SMS capacita agentes comunitários de saúde sobre hipertensão

15/4/2010 - Aqui Acontece


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma capacitação para agentes comunitários sobre hipertensão. A atividade, intitulada “Hipertensão, Sal e sua Saúde”, foi promovida pelo Programa Municipal de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) em parceria com o programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dantes).

O objetivo da formação foi preparar os agentes para a Semana Mundial de Combate e Controle da Hipertensão, que ocorrerá de 26 a 30 deste mês. Durante a capacitação, os participantes tiveram esclarecimentos de como falar na linguagem dos usuários sobre a preparação dos alimentos, cuidados com a quantidade de sal e o acompanhamento da pressão arterial.

Segundo Thaís Barreto, coordenadora do Hiperdia, a capacitação se estenderá para auxiliares, enfermeiros e médicos. “Começamos com agentes, já que eles são a porta de entrada nas unidades, possuindo um contato direto com a comunidade”, explicou.

HIPERTENSÃO

Também conhecida “pressão alta”, a hipertensão é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

A doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

  • Alessandrofeliciano
    3/5/2014 - 19:38

    Estou a proucuro de mocas gordinhasara casar de 29 a 30 anos para conpromisso serio evanglica.

Cadastre seu comentário!

644 Usuários On-Line




Surgyplast


Novos Associados

Bem-vindos:

  • Erick - SP
  • Regina - MG
  • Daniel - RJ
  • Rosana - SP
  • Ana maria - se
  • Jose - CE
Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Setembro - 2014
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.