Médico adverte população para adapção de estilo de vida saudável - Diabetes, Vida e Comunidade

Médico adverte população para adapção de estilo de vida saudável

13/04/2010 - Langop


O médico angolano Pedro Branco apelou segunda-feira, em Luanda, à população a ter uma dieta balançada, evitado
os excessos, prática de exercícios, tendo deste modo um estilo de vida saudável, no sentido de prevenir-se contra várias doenças,
fundamentalmente as diabetes.

Pedro Branco, que fez este pronunciamento durante a sua preleção na palestra realizada sob o tema “Diabetes uma patologia crônica, fatos de uma pandemia”, disse que o incumprimento de certas regras alimentares, adapção de um estilo de vida sedentário, falta de controlo e informação sobre as diabetes, faz com que muitas pessoas adquiram e agravam o seu estado de saúde.

“Atualmente é mais fácil vermos uma criança a comer um hambúrguer ou um cachorro quente, do que um prato de saladas ou de sopa, que é mais saudável e nutritivo”, observou.  

Segundo o palestrante, existe três tipos desta doença, nomeadamente as diabetes do tipo I, também conhecida como diabetes insulino dependente, que afeta maioritariamente crianças e jovens, embora também possa atingir pessoas adultas, as diabetes do tipo II, são as mais frequentes e perigosa, o seu tratamento dispensa o uso da insulina e contrai-se pelos maus hábitos alimentares e falta de exercícios, e as diabetes gestacional, que só afeta as mulheres em período de gravidez.

A diabete gestacional, continuou a fonte, ocorre em uma em cada 20 grávidas e pode ser corrigida com o uso de insulina e dietas.

Alertou que a falta de um combate eficaz contra as diabetes pode causar cegueira, doenças renais, ataques cardíacos, amputação dos membros inferiores, impotência sexual, entre outras complicações.

O médico apontou como os principais sintomas da doença a sede constante e intensa, a fadiga, fome constante e insaciável, urinar várias vezes e comichão o corpo todo.

Para contrapor a doença, preveniu o prelector, as pessoas, não apenas os doentes, devem fazer o controle através de testes e análises da glicemia.

Pedro Branco lembrou que a pessoa tem as diabetes controladas quando o seu açúcar no sangue está dentro de certos limites estabelecidos pela medicina tendo em conta a idade, peso e nível de vida do indivíduo.

Natural de Benguela, o orador, médico farmacêutico, trabalha em Lisboa, tendo ocupado vários cargos de relevo em grandes empresas do ramo, com destaque para a função de diretor na multinacional alemã Bayer.

Participaram do encontro médicos, académicos, estudantes, diplomatas, empresários, entre outras individualidades.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.