocorre com vocês?

  • Lilian
    18/8/2009 - 02:02

    Minha mãe tem diabete e bebe coca cola zero e a glicemia dela não aumenta,ela tem o aparelho e sempre ta olhando direitinho!!!!

  • Bazinha
    16/11/2009 - 20:27

    Eu nao acho a Coca-Cola uma boa pedida minha avo morreu por bebe Coca-Cola entao desde ai minha familia inteira nao toma Coca-Cala mais...

  • Nei
    17/11/2009 - 14:58

    De Fato era de se esperar ...o homem por si so se destrói . Os produtos industrializados estao ligados a uma Máfia Farmaceutica na qual a grande populacao ou ''massa de manobra'' consome esses tipos de produto por falta de informacao e desejo sem saber a fundo sua consequencias.
    Analise comigo o Futuro dos Mal-informados :pesquisa de fontes confiaveis.

    * Jovens e Adolescentes passam por dia de 4 a 6 hs em frente ao computador buscando diversao.

    *Ipod ,Mp5,Mp4,Mp3 vira febre entre jovens e adolescentes do sec 21.

    *Ruflles ''faça barulho'' .Doritos ,Fandangos e demais Salgadinhos fazem parte da alimentacao desses jovens e adolescentes

    AGORA VEJAMOS COMO VAI SER O NOSSO FUTURO...
    POIS O FUTURO DE CADA PAIS SAO SEUS JOVENS ,ADOLESCENTES E CRIANÇAS.


    *PASSAR + DE 3 HS NUM COMPUTADOR POR DIA SEM UM PROTETOR DE TELA OU NAO CAUSA DANOS SERIOS A VISAO.

    *OUVIR MUSICAS ALTAS OU MUITO ALTAS ATRAVES DE HEADSEATS CAUSA DANOS IRREVERSIVEIS AO APARELHO AUDITIVO.

    *PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS TAIS COMO OS QUE FORAM APRESENTADOS NESSE COMENTARIO CAUSA DOENÇAS COMO TAIS : GASTRITE , CANCER (ESTOMAGO,FIGADO,PANCREAS,) E ETC...


    E PORQUE É UMA MAFIA FARMACEUTICA ?
    COMO TRATAR DA VISAO DEPOIS DE HORAS NO PC ?
    REMEDIO E TRATAMENTO.
    COMO TRATAR DA AUDICAO DEPOIS DE OUVIR TANTAS MUSICAS ALTAS SEM NECESSIDADE ?
    REMEDIO E TRATAMENTO.
    COMO TRATAR DO CORPO DEPOIS DE ENVENENÁ LO COM PRODUTOS INDUTRIALIZADOS ?
    MAIS REMEDIO E TRATAMENTO


    AGORA SE UMA PESSOA FAZ TODAS ESSAS COISAS ...COMO SERA SEU FUTURO ?

    CEGA ...SURDA E EMCIMA DE UMA CAMA EMPURRANDO A VIDA COM REMEDIOS E ...''DEPENDENDO DELES''.

  • camila
    31/3/2010 - 16:30

    odeio coca-cola

  • oi
    20/4/2010 - 07:43

    Pô, cara. Eu acho que a coca-cola zero é muito dez, eu sempre compro pros meus filhotes, e eles amam . Por isso, eu vou falar que não importa o que vocês acham.-

  • Elias
    22/4/2010 - 10:12

    acho que devemos excluir refrigerantes de nossas vidas,
    tome suco natural é saudavel e gostoso.

  • Vânia
    13/5/2010 - 14:41

    Simplesmente porque a Coca-Cola é a melhor e o mais consumido no mundo dos refrigerantes.

  • Silvio
    1/9/2010 - 13:49

    Quer saber oque eu acho disso! Eu acho uma grande mentira... Tudo que se faz de mais faz mal... se vc come , ou bébe de mais alguma coisa, faz mau.

