Antipsicóticos levam à obesidade de crianças e adolescentes - Diabetes, Vida e Comunidade

Antipsicóticos levam à obesidade de crianças e adolescentes

28/10/2009 - RCM Pharma


Crianças e adolescentes estão ficando obesos ou com excesso de peso por causa do uso de antipsicóticos. O alerta vem de dois estudos, um deles financiado pelo Instituto de Saúde Mental dos EUA, que apontam para um aumento de peso de até 8,5 kg com 12 semanas de tratamento, avança o site do jornal Folha de S.Paulo.


Os chamados antipsicóticos atípicos (fármacos que modificam a actividade das células nervosas) são indicados para tratar vários transtornos psiquiátricos, entre eles a esquizofrenia, o autismo e o transtorno bipolar com ou sem hiperactividade.

 

Um dos estudos, publicado terça-feira no Jama (jornal da Associação Médica Americana), revela que, além do aumento de peso provocado pelos medicamentos, as crianças também apresentam aumento das taxas de colesterol, triglicéridos e insulina no sangue, principais factores de risco para as doenças cardiovasculares no futuro.

 

Foram estudados 205 doentes com idades entre quatro e 19 anos, tratados com quatro antipsicóticos, cujos princípios activos são olanzapina, quetiapina, risperidona ou aripiprazol, durante 12 semanas.

 

Após 10,8 semanas de tratamento, os fármacos tinham conduzido a aumentos de peso entre 4,4 kg e 8,5 kg. No grupo de controlo (que não recebeu os medicamentos), o aumento de peso foi insignificante: menos de 200 gramas.


"Cada um dos antipsicóticos avaliados esteve associado a um significante aumento de gordura e da circunferência abdominal nas crianças. Em geral, de 10 a 36% dos doentes estavam com excesso de peso em 11 semanas", escreveram os autores do estudo, que foi tema de editorial no Jama.


Os fármacos olanzapina e quetiapina também contribuíram para o aumento dos níveis de colesterol total no sangue, triglicerídeos e glicemia. Com a risperidona, houve elevação dos triglicéridos. Com o aripiprazol, as mudanças metabólicas não foram significativas.


De acordo com a pediatra Isabela Giuliano, professora da Universidade Federal da Santa Catarina e especialista em cardiologia infantil, ouvida pelo Folha de S. Paulo, os antipsicóticos também têm provocado quadros de hipertensão infantil.


A especialista conta que atendeu um rapaz de nove anos cuja pressão arterial estava elevada, em 15 x 9 (o normal para a idade é uma pressão de 11 x 7). A criança usa antipsicóticos devido a um diagnóstico de hiperactividade e deficit de atenção severo. Agora, o menino passou a precisar também de anti-hipertensivos.


"Essas alterações metabólicas provocadas pelos antipsicóticos aparecem muito rapidamente. São crianças que ganharam seis, oito, dez quilos e têm o quadro metabólico numa grande confusão. A obesidade nesses casos é mais difícil de tratar por causa da falta de autocontrolo desses doentes", explica.


Para a médica, uma das soluções é seleccionar bem os casos que mereçam ser medicados: "A minha percepção é de que estão a ser indicados antipsicóticos mais do que deveriam". Outro é investir em prevenção desde o início do tratamento. "Incentivar a actividade física funciona bem", acrescenta.


O aumento de peso em crianças e adolescentes relacionado ao uso de antipsicóticos também foi verificado num estudo financiado pelo governo dos EUA, que ainda está em desenvolvimento. Resultados preliminares foram apresentados no último congresso de Psiquiatria nos EUA, em Maio. Após 12 semanas de tratamento, houve elevação da gordura corporal, de triglicéridos no sangue e uma diminuição na sensibilidade à insulina (primeiro passo para a diabetes).


Os doentes tinham entre seis e 18 anos. Os primeiros 57 casos avaliados mostraram que houve aumento de 14,8 pontos percentuais no IMC das crianças, além da elevação nas taxas de triglicéridos no sangue.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.