Atividade física ajuda no controle glicêmico - Diabetes, Vida e Comunidade

Atividade física ajuda no controle glicêmico

07/04/2010 - A Tribuna


A prática de atividades físicas é uma importante aliada no tratamento do diabetes tipo 2, quarta maior causa de mortes no mundo, representando cerca de 3,8 milhões de óbitos por ano. De acordo com o endocrinologista, Dr. Marco Antonio Vivolo, junto a uma dieta balanceada, os exercícios físicos têm efeito protetor ao auxiliar na redução e no controle da glicemia (concentração de glicose no sangue), acelerar o metabolismo, queimando calorias e controlando o peso, e contribuir para a melhora da circulação, ajudando na prevenção de complicações da doença, como os problemas cardiovasculares. Entretanto, há um grande desafio em conscientizar os pacientes sobre essa parte importante do tratamento. Em casos de sucesso, em que os pacientes iniciam a prática regular de exercícios sob orientação médica, uma melhora significativa em sua qualidade de vida é identificada.

Em relação à dieta para uma vida saudável, é importante ter uma alimentação balanceada, com quantidades apropriadas de carboidratos, proteínas e gorduras, é essencial o consumo de fibras, alimentos grelhados e cozidos, leite desnatado e carnes magras.
Tanto a prática de exercícios físicos quanto uma dieta balanceada são relevantes ao se considerar a incidência do diabetes no Brasil e a importância do controle sustentado da doença ao longo dos anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), há, atualmente, 12 milhões de pessoas diabéticas no país, sendo que em 1988, esse número era de 7 milhões. Em alguns casos da doença, essas práticas devem estar associadas a terapias apropriadas, que favorecem o restabelecimento do equilíbrio natural do organismo no combate à doença e proporcionam controle prolongado do nível de açúcar no sangue.

Sobre a doença
O diabetes é uma doença crônica, geralmente hereditária, caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (hiperglicemia). Quando um alimento é ingerido, o organismo o converte em açúcar (glicose) para utilizá-lo como energia. O hormônio conhecido como insulina é responsável por transportar esse açúcar para o interior das células, evitando que se acumule no sangue. O diabetes se desenvolve quando ocorre a disfunção pancreática, ou seja, o pâncreas não produz insulina suficiente (insuficiência insulínica) e produz glucagon em excesso, o que leva a maior produção de açúcar pelo fígado ou quando o pâncreas produz insulina mas ela não funciona adequadamente (resistência insulínica). Existem vários tipos de diabetes, sendo o tipo 2 o mais freqüente, que corresponde de 90% a 95% dos casos. Neste tipo, ambas as disfunções acima estão presentes.

ATENÇÃO
As informações contidas neste texto têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir as orientações médicas. O médico deve sempre ser consultado a fim de prescrever o tratamento adequado.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • jarbas souza
    14/04/2010 - 16:19

    A matéria acima publicada é realmente muito esperançosa, pois sem duvida ira proporcionar a comunidade de diabéticos uma grande alegria.
    Gostaria de saber como faço para participar desse grupo de pesquisa.
    O meu perfil de diabete:
    • Diabete - tipo II;
    • Tipo sanguíneo - A positivo;
    • Peso - 58 kilts;
    • Altura - 1.73;
    • Medicação Diamicron MR
    • Outras enfermidades: (catarata, astigmatismo – diz o oftalmologista que também glaucoma).

  • batista_pm1000
    14/04/2010 - 21:50

    sem dúvidas nenhuma, essa matéria é de extrema relevancia, pois nóis q somos portadores da doença
    ficamos bem mais informados sobre tudo q diz respeito
    a doença, e eu ñ poderia deixar de parabenisar toda
    essa magnifica equipe q elaboram todas essas matérias

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.