  • ines
    6/12/2010 - 00:40

    olá... eu tomo coca cola zero em torno de 600ml todos os dias já há uns 5 anos
    adoro a coca cola, e escohi a zero pelos problemas do açucar, celulite...

    enfim, estou pensando em trocar de bebida talvez com acuçares normais.. devido ao sódio.

    ainda nao senti nada, mas tenho receio, faço exercícios e evito gordura e açucares..

  • alcides
    18/12/2010 - 18:38

    Minha expoza é diabetica foi proibida de tomar refrigerante mas se apaxonou pela coca zero e até briga com agente se não comprar pra ela .Que fazer ?

  • Wagner
    28/1/2011 - 10:06

    Engraçado é o título desse artigo. "Coca-cola Zero faz mal? " Ahahahahah, imagina, que isso, faz um bem danado. O título deveria ser "Coca-cola zero mata?'". Essa é a questão. Porque fazer bem é uma coisa que só um retardado mental pode acreditar que esse liquido preto repleto de química faz.

  • dani
    19/2/2011 - 10:36

    descordo anos tomo refrigeirante deversas marcas , nunca tive problema algum. Lembram dos refrigeirantes de garrafa de cerveja que trocavamos em combi era uma duzia por um real . Tinha a foto da fruta no rotulo da garrafa era muito gostoso . Mais nesse calor tambem devemos tomar muita agua e suco viu pessal bjs ;

  • grace pires
    17/10/2011 - 16:25

    estou escrevendo tbem ,pke sou diabetica ,e de vez em quando ,da uma vontade de tomar coca cola .mas todas as vezes ke eu tomo ,umas duas latinhas por semana ,pude perceber ke meu coracao fica acelerado !!!se e coca zero ,nao devia ser zero cafeina tbem ? minhas filhas tbem curtem tomar coca cola ,e uma delas sente o mesmo ke eu :coracao acelerado .ainda bem ke meus drinks prediletos sao :agua ,cafezinho duas vezes ao dia e leite .nao tomo suco de nenhuma fruta ,prefiro come las . bjos galera .

  • Antonio Carlos
    16/2/2012 - 14:51

    Acho que tudo que formos fazer em nossas vidas tem que ser com moderação. Só há riscos, conforme li no texto acima se consumir além do permitido. Tem gente que passa o dia todo bebendo coca-cola. Paciência...

  • valdir
    21/3/2012 - 18:09

    o nosso corpo e formado de osso, sangue e agua natural nao formado nem de coca, refrigerantes entao tudo que for fora disso e prejudicial ao funcionamento.

  • Junior
    24/9/2012 - 21:08

    Ah fala sério!!!
    O mais óbvio disso tudo é que qualquer coisa em excesso faz mal à saúde... O importante é que se tome com moderaçao

  • JORGE LELIS PINHOLI
    12/4/2013 - 07:02

    Tenho um amigo que está com 84 anos e bebe coca cola regularmente, ele joga futebol, faz exercícios em academia.
    Ele está com receio por causa dos boatos de que a coca cola faz mal a saúde.
    Quem duvidar, é só visitar a ASSOCIAÇÃO LUSO BRASILEIRA, de Bauru, SP e vê-lo toda quarta-feira, ainda fazendo seus gols e tomando sua coca cola depois do jogo.

  • Jean Santos
    21/4/2013 - 19:23

    De fato, tudo que tem química faz mal, nos últimos anos muitos alimentos e não só a coca cola, tem colocado em seus ingredientes muito conservante e muita coisa artificial que ao nosso paladar é muito saboroso, mas que fazem um tremendo mal a saúde, fica minha dica pra quem quer viver uma vida saudável: coma alimentos naturais, se empanturre de frutas e verduras, beba muito líquido, principalmente água, este é um bem natural que temos em abundância até quando não sabemos, mas com certeza vamos sentir falta quando faltar, pois é a base de tudo.

Cadastre seu comentário!

600 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Eline - SE
  • Mariana - SP
  • Mário - PA
  • Mdelem - SP
  • Aline - MG
  • Sidney - SP
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Outubro - 2014
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